Navegando por Autor "SILVA, Rosemeri R."
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Item CORPE - AMBIENTE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: PLANOS PARA A INSTAURAÇÃO DE PAISAGENS IN-TRANSITIVAS(Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-30) PRATAVIEIRA, ELIZA; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; http://lattes.cnpq.br/7435584183937397; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; RIBEIRO, Valécia; http://lattes.cnpq.br/6831053453038742; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844Item CORPO, LINHA E HISTÓRIA: ESTUDO DO PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/17) SPAGNOLO, Mariah Spagnolo; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; http://lattes.cnpq.br/3067471301103459; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; ROEL, Renata Santos; http://lattes.cnpq.br/7281815410210961; KRÜGER, CAUÊ; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508A presente pesquisa propõe um estudo reflexivo acerca dos processos de criação em dança, a partir do conceito de linha (INGOLD, 2007) no contexto do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR/FAP. Pretende-se compreender os princípios que direcionam um determinado processo criativo, e como as informações que constroem a obra são entendidas como índices de desenvolvimento do pensamento que, além de construírem sentidos dramatúrgicos, alimentam discussões teóricas e mobilizam os modos de entender e fazer dança. Este estudo de caráter teórico-prático utiliza os mapas de criação (SILVA, 2013) como estratégia metodológica de estruturação e revisitação, facilitando o acesso e o desdobramento do objeto de investigação. Esta pesquisa também se aproxima do conceito de "fazer-dizer" (SETENTA, 2008), abordado por Jussara Setenta, que considera a dança um tipo de fala do corpo, no sentido de uma comunicação que não somente transmite a informação, mas que a produz e ressignifica. A abordagem somático-performativa (FERNANDES, 2014a) aparece como suporte para defender a prática como pesquisa e a arte enquanto área de conhecimento, já que este estudo foi conduzido pelo processo criativo, que resultou em dois solos autorais em dança. A linha, para além do objeto de estudo, é também a lógica que estrutura esta pesquisa e guia a prática criativa.Item DISPOSITIVOS DE PODER E CONTROLE E O LUGAR DO CORPO EM RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇA ONLINE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/27) OLIVEIRA, Larissa Damaris Lorena de; VELLOZO, Marila Annibelli; SIEDLER, Elke; http://lattes.cnpq.br/2259772519759431; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; http://lattes.cnpq.br/0591223900258754; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; Albuquerque, Iara Cerqueira Linhares de; http://lattes.cnpq.br/7913529993809727; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615A pesquisa reflete sobre os dispositivos de poder nas relações de ensinoaprendizagem em dança que ocorrem no deslocamento das aulas presenciais para as remotas, no contexto da pandemia da SARS-CoV-2 (Covid-19) (2020-2021), e as possíveis implicações no corpo discente de alunos de turmas do 6.o ao 9.o anos, do Ensino Fundamental II, da rede privada do Paraná. A hipótese é a de que há uma crescente falta de interesse, por parte dos estudantes, de mobilizar o corpo em diferentes amplitudes e deslocamentos pelo espaço, dada as relações que se estabelecem pelo e no aumento do uso de dispositivos digitais online em várias instâncias da vida, principalmente com o deslocamento para aulas remotas, a partir da crise sanitária. O aporte teórico perpassa pelos conceitos de sujeição dos corpos (FOUCAULT, 2009; 2014), Biopolítica (LEMKE, 2018a) e espaços heterotópicos (FOUCAULT, 2003; 2013) em articulação com a teoria Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005) e as possíveis relações entre tecnologia e cognição (CLARK, 2003; 2008). A metodologia se baseia na revisão bibliográfica dos autores mencionados e no método exploratório de questionários com professores da rede privada das turmas de 6.o ao 9.o ano do ensino fundamental II, nas cidades de Guarapuava, Ponta Grossa, União da Vitória, Colombo, e Curitiba, no estado do Paraná. Como resultados destacam-se alguns fatores como o espaço, a timidez,a presença da câmera e dos familiares que colaboraram para a transformação do movimento corporal no ambiente remoto.Item MACUMBA: UMA GIRA SOBRE PODER O TEATRO RITUAL NA CENA E A CENA NO RITUAL(Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-23) Silva, Thiago Inácio da; KRÜGER, CAUÊ; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508; http://lattes.cnpq.br/8209939282349185; KRÜGER, CAUÊ; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508; GILLIES, ANA MARIA RUFINO; http://lattes.cnpq.br/3844117013723738; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615This research aims to reflect on the relationship between theater and ritual, investigating how this connection can serve as a catalyst for the arts. The central question guiding the study is: How can the ritual contribute to the creative process, working as a methodological strategy in scenic creation? This inquiry fosters a critical reflection on the modes of organization in constructing the black performative discourse within the artistic research, employing many theoretical and practical references to understand this complex interaction. At the gist of this investigation, the performance Macumba: uma gira sobre poder, by Companhia Transitória de Curitiba, with staging, direction, and text by Onisajé (Fernanda Júlia Barbosa), emerges as a central experience that redefined the author's artistic trajectory and became the object of analysis and artistic memorial in this work. This act provided an encounter with ancestry and artistic creation, leading to a deeper understanding of the researcher's black identity and the “blackening” of his creative thought, reflecting the spaces of identity construction. The impact of this encounter is directly reflected in the author's academic trajectory, including his undergraduate degree in Performing Arts and his professional master's degree in Arts. The research emphasizes the ritual power of activating identities and its ability to promote blackening, integrating into theatrical practices as a rich and meaningful approach to artistic expression.Item O DESVIO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE DANÇA: POSSIBILIDADES INFINITAS E INDEFINIDAS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/27) GIEHL, Iago Roger; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; http://lattes.cnpq.br/8439918300369830; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; DUENHA, MILENE LOPES; http://lattes.cnpq.br/5227467362015897; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844A presente pesquisa desenvolvida neste programa de Mestrado, o PPGARTES, tem o intuito de olhar para os desvios que acontecem e podem acontecer nos processos de criação em dança, a partir da experiência de um projeto prático/artístico, permeado pelos entendimentos e conceitos que fazem parte da construção de uma composição. A perspectiva de corpo abordada neste trabalho parte da teoria do Corpo Propositor (CP), proposta pela pesquisadora, Rosemeri Rocha da Silva (2013). A partir deste entendimento, e tendo como objeto de pesquisa, um trabalho de autoria própria em desenvolvimento durante o percurso desta pesquisa, busco uma relação potente para desdobrar outros olhares para a criação, entendendo o desvio como possibilidade, deslocando possíveis lógicas de criação e estudo do processo. Como os processos de criação em dança podem ser construídos através de desvios, podendo transformar e deslocar modos já conhecidos de se compor uma criação em Dança? Quais as possibilidades do desvio? O que implica e o que muda a partir do olhar para o desvio? Essas e outras perguntas são discutidas a partir do subsídio teórico dos seguintes autores: Roel (2014) para entender composição; a investigação e criação em dança por Tridapalli (2008); a improvisação por Martins (1999, 2002), Midgelow (2018) e Guerrero (2008); restrição por Vallim (2014); experiência por Schwab (2016); entre outros teóricos que contribuem para esta discussão. Os desvios no processo abrem possibilidades, permitem caminhos indefinidos e infinitos dentro de um processo.Item PROPOSIÇÕES ENTRE CORPO E DESENHO: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE CRIAÇÃO AOS DOCUMENTOS DO PROCESSO, NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2025-06-30) GIORDANI, MARIA VIRGÍNIA GAPSKI; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/6392138026582771; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; MONTEIRO, E. S.; http://lattes.cnpq.br/5000364051192615; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615This thesis is about a case study that investigates aspects of Cohen's (2015) Body Mind Centering (BMC) method, as a catalyst for the teaching of drawing in the art discipline, in four elementary school classes in the municipal school system in the city of Curitiba (PR). The research is divided into three stages: a bibliographical review of somatic education and research on BMC, based on the authors Bolsanello (2013, 2011), Strazzacapa (2012), Fernandes (2015, 2006) and Caetano (2012) and an approach to drawing in contemporary times, mainly based on the arguments of Kantrowitz (2012) and Zimmermann (2016). Next, in the field research phase, based on interviews with artist-teachers, discusses the perspectives of these professionals in the areas of dance and visual arts, trying to trace the approximations and distances in the creative processes, analyzing the documents of the process, according to Cecilia Salles (2007, 2008). Finally, a personal experience is presented, proposing a pedagogical and investigative practice that combines the processes of creation, and the intensities obtained in the bodily relationship according to the BMC and drawing in the art discipline for Elementary School II. The final considerations include an analysis of the differences and similarities observed in the interviewees' statements, as well as observations of the results of pedagogical practice and factors that are important to consider when proposing somatic practices in elementary school.