Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Eliane Paganini da"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO EM PARANAVAÍ-PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/20) FERRO, Sílvia; UJIIE, Nájela Tavares; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; http://lattes.cnpq.br/6248317447071730; UJIIE, Nájela Tavares ; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; BLASZKO, Caroline Elizabel ; http://lattes.cnpq.br/7383240071679937; SILVA, Eliane Paganini da ; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478; PELOSO, Franciele Clara ; http://lattes.cnpq.br/7772233403286491
    O ensino remoto emergencial tem sua gênese no contexto pandêmico, desde então vem se configurando em termos de status e estatuto teórico. A pesquisa ora apresentada compõe este intento com afinco de compreender quais concepções de alunos e professores, e quais as ações pedagógicas foram realizadas por professores de matemática do ensino médio em colégios de Paranavaí, município do interior do Estado do Paraná. Nesta dinâmica a pesquisa contempla a natureza qualitativa do tipo estudo de caso, a qual contou com uma revisão de literatura, estudo teórico bibliográfico e documental no que dispõe aspectos legais, coleta de dados via questionário estruturado digital google forms, sistematização de dados, análise textual discursiva e ponderações relativa aos achados. Como respaldo teórico tomamos por base a discussão de educação, ensino médio, matématica, ensino-aprendizagem e ensino remoto, Lüdke e André (2013) como ancoragem metodológica e Moraes e Galiazzi (2016) como ancoragem analítica dos dados. No dimensionamento do campo do ensino remoto o compreendemos como em construção, com produções e discussões incipientes. Entretanto, trazemos nosso contributivo com a pesquisa realizada com o universo de alunos, no que dispõe os enfrentamentos vivenciados na dinâmica do ensino remoto, de ordem pedagógica, psicológica, econômica, política e social, bem como evidenciamos as concepções de ensino-aprendizagem e a prática pedagógica dos professores de matemática do ensino médio de modo esclarecer as ações e o arranjo curricular configurado, para compor o estatuto e status da área, bem como abrir possibilidades de outras investigações e generalizações percucientes ao contexto do ensino remoto.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
    (Universidade Estadual do Paraná, 21/10/2024) OLIVEIRA, Janine Barbosa de; SILVA, Eliane Paganini da; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478; http://lattes.cnpq.br/0457259916222950; SILVA, Eliane Paganini da; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478; Eromi Izabel Hummel; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; Amanda de Mattos Pereira Mano; http://lattes.cnpq.br/9864602016869508
    Ao observar as lacunas existentes no atendimento a estudantes com deficiência em salas de recursos multifuncionais, nos deparamos à necessidade de formações específicas que contemplem estratégias que valorizem o saber do estudante e norteiam o trabalho do docente. Dessa forma, o Planejamento Educacional Individualizado (PEI) contribui para que os saberes do estudante sejam valorizados e a partir de suas singularidades, seja proposto estratégias que visem diminuir essas lacunas. A nossa inquietação traz como questionamento: Quais barreiras os docentes encontram na construção e utilização do Planejamento Educacional Individualizado para atender as particularidades do estudante público da educação especial? Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a realização e utilização do PEI como estratégia que orienta o trabalho do professor especialista no atendimento de alunos com deficiência em salas de recursos multifuncionais. Os procedimentos metodológicos propostos para a investigação dessa problemática, foram de natureza qualitativa por meio de questionário com questões abertas e fechadas, contando com a participação de vinte e quatro professores especialistas que trabalham nas salas de recursos multifuncionais do município de Umuarama-Pr. A metodologia proposta seguiu a sistematização da pesquisa colaborativa, buscando compreender as demandas necessárias na formação continuada dos docentes, na perspectiva da elaboração e uso do PEI na rede. A partir da análise das respostas do questionário, foi elaborada e aplicada uma proposta de formação para a rede municipal de ensino, que aconteceu no encerramento do ano letivo, a fim de orientar o professor atuante em salas de recursos multifuncionais. Os materiais construídos para a formação foram incorporados como um suporte teórico em formato digital e disponibilizado em um blog educativo, considerando os dados coletados junto aos professores, com encaminhamentos de elaboração do PEI, estratégias e recursos indicados para desenvolver determinadas habilidades tanto cognitiva, quanto da rotina diária dos estudantes. Nos resultados da coleta de dados do questionário e a discussão proposta na formação, observamos que os professores têm conhecimento para aplicação do PEI, contudo encontram desafios quanto a ações autônomas na adaptação do ensino e não autônomas como barreiras estruturais que demandam intervenções sistêmicas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/17) CORDEIRO, Irismar de Fátima; UJIIE, Nájela Tavares; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; http://lattes.cnpq.br/7260328740564439; UJIIE, Nájela Tavares; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; BLASZKO, Caroline Elizabel ; http://lattes.cnpq.br/7383240071679937; SILVA, Sandra Salete de Camargo; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317; SILVA, Eliane Paganini da ; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478
    Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized as a neurological development disorder that can affect the triad of language, communication, and social interaction. Early diagnosis is of utmost importance for children with autism, from an early age, so that they can be included in kindergarten and have their specific needs met in the comprehensive education path. In light of the above, the guiding question of the research arises: What do scientific publications reveal about the school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder in Early Childhood Education? The present research had as its general objective to investigate the contributions of the academic literature on the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, with a view to identifying challenges and opportunities for more inclusive educational policies and practices. In order to achieve the general objective proposed in this dissertation, the following specific objectives were listed: Contextualize Early Childhood Education, school inclusion, and autism spectrum disorder; to map and categorize the main theoretical and practical contributions of academic publications on the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, focusing on the most commonly used pedagogical approaches and teaching strategies; to identify gaps and opportunities for improvement in pedagogical practices aimed at the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, based on the analysis of contributions from academic literature. As a methodological substrate, the research is anchored in the systematic literature review using the BuscAd tool together with digital databases: Capes Journal Portal of Theses and Dissertations, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Scientific Electronic Library Online (Scielo), carried out with a time frame from 2014 to 2024. The descriptors used were “Autism Spectrum Disorder”, “Early Childhood Education” and “School Inclusion”. This is a theoretical bibliographical study that seeks to offer a consolidated view of the studies already carried out on the inclusion of autistic children in the first stage of Basic Education: Early Childhood Education. The research conducted using the BuscAd tool resulted in the initial identification of 68 published scientific papers; after the automatic exclusion of eight duplicate records by the tool and three duplicate records removed in the authors' analysis, 57 records were selected. Based on the refinement and application of eligibility criteria, 17 more papers that did not present thematic alignment with the focus were excluded. Thus, the present research is composed of 40 scientific papers, 13 articles, 25 dissertations and two theses. The amount analyzed reveals an incipient number of studies on the subject, especially considering the territorial dimension of Brazil. The data highlight the need to expand specific research on ASD in Early Childhood Education. The scientific publications analyzed reaffirm the relevance of inclusive pedagogical practices as one of the main foundations of school inclusion of children with ASD.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão