Navegando por Autor "RIBEIRO, Felipe de Almeida"
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Item A afinação dos instrumentos na família dos metais: uma discussão sobre as estratégias de desenvolvimento na performance(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) SILVA, Enrique Batista Felix da; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/0944518809969626; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; SCHEFFER, Jorge Augusto; http://lattes.cnpq.br/5231029299445715; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263A presente pesquisa teve por finalidade identificar quanto às estratégias mais valiosas no auxílio ao desenvolvimento da afinação para músicos instrumentistas da família dos metais. Uma performance afinada nestes instrumentos requer dos intérpretes o aprimoramento de várias habilidades, particularmente aquelas relativas à percepção musical e ao domínio técnico de execução. A aquisição destas ferramentas beneficia grandemente o executante destes instrumentos que, não raro, necessita realizar diversos ajustes de frequência de acordo com o contexto musical. Na falta destas, surgirão inevitavelmente diversos obstáculos, uma performance adequada se vendo prejudicada. Em particular, buscou-se analisar e refletir sobre pesquisas encontradas na literatura que abrangessem diferentes metodologias de estudo e de ensino relativas ao desenvolvimento da afinação, principalmente quando aplicadas à prática individual e à prática coletiva dos instrumentos da família dos metais. Na sequência, procurouse discutir quais os fatores passíveis de interferir no aprimoramento desta habilidade, sejam eles de ordem cognitiva ou de ordem técnica. Os estudos analisados foram selecionados de acordo com a sua relevância e sua relação com o nosso objeto de estudo, considerando os procedimentos, resultados e recomendações de cada pesquisa. Após uma discussão e análise sobre as pesquisas selecionadas verificou-se o quanto o desenvolvimento da afinação nos instrumentos da família dos metais acaba por converter-se num processo constituído de várias etapas demandando a aquisição de habilidades bem determinadas e com cada estratégia contribuindo para um estágio específico deste aprimoramento.Item Imaginando uma regência feminista decolonial: repensando o papel de regentes na tradição da música de concerto(Universidade Estadual do Paraná, 2023-09-22) SILVA, Ingrid Stein Fernandez da; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; http://lattes.cnpq.br/7654505423013735; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; BONAFE, Valeria Muelas; http://lattes.cnpq.br/1071846073327454; STEUERNAGEL, Márcio; http://lattes.cnpq.br/0147649410104801Esta dissertação de mestrado aborda processos e trajetórias percorridas durante uma pesquisa artística desclassificatória e antissistêmica, apoiada por autores como Bibiana Bragagnolo, Catarina Domenici, Christopher Small e Nicholas Cook, na área da regência de música de concerto. A partir da pergunta “como construir uma prática de regência que proponha interpretação colaborativa?”, identificamos, junto às epistemologias feministas e decoloniais de bell hooks, Audre Lorde, Rita Segato e Maria Lugones, um sistema classificado, colonizado, masculino e individualista de práticas musicais, que perpetua complexas tradições de repertório, interpretação e liderança, por meio da prática de performance de regência e de condução de ensaios em orquestras. Para conhecer como o sistema atua nas práticas de ensaio adentramos a bibliografia acerca da regência e utilizamos a conversa enquanto uma metodologia de cartografia, elaborada por Lilian Campesato e Valéria Bonafé. Em conversas com regentes e outros intérpretes, percebemos outros conhecimentos e práticas que reorganizam o sistema e seus valores artísticos, como a pedagogia crítica, a liderança participativa e as práticas institucionais de equidade, diversidade, inclusão e antirracismo. Frente à institucionalização do sistema e a necessidade de ações individualizadas e coletivas para sua reformulação, sugerimos práticas e éticas de escuta de Pauline Oliveros e de Brandon LaBelle para reorientar processos de construção de performance coletivas a fim de torná-las colaborativas.Item Música Clássica Indiana no Brasil: aprendizagem e performance na música hindustani(Universidade Estadual do Paraná, 2024-10-28) MICHALOVICZ, Adriano; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/6310961995662368; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; WOLFF, Marcus Straubel; http://lattes.cnpq.br/3507666665559087; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263Essa pesquisa pretende investigar quais são os pontos comuns e divergentes no processo de aprendizagem de músicos brasileiros que estudam música indiana com professores indianos. Para atingir o objeto dessa pesquisa os objetivos gerais do estudo foram compreender as estruturas que fundamentam a música hindustani e analisar os diferentes cenários da música indiana em três planos: na Índia até 1947, fora da Índia após 1948, e no Brasil atualmente. Os objetivos específicos foram mapear os processos de aprendizagem da música indiana, de alunos brasileiros que estudam ou estudaram com professores indianos, e descrever através de um relato etnográfico as atividades realizadas pelo músico indiano Shubhendra Rao no Brasil – um concerto, uma masterclass e uma palestra. Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter etnomusicologico. Foram realizadas entrevista semiestruturadas com seis músicos que residem no Rio de janeiro e anotações no diário de campo acerca das atividades realizadas por Shubhendra Rao, além de fotografias e gravação de áudio, posteriormente transcritos e analisados. Sendo o processo de aprendizagem de música indiana uma profunda imersão na cultura de seus professores, cada músico apresentou relatos únicos dessa relação complexa e intercultural, que aprofundou a compreensão acerca das relações sobre música, aprendizagem e performance.Item O virtuosismo na performance musical instrumental: análise de correlações entre o herói romântico e o guitar hero shredder da década de 1980(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-23) ZUBA, Paulo Vinícius de Freitas; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; http://lattes.cnpq.br/9463840993437357; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; MACHADO NETO, Diósnio; http://lattes.cnpq.br/0602062190347329; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162Partindo da hipótese de que o fenômeno do herói na performance é cíclico na história da música, esta pesquisa propôs confirmá-la por meio da investigação das possíveis correlações existentes entre o herói romântico e o guitar hero shredder da década de 1980, tendo como objeto de análise preponderante o virtuosismo na performance musical instrumental. Empreendemos, então, a busca por elementos de permanência a serem identificados nos heróis das seis cordas e que já estavam presentes nos insignes intérpretes românticos. Ainda, pretendemos ilustrar o impacto cultural e social que esses performers exerceram em seu tempo. O procedimento metodológico deu-se através da fundamentação teórica, da contextualização histórica e da análise com fulcro na performance musical, esta segmentada em quatro instâncias primordiais: 1. Teórica-musical; 2. Comportamental; 3. Tecnológica; 4. Representativa. Para tanto, as fontes utilizadas consistiram no material histórico bibliográfico e teórico, nas partituras e transcrições de fonogramas, no material visual (fotos) dos guitar heroes shredders e seus equipamentos, além de representações gráficas das capas de discos. Concluímos confirmando a hipótese de que o fenômeno do heroísmo na performance é intermitente, apenas transmutado ao longo do tempo, e que o guitar hero shredder possui uma imensa capacidade representacional e simbólica, emanadas e percebidas a partir do seu virtuosismo, sobretudo enquanto mediador entre a indústria fonográfica e o público consumidor. Não obstante, sua figura contribui de forma decisiva para a alienação social, na medida em que não apresenta, por exemplo, a criticidade necessária, a qual seria esperada de um autêntico “herói”.