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Navegando por Autor "OLIVEIRA, Caroline Oenning"

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    A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/23) OLIVEIRA, Caroline Oenning; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira; http://lattes.cnpq.br/3227131664005073; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350
    O cenário do século XXI consiste de uma época em que os avanços da ciência e tecnologia influenciam de forma evidente o mundo e as ações humanas. Com o desenvolvimento de aparatos tecnológicos cada vez mais sofisticados e que permitem maior mobilidade, é possível romper barreiras geográficas e temporais e ter acesso à informação a qualquer hora e lugar. O uso destes equipamentos, também torna possível aproximar o processo de aprendizagem à realidade cotidiana das gerações nascidas e/ou crescidas na era da informação, bem como tornar esta atividade agradável, lúdica e estimulante, como ocorre com os games. Tendo em vista essa plausibilidade, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de um software aplicativo multiplataforma interativo com características gamificadas com a temática a Anatomia e Fisiologia Humana, a fim de apoiar o processo ensino-aprendizagem, e verificar seus efeitos e sua aceitabilidade no âmbito educacional, por meio de seu emprego com discentes da Educação Básica e Superior. Para tanto, o desenvolvimento do aplicativo contou com a contribuição de profissionais do ramo de Informática, que se pautaram no uso de variadas tecnologias de suporte na programação do software. Sendo assim, foram utilizados: Framework de Desenvolvimento Multiplataforma Ionic 2, Framework Angular 2, Linguagem TypeScript, HTML e CSS, NodeJS, Apache Cordova, SDK do Android e Editor Atom. A metodologia de desenvolvimento do trabalho respaldou-se em estudos de caráter aplicado, constituindo-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa. O estudo de caráter aplicado consistiu de usos do software em três Instituições de Ensino e o método de coleta e análise dos dados pautou-se na utilização de questionários prévios e subsequentes às utilizações do aplicativo, de temáticas correspondentes aos conteúdos fundamentais do sistema digestório e cardiovascular humano, além dos questionários de aceitabilidade. Como resultado, obtivemos o aplicativo educativo BioMais, disponibilizado de forma livre e gratuita, capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem para a temática de Anatomia e Fisiologia Humana. Inferimos, a partir de análises de questionários após o uso do software desenvolvido, que os discentes das instituições envolvidas que utilizaram do instrumento obtiveram um índice de acertos de 181,3%, defronte à 33,6% em relação aos sujeitos que não fizeram uso do software. Assim, reconhecemos que o mesmo se constitui de um instrumento educacional capaz de apoiar, catalisar e ampliar o processo de ensino aprendizagem, beneficiando significativamente a apropriação dos conhecimentos. Além disso, em relação à aceitabilidade do software, relevando todas as categorias de satisfação e probabilidade analisadas, cerca de 80,1% das atribuições apresentaram-se positivas pelos usuários, caracterizando-se como um alto índice de aceitabilidade pelos sujeitos envolvidos. Portanto, concluímos que o instrumento e a estratégia gamificada do software desenvolvido consiste de um meio de sintonizar a educação com a realidade dos nativos digitais, em que as tecnologias se encontram inarredáveis, em resposta aos múltiplos desafios da sociedade da informação.
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    USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE DIVISÃO CELULAR NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/24) SOUZA, Eloiny Fernanda de; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/1247653550780081; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Caroline Oenning de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; Zélia Ferreira Caçador Anastácio; http://lattes.cnpq.br/9701215931000356; Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior; http://lattes.cnpq.br/3766552181829432
    O ensino da divisão celular apresenta alguns desafios significativos devido à sua natureza abstrata, tornando-se um obstáculo para a compreensão por parte dos estudantes. Em um cenário educacional que está em constante evolução devido aos avanços científicos e tecnológicos, é pertinente adotar estratégias pedagógicas inovadoras e contemporâneas para oferecer uma formação de qualidade que atenda às necessidades atuais. Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e implementar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) utilizando Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVAs), que integram animações e simulações, com o intuito de investigar sua contribuição para a Aprendizagem Significativa (AS) no ensino da divisão celular, focando especialmente nos processos de mitose e meiose. Trata se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cujos procedimentos a caracterizam como uma observação participante. A implementação ocorreu em uma escola estadual de Paranavaí, Paraná, envolvendo 27 alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio na disciplina de Biologia. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários pré e pós-teste, gravações em áudio, diário de campo e análise de mapas conceituais iniciais e finais. A análise dos dados foi conduzida com base nos princípios da análise de conteúdo de Bardin, garantindo uma interpretação meticulosa e detalhada dos achados. Os resultados da pesquisa indicaram que, embora a implementação da UEPS demandasse um tempo mais prolongado em comparação às abordagens tradicionais, os materiais utilizados se mostraram potencialmente significativos. Estes materiais conseguiram estabelecer conexões relevantes e apropriadas com os conhecimentos prévios dos estudantes, evidenciando mudanças cognitivas significativas. Observou-se a presença dos princípios da Diferenciação Progressiva e da Reconciliação Integrativa, que são centrais para a AS. Ademais, 37% dos alunos demonstraram uma assimilação de novos significados relacionados à divisão celular, enquanto 59% foram capazes de explicar os conteúdos adquiridos e 74% aplicaram os conhecimentos em novos contextos, mostrando uma compreensão aprofundada e aplicável dos conceitos ensinados. Tais resultados reforçam a eficácia da abordagem implementada e sugerem sua adoção por professores de Biologia que desejam promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, favorecendo não apenas a memorização, mas a compreensão real e a aplicação dos conteúdos.

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