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Navegando por Autor "PIRES, Marilene Mieko Yamamoto"

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    A DINÂMICA DO PIBID E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/12/13) ROEDEL, Susane Closs da Silva; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/2773391607657302; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; OLIVEIRA, André Luis de ; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591
    Contemporaneamente, em razão das transformações nas relações sociais, no mercado de trabalho e pela midiatização, demasiadas responsabilidades são incumbidas ao sistema educativo e, consequentemente, ao professor. Desse modo, são comuns e numerosas as discussões e pesquisas voltadas à formação docente, apontando a questão da qualidade do cotidiano escolar e sua relação à figura do professor. Nesse sentido, no tocante à formação inicial docente, distintos autores afirmam, unanimemente, que esta encontra-se em déficit e a maioria pontua a ausência do exercício prático da profissão, a vivência da realidade escolar, como uma das principais lacunas existentes. Por essa razão, nesta dissertação, propomos responder: de que forma a ausência ou a insuficiência da articulação entre teoria e prática compromete/limita a formação de professores de Ciências? Com efeito, ao atentar-se a esta questão, a presente pesquisa almejou investigar um dos subprojetos do programa que busca contribuir nesse sentido, propiciando a convivência do acadêmico de licenciatura com a realidade de seu futuro ofício, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Assim, surgiu mais um questionamento: De que forma o PIBID tem contribuído para a articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores de Ciências e Biologia? Entretanto, para que a pesquisa obtivesse informações referentes à ação do programa na prática, foram aplicados questionários, previamente elaborados pelas pesquisadoras, com os integrantes (acadêmicos, supervisores e coordenadores) do subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID de uma universidade paranaense, selecionada para a pesquisa. Ademais, devido aos dados obtidos por meio da aplicação desses questionários com os integrantes deste subprojeto, enfatizamos, também, a articulação teoria-prática no processo de ensino e aprendizagem, enquanto união entre fundamentação teórica e experimentação. Por sua vez, com o intuito de obtermos uma visão holística e abrangente, recorremos, como método de análise da pesquisa, à Análise Textual Discursiva, contemplando as etapas de unitarização e categorização, enveredando-nos para a elaboração de metatextos que pudessem representar e validar os fenômenos investigados. Todavia, verificamos que o PIBID é uma política pública efetiva, que tem oportunizado muitos acadêmicos a adquirirem experiência em sala de aula, a obterem contato com a realidade escolar. Assim, o abreviamento da distância entre o âmbito de formação e o de trabalho docente têm sido determinante para um direcionamento mais contundente e preparatório para os licenciandos, auxiliando-os a desmistificar hipóteses e mitos acerca do trabalho docente, explorar aptidões didático pedagógicas, melhorar e ampliar os procedimentos metodológicos, vislumbrando quais são efetivos na prática e quais não são.
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    ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA “LIXO” NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/28) TRINDADE, Daniela Jéssica; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/2563971056950077; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas ; http://lattes.cnpq.br/3227131664005073; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350
    O trabalho com a Educação Ambiental se configura como um tema relevante nos livros didáticos, devido à sua importância para a formação de uma consciência crítica nos estudantes, devendo servir para motivá-los para a mudança de atitudes pessoais e na implementação de ações que disseminem, a toda a sociedade, noções para a preservação do planeta, uma vez que os recursos naturais são finitos e a recuperação destes pode se tornar praticamente impossível. No que concerne ao Livro Didático, ele é um dos recursos mais utilizados nas salas de aula, pelo fato de, atualmente, por meio do PNLD, estar acessível a professores e alunos e, quando eficientes, contribuírem para a boa qualidade da educação, orientando os conteúdos que serão ensinados e as metodologias que serão adotadas pelo professor. No que diz respeito aos saberes da Química, é possível afirmar que estes são importantes para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos processos que envolvem o meio ambiente, sendo que, tais conhecimentos, empregados para o trabalho na Educação Ambiental, propiciam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, considerando o tema “Lixo” e sua abordagem nos Livros Didáticos de duas coleções de Química do Ensino Médio, seguindo a Análise Documental, como referencial para a verificação dos resultados. Para nossa investigação, selecionamos a palavra “Lixo” como marcador da posição dos autores sobre um tema amplo, que supõe-se, deve ser tratado, diretamente, pela Educação Ambiental. Constatou-se, ao final da investigação, que os Livros Didáticos SM1, SM2 e SM3 apesar de estarem voltados para a Educação Ambiental, estabelecendo um debate significativo sobre a temática “Lixo”, falham ao não valorizar os conhecimentos científicos, fato que contribui para o esvaziamento dos conteúdos curriculares. Em relação à coleção PC1, PC2 e PC3, esta apresenta como objetivo principal a abordagem da Educação Ambiental, como tema transversal, entretanto, propõe de forma superficial os conteúdos referentes a este assunto, delimitando-se à exposição do tema, sem uma discussão/reflexão mais aprofundada sobre o mesmo. É fundamental considerar que cabe a todos os professores, independente da disciplina que lecionam, estarem cientes da importância de se abordar as questões ambientais em suas aulas, realizando a integração destes conteúdos com outras disciplinas, visando ao enriquecimento da temática trabalhada.
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    AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA - PR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2016/10/26) COSTA, Eliane Picão da Silva; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/3013403140821637; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas ; http://lattes.cnpq.br/3227131664005073; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591
    As descobertas da Ciência caminham ladeadas pelas Tecnologias que revolucionam paradigmas e interferem de modo direto na vida das pessoas. Se pela curiosidade nata do homem ou pela necessidade de sobrevivência, o fato é que ambas não mostram fronteiras. Nossa humanidade é capaz de criar vacinas para salvar vidas na mesma proporção que é capaz de construir bombas atômicas para dizimar a espécie humana como a conhecemos. Entre esses dois extremos que encerram uma reta, há infinitos pontos. Porém, o desenvolvimento tecnológico deve ocorrer em harmonia com os limites dos recursos naturais e para o bem da humanidade. Coube à escola o papel de formar cidadãos críticos, reflexivos, ativos, capazes de interpretar as descobertas científicas num contexto histórico, filosófico, cultural, social, político e econômico. De acordo com as políticas públicas da educação, essa consciência deve ser inserida pela Educação Ambiental. Este trabalho investigou quais são as concepções que os professores de Física, Química e Biologia do Ensino Médio têm sobre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e como elas interferem no seu trabalho pedagógico para promover a Educação Ambiental. Os participantes dessa pesquisa foram 11 professores que representam a totalidade dos docentes que atuam nas duas escolas que possuem ensino médio do município; sendo uma da rede estadual e outra particular de ensino, do município de Nova Esperança, situado a noroeste do Estado do Paraná. Os professores responderam um questionário semi-estruturado pautado na pesquisa qualitativa. Em linhas gerais, a análise das respostas mostrou que os professores não foram adequadamente qualificados para trabalhar com a Educação Ambiental na perspectiva do enfoque CTSA, levando-os a uma concepção inadequada dos conceitos envolvidos, o que definimos como concepções alternativas. Como exemplo, muitos ainda têm como premissa que a Ciência e a Tecnologia só trazem benefícios à sociedade. Tais constatações, além de se constituírem em entraves para o aprendizado dos estudantes, ainda apontam os limites da prática docente para promover um ensino adequado, voltado para as questões ambientais.
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    CIÊNCIA E LITERATURA: NA OBRA DE MONTEIRO LOBATO “HISTÓRIA DAS INVENÇÕES” REFERENCIAL PARA UMA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/26) FIGUEIREDO, Sidineia Caetano; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/5090751507706787; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; MENEZES, Sezinando Luiz ; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591
    Este estudo teve como objetivo a realização de uma leitura crítica e reflexiva da obra ―História das Invenções‖ de José Bento Monteiro Lobato e o mapeamento de conceitos e/ou termos científicos que forneceram uma proposta pedagógica interdisciplinar significativa, aliando Literatura e Ciências com as Propostas Pedagógicas Curriculares no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais; articulando com a Didática dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Ciências, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Base Nacional Comum Curricular. Assim, a pesquisa buscou compreender a valorização da ciência para a evolução da humanidade retratada em histórias infantos juvenis, instigando a curiosidade e a experimentação. Fez-se determinante conhecer o contexto histórico que correspondia à existência do autor, destacando a relevância do desenvolvimento das ciências como veículo de progresso econômico, social e cultural. O trabalho foi produzido a partir de análise bibliográfica e Análise Textual Discursiva (ATD). As conclusões evidenciaram que, grande parte das questões, discussões, aspirações e críticas expostas por Monteiro Lobato, são atuais, destacando o quão visionário era o autor, e contribuíram para transformar uma cultura arraigada em costumes atrasados em uma nação comprometida com o progresso e com o aprimoramento intelectual, coletivo social, comercial e político e que a obra pesquisada potencializa recursos didáticos primorosos para o Ensino de Ciência, contextualizando de forma interdisciplinar o Letramento Cientifico.
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    EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM FOCO: SUA PRESENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    (Universidade Estadual do Paraná, 2017/04/28) ANDRADE, Cíntia Cristiane de; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/2520079066102259; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; MENEZES, Sezinando Luiz ; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758
    Esta pesquisa visou a contribuir com subsídios para a busca de melhorias no que tange ao trabalho com a Educação Ambiental atualmente desenvolvido, especialmente, no que diz respeito à formação e capacitação de professores. Para este fim, partiu-se da análise de conteúdos de artigos referentes ao tema, no sentido de encontrarmos respostas acerca de algumas indagações inicialmente efetuadas. Realizamos, primeiramente, uma abordagem teórica sobre o assunto, de modo a adquirir embasamento para a análise de conteúdo dos artigos, o que nos oportunizou perceber que a Educação Ambiental é uma temática ampla, influenciada por diversos aspectos (social, cultural, histórico, econômico, dentre outros), e que quando esta é associada à formação de professores, torna-se ainda mais complexa, como ficou evidenciado ao longo da pesquisa. A presente investigação ocorreu por meio da consulta à lista completa de classificação de periódicos, disponibilizada para consulta online na Plataforma Sucupira, da qual selecionamos como amostra os periódicos brasileiros das áreas de avaliação Ensino e Educação, de estratos A1, A2, B1 e B2. A referida seleção se baseou na lista de periódicos Qualis, ano base 2014, pois, até à data de início da pesquisa, esta era a mais recente disponibilizada. Uma vez selecionados os periódicos, analisamos os sumários de todos os exemplares publicados entre os anos de 2014 até maio de 2016, para a seleção dos artigos, tendo como propósito realizar um estudo analítico das produções científicas apresentadas nas revistas eletrônicas de Educação e Ensino, visando traçar um panorama dos artigos sobre formação de professores associada à Educação Ambiental. Os resultados obtidos com a análise de conteúdo evidenciaram que os pesquisadores, com maior interesse pela pesquisa em Educação Ambiental, são oriundos dos cursos de Ciências da Natureza, com destaque para Ciências Biológicas. Quanto aos desafios enfrentados para o trabalho com a mesma, o ensino baseado no modelo tradicional, seguido pela falta de capacitação docente, são citados como os principais obstáculos para a realização de um trabalho crítico e reflexivo com a Educação Ambiental. Esperamos que o presente estudo abra possibilidades para a continuidade de pesquisas em torno desta temática, visando a contribuir para a consolidação da Educação Ambiental, no espaço escolar, e principalmente, como parte essencial da formação docente.
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    USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTERNET COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ-PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/08/17) STEFANI, Divaldo de; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/4921439028386315; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; NEVES, Marcos Cesar Danhoni ; http://lattes.cnpq.br/6514146095003486; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646
    As tecnologias da informação e comunicação, as mídias digitais e a popularização das redes sociais com o seu uso cada vez mais frequente no cotidiano da comunicação em rede, através da internet, assim como os aplicativos de computador, tablets, celulares, smartphones e os smartwatchs inserem a população mundial na comunicação digital, graças aos novos recursos tecnológicos desenvolvidos. Vivemos em uma época da tecnologia e da comunicação digital, falada, escrita, digitalizada e concretizada por imagens, audiovisual e em tempo quase real, e nessa perspectiva moderna, temos jovens que nasceram e cresceram diante da tecnologia e internet, os “nativos e imigrantes digitais”, e o professor que necessita criar novas alternativas didáticas e metodológicas para lidar com esses jovens conectados e que vivem num mundo de informações e comunicação rápida e coletiva. O objetivo desse estudo foi analisar como a tecnologia digital, internet e redes sociais interagem com a prática docente e investigar o perfil dos professores diante dessa tecnologia. A metodologia foi baseada em pesquisa aplicada através de ferramenta online (google docs), com a elaboração de formulário de pesquisa e encaminhado ao professores do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí-Pr. Na análise da pesquisa observamos que os professores utilizam restrita e aleatoriamente as TICs, e possuem conhecimento limitado com relação ao uso das tecnologias e computadores, e em sua formação as TICs não foram contempladas. Conclui-se que a tecnologia digital, e os recursos tecnológicos oferecidos pela Internet e as redes sociais, devem ser mais utilizadas pelos professores, pois servem de apoio à sua prática docente interdisciplinar e que a academia deve ter um olhar voltado à formação dos professores com a incorporação das tecnologias em sua formação.

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