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Navegando por Autor "PIRES, Marilene Mieko Yamamoto"

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    ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA “LIXO” NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/28) TRINDADE, Daniela Jéssica; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/2563971056950077; Marilene Mieko Yamamoto Pires; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira; http://lattes.cnpq.br/3227131664005073; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350
    O trabalho com a Educação Ambiental se configura como um tema relevante nos livros didáticos, devido à sua importância para a formação de uma consciência crítica nos estudantes, devendo servir para motivá-los para a mudança de atitudes pessoais e na implementação de ações que disseminem, a toda a sociedade, noções para a preservação do planeta, uma vez que os recursos naturais são finitos e a recuperação destes pode se tornar praticamente impossível. No que concerne ao Livro Didático, ele é um dos recursos mais utilizados nas salas de aula, pelo fato de, atualmente, por meio do PNLD, estar acessível a professores e alunos e, quando eficientes, contribuírem para a boa qualidade da educação, orientando os conteúdos que serão ensinados e as metodologias que serão adotadas pelo professor. No que diz respeito aos saberes da Química, é possível afirmar que estes são importantes para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos processos que envolvem o meio ambiente, sendo que, tais conhecimentos, empregados para o trabalho na Educação Ambiental, propiciam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, considerando o tema “Lixo” e sua abordagem nos Livros Didáticos de duas coleções de Química do Ensino Médio, seguindo a Análise Documental, como referencial para a verificação dos resultados. Para nossa investigação, selecionamos a palavra “Lixo” como marcador da posição dos autores sobre um tema amplo, que supõe-se, deve ser tratado, diretamente, pela Educação Ambiental. Constatou-se, ao final da investigação, que os Livros Didáticos SM1, SM2 e SM3 apesar de estarem voltados para a Educação Ambiental, estabelecendo um debate significativo sobre a temática “Lixo”, falham ao não valorizar os conhecimentos científicos, fato que contribui para o esvaziamento dos conteúdos curriculares. Em relação à coleção PC1, PC2 e PC3, esta apresenta como objetivo principal a abordagem da Educação Ambiental, como tema transversal, entretanto, propõe de forma superficial os conteúdos referentes a este assunto, delimitando-se à exposição do tema, sem uma discussão/reflexão mais aprofundada sobre o mesmo. É fundamental considerar que cabe a todos os professores, independente da disciplina que lecionam, estarem cientes da importância de se abordar as questões ambientais em suas aulas, realizando a integração destes conteúdos com outras disciplinas, visando ao enriquecimento da temática trabalhada.
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    EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM FOCO: SUA PRESENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    (Universidade Estadual do Paraná, 2017/04/28) ANDRADE, Cíntia Cristiane de; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/2520079066102259; Marilene Mieko Yamamoto Pires; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Sezinando Luiz Menezes; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758
    Esta pesquisa visou a contribuir com subsídios para a busca de melhorias no que tange ao trabalho com a Educação Ambiental atualmente desenvolvido, especialmente, no que diz respeito à formação e capacitação de professores. Para este fim, partiu-se da análise de conteúdos de artigos referentes ao tema, no sentido de encontrarmos respostas acerca de algumas indagações inicialmente efetuadas. Realizamos, primeiramente, uma abordagem teórica sobre o assunto, de modo a adquirir embasamento para a análise de conteúdo dos artigos, o que nos oportunizou perceber que a Educação Ambiental é uma temática ampla, influenciada por diversos aspectos (social, cultural, histórico, econômico, dentre outros), e que quando esta é associada à formação de professores, torna-se ainda mais complexa, como ficou evidenciado ao longo da pesquisa. A presente investigação ocorreu por meio da consulta à lista completa de classificação de periódicos, disponibilizada para consulta online na Plataforma Sucupira, da qual selecionamos como amostra os periódicos brasileiros das áreas de avaliação Ensino e Educação, de estratos A1, A2, B1 e B2. A referida seleção se baseou na lista de periódicos Qualis, ano base 2014, pois, até à data de início da pesquisa, esta era a mais recente disponibilizada. Uma vez selecionados os periódicos, analisamos os sumários de todos os exemplares publicados entre os anos de 2014 até maio de 2016, para a seleção dos artigos, tendo como propósito realizar um estudo analítico das produções científicas apresentadas nas revistas eletrônicas de Educação e Ensino, visando traçar um panorama dos artigos sobre formação de professores associada à Educação Ambiental. Os resultados obtidos com a análise de conteúdo evidenciaram que os pesquisadores, com maior interesse pela pesquisa em Educação Ambiental, são oriundos dos cursos de Ciências da Natureza, com destaque para Ciências Biológicas. Quanto aos desafios enfrentados para o trabalho com a mesma, o ensino baseado no modelo tradicional, seguido pela falta de capacitação docente, são citados como os principais obstáculos para a realização de um trabalho crítico e reflexivo com a Educação Ambiental. Esperamos que o presente estudo abra possibilidades para a continuidade de pesquisas em torno desta temática, visando a contribuir para a consolidação da Educação Ambiental, no espaço escolar, e principalmente, como parte essencial da formação docente.
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    USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTERNET COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ-PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/08/17) STEFANI, Divaldo de; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/4921439028386315; Marilene Mieko Yamamoto Pires; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; Marcos Cesar Danhoni Neves; http://lattes.cnpq.br/6514146095003486; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646
    As tecnologias da informação e comunicação, as mídias digitais e a popularização das redes sociais com o seu uso cada vez mais frequente no cotidiano da comunicação em rede, através da internet, assim como os aplicativos de computador, tablets, celulares, smartphones e os smartwatchs inserem a população mundial na comunicação digital, graças aos novos recursos tecnológicos desenvolvidos. Vivemos em uma época da tecnologia e da comunicação digital, falada, escrita, digitalizada e concretizada por imagens, audiovisual e em tempo quase real, e nessa perspectiva moderna, temos jovens que nasceram e cresceram diante da tecnologia e internet, os “nativos e imigrantes digitais”, e o professor que necessita criar novas alternativas didáticas e metodológicas para lidar com esses jovens conectados e que vivem num mundo de informações e comunicação rápida e coletiva. O objetivo desse estudo foi analisar como a tecnologia digital, internet e redes sociais interagem com a prática docente e investigar o perfil dos professores diante dessa tecnologia. A metodologia foi baseada em pesquisa aplicada através de ferramenta online (google docs), com a elaboração de formulário de pesquisa e encaminhado ao professores do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí-Pr. Na análise da pesquisa observamos que os professores utilizam restrita e aleatoriamente as TICs, e possuem conhecimento limitado com relação ao uso das tecnologias e computadores, e em sua formação as TICs não foram contempladas. Conclui-se que a tecnologia digital, e os recursos tecnológicos oferecidos pela Internet e as redes sociais, devem ser mais utilizadas pelos professores, pois servem de apoio à sua prática docente interdisciplinar e que a academia deve ter um olhar voltado à formação dos professores com a incorporação das tecnologias em sua formação.

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