Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RODRIGUES, Maria Izabel Tognato Rodrigues"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A cultura Maker e o ensino de língua portuguesa nas escolas públicas de São João do Ivaí - PR: desafios de uma prática (Form)ativa
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-02) EDUARDO, Dayany Carla Fróes; RODRIGUES, Maria Izabel Tognato Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/9635821377815409; MELLO, Cleverson Molinari; BRASILEIRO, Magaly Matias
    Esta pesquisa busca descrever as práticas formativas relacionadas à perspectiva da Cultura Maker no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, suas contribuições e/ou desafios para o contexto da rede pública estadual de ensino da Educação Básica tanto a partir de análise documental, quanto por meio das percepções de algumas professoras, pedagogas e alunos participantes desta pesquisa. Para tanto, pautamos nossos estudos na Teoria da Complexidade, vinculada à Pesquisa Interdisciplinar e na Teoria Histórico-Cultural. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva e, no que tange às análises, pautamos nossos estudos na abordagem mista de pesquisa, envolvendo a qualitativa e a quantitativa. Para a coleta e geração de dados, além de análise documental, utilizamos um questionário online aplicado, via Google Forms, a 9 professoras, atuantes em ambos os contextos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assim como a 9 professoras, 10 pedagogas e 12 alunos participantes desta pesquisa sobre a temática investigada, de cinco escolas públicas de um município do interior do Estado do Paraná. Para as análises, tomamos por base os aportes teórico-metodológicos da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), considerando-se alguns dos procedimentos propostos por esta perspectiva, tais como: contexto de produção, plano global, SOT (Segmentos de Orientação Temática - temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático - subtemas), e alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, como o hologramático (relação entre as partes e o todo) e o da recursividade (ciclo recursivo por meio do qual diferentes elementos contribuem para o desenvolvimento entre si simultaneamente). Os dados coletados e analisados demonstraram que, ao integrar as metodologias ativas e o fazer criativo ao processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Cultura Maker, os alunos desenvolvem não apenas habilidades linguísticas, mas também suas capacidades relacionadas à autonomia, à colaboração e à resolução de problemas. No entanto, os desafios identificados, nas percepções e vozes dos participantes da pesquisa, como a necessidade de formação docente e de infraestrutura adequada, reforçam a importância de políticas educacionais que viabilizem a implementação efetiva dessa abordagem. Com isso, esperamos que nossa investigação contribua para as discussões em torno do processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, a partir de um maior entendimento das práticas formativas relacionadas à perspectiva da Cultura Maker neste contexto, suas contribuições e/ou desafios para a rede pública estadual de ensino da Educação Básica com vistas ao engajamento dos alunos em seu desenvolvimento e formação humana.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão