Navegando por Autor "OLIVEIRA, Allan de Paula"
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Item A invenção da música nordestina: Luiz Gonzaga em seus primeiros 13 anos de carreira (1941-1954)(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-26) FREITAS, Rafael Antunes de; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/3136166797531617; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; LUNARDI, Rafaela; http://lattes.cnpq.br/9542410513962094; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta dissertação buscou compreender como os elementos de nordestinidade são agregados na obra de Luiz Gonzaga em seus primeiros 13 anos de carreira (1941 a 1954). O músico ganhou espaço no cenário musical nacional ao fundir a música de tradição oral nordestina com a música popular urbana da época, trazendo importantes inovações para a música popular brasileira. Foram utilizados fonogramas e artigos de jornais e revistas como fontes históricas. Para tanto, foram utilizados entre outros autores, os estudos de Albuquerque Júnior (2011); Draper III (2014) e Bryan McCann (2004).Item A motivação de músicos perante adversidades na rotina de estudos ao instrumento: uma investigação durante a pandemia de Covid-19(Universidade Estadual do Paraná, 2022-10-24) COIMBRA, Flavio Cantador; OLIVEIRA, Allan de Paula; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/3491569736650730; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437; ARAÚJO, Rosane Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/6547336486805388; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como estudantes de música se mantêm motivados em situações de adversidades na sua rotina de estudos do instrumento, durante a graduação. Para dar sustentação e apoio às reflexões e conclusões na análise dos dados obtidos, a investigação se fundamenta a partir da Teoria Social Cognitiva, proposta por Albert Bandura (1986). Em conjunto ao suporte da teoria, também se buscou levantar aspectos ligados à motivação intrínseca e extrínseca. A estratégia de pesquisa escolhida foi a de Estudo de Caso, o que permitiu um aprofundamento no entendimento sobre o tema a ser analisado, principalmente por se enquadrar em uma circunstância despertada pela pandemia da Covid-19 no ano de 2020, data de início do mestrado que gerou a presente dissertação. A coleta de informações foi de natureza qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com oito estudantes de música de nível superior da cidade de Curitiba/PR. As entrevistas foram transcritas na íntegra, categorizadas por assuntos e analisadas sob Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (1977). A análise das falas dos participantes revelou perspectivas sobre o processo motivacional e autorregulação do estudo do instrumento perante adversidades. Também levantou características observadas em relação a motivações de ordem interna, e motivações resultantes de eventos externos, como a pandemia. Espera-se com este trabalho de pesquisa compartilhar elementos sobre a relação dos alunos universitários com o seu processo motivacional, para melhoria das práticas e aprendizagem no estudo do instrumento, especialmente durante períodos de adversidades, como a da pandemia da Covid-19.Item A música da roça entre o rádio e o circo: o lado caipira de Curitiba através da dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela (1940-1970)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-11) CARVALHO, Adonias Alfredo; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/0723764926378790; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; SOUSA JUNIOR, Walter de; http://lattes.cnpq.br/6689539221649758; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780O presente trabalho buscou analisar a música caipira, gênero musical de origem rural e tradutora das vivências de homens e mulheres do campo, refletindo sua penetração no espaço urbano, entre os anos 1940 e 1970 em Curitiba. Levando em conta tal recorte temporal e espacial, a pesquisa se voltou para a trajetória artística da dupla caipira “Nhô Belarmino e Nhá Gabriela”, formada pelo casal Julia e Salvador Graciano na capital paranaense. A dupla se fez conhecida em todo o território nacional, com composições gravadas até mesmo fora do país e tornaram-se, assim, os maiores representantes do gênero em todo o estado do Paraná. Traçar esta narrativa histórica e musical de Belarmino e Gabriela, envolveu a descoberta da atuação deles nas emissoras de rádio do período, nos programas de auditório, nos regionais e nas companhias circenses, que ajudaram a identificar um lado caipira da cidade de Curitiba. Assim, a pesquisa pretendeu traçar um diálogo entre a Música e a História, a partir da construção de uma narrativa em torno dessas memórias, utilizando como fontes periódicos impressos e digitais, cartazes, revistas, fotografias, registros fonográficos e entrevistas com pessoas que conviveram com eles. Tais documentos são oriundos da Casa da Memória de Curitiba, do acervo pessoal de pesquisadores e do Museu da Imagem e do Som. A relevância histórica e cultural da dupla para a cidade de Curitiba, bem como a escassez de pesquisa histórica sobre sua trajetória e seu significado estimularam e legitimaram o desenvolvimento do presente trabalho. Esta pesquisa procurou responder à questão sobre a trajetória artística da dupla caipira e sua relação com a cidade, tendo o circo e o rádio como pano de fundo. Além disso, buscamos nos aprofundar sobre a trajetória artística da dupla e quais eram suas características dentro do gênero caipira. Pudemos concluir que Belarmino e Gabriela são cruciais no cenário artístico paranaense, além de criarem uma música caipira com influências do sul do país.Item A tribo toda reunida: modalismo e hibridismo no disco Clube da Esquina 2 (1978)(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-15) RIBEIRO, Lucas Franco de Souza; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/7551807483871336; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; SANTOS, Antônio Rafael Carvalho dos; http://lattes.cnpq.br/2672083648565020; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta dissertação apresenta uma proposta de análise dos procedimentos modais e do hibridismo presentes na música encontrada no álbum Clube da Esquina 2 (1978), buscando desenvolver um entendimento maior sobre uma possível sonoridade do grupo de artistas referido como Clube da Esquina e sua relação com esses fatores. Para isso, faço um levantamento da produção acadêmica sobre o Clube da Esquina e Milton Nascimento, a fim de contextualizar o disco estudado e apreender pontos de discussão presentes nessa literatura. Em seguida apresento uma fundamentação teórica, na qual ambiento o Clube da Esquina no devido contexto teórico modal, explico em detalhe os procedimentos modais a serem analisados, e faço um breve levantamento de abordagens do conceito de hibridismo entre teóricos dos Estudos Culturais. Depois disso, apresento uma análise que desenvolvi sobre o material sonoro do álbum estudado, buscando observar diversos parâmetros, divididos entre aspectos primários, aspectos secundários e aspectos temáticos. Por fim, apresento algumas considerações e reflexões a respeito dos processos híbridos e modais no Clube da Esquina, identificando, a partir do aporte oferecido por Piedade (2011), uma tendência a um hibridismo homeostático, além de formas como essa característica se manifesta nos elementos modais percebidos nessa obra.Item Desafinar o Coro dos Contentes: a música e a trajetória de Jards Macalé nos anos 1970(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) D’ÁVILA, Renan Alfredo de Medeiros; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/7403753535734507; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DINIZ, Sheyla Castro; http://lattes.cnpq.br/2264998924057944; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre a carreira de Jards Macalé, violonista, cantor e compositor, durante a década de 1970. Usando uma metodologia que uniu a análise, em torno do conceito de “sonoridade”, dos três discos do cantor lançados durante esse período - Jards Macalé (1972), Aprender a Nadar (1974) e Contrastes (1977) - e a análise, a partir dos conceitos de “mundo artístico” e “campo”, das referências à obra e à pessoa de Jards Macalé no Jornal do Brasil de 1969 a 1979, tentou-se compreender o processo de construção da ideia de “maldito” atrelado ao artista, devido as suas escolhas estéticas e seu comportamento, sempre em comparação com outros artistas próximos a ele. O foco foi entender a importância de Jards Macalé para o campo que atuava, a MPB, e sua posição em relação a outros artistas do citado campo.Item Diplomacia Cultural em Luiz Heitor Corrêa de Azevedo(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-17) SANTOS, Diego Wandal dos; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/9669467513329071; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; GUÉRIOS, Paulo Renato; http://lattes.cnpq.br/1564546099577691; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780O presente trabalho traz uma investigação em torno das ações musicais do musicólogo brasileiro, Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, entre 1930 e 1965, com foco no seu trabalho de difusão da música brasileira em âmbito internacional, durante o desenvolvimento da diplomacia cultural no Brasil. Luiz Heitor foi o personagem de maior relevância no que diz respeito à questão do intercâmbio cultural entre a nação brasileira e as instituições norte-americanas e europeias, quando falamos do campo da música. Através das relações com figuras importantes da musicologia estadunidense como Charles Seeger, diretor da Divisão de Música da União Pan-Americana, em Washington, e o etnomusicólogo Alan Lomax, foi responsável por ações eficientes de disseminação da música brasileira no país. Assim como na Europa, já no seu cargo na secretaria da Seção de Música da UNESCO, em Paris. Nas duas situações, agiu como embaixador da música brasileira em um período onde o governo brasileiro buscava criar uma identidade nacional com base no folclore. Ao analisar sua coluna de música na revista Cultura Política - onde faz um delineamento de grande amplitude sobre a crítica musical brasileira -, e também, uma variedade de autores relevantes para os temas referentes à colaboração cultural, o período político do Estado Novo, diplomacia cultural e folclore, foi proposto, então, não apenas a possibilidade de colaborar para o entendimento deste período para a cultura musical brasileira, mas principalmente, a visibilidade do crítico musical no meio acadêmico.Item Do Rock de Inverno à Última Oração: as cenas, as redes e os territórios musicais de Curitiba nos anos 2000(Universidade Estadual do Paraná, 2023-11-14) CARDOSO, Asaph Eleutério; MENDONÇA, Joêzer de Souza; http://lattes.cnpq.br/2256239523620698; http://lattes.cnpq.br/5601689724695273; MENDONÇA, Joêzer de Souza; http://lattes.cnpq.br/2256239523620698; ZAGONEL, Alexandra Lemos; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta dissertação apresenta uma análise das práticas musicais registradas na fonografia e videografia curitibanas dos anos 2000. Para efetuar essa análise, um levantamento da atuação da De Inverno Records e das bandas Terminal Guadalupe, Poléxia, OAEOZ, Criaturas e A Banda Mais Bonita da Cidade com o objetivo de contextualizar a cena musical dos anos 2000 na cidade de Curitiba/PR e identificar pontos de conexão na atividade musical dos atores humanos e não humanos presentes no terreno cultural da cidade. A partir da perspectiva do conceito de cenas musicais de Will Straw (1999), da Teoria do Ator-Rede segundo Latour (2000) e da multiterritorialidade proposta por Rogério Haesbaert (1997), examino o tecido de múltiplos territórios translocais, de múltiplas cenas e agentes que se conectam entre si e com o cenário digital nascente na época estudada. A interação entre os atores envolvidos neste processo demonstram a evolução de práticas musicais que buscam o reconhecimento nacional de reprocessamentos locais e os alcança por meio do videoclipe da música Oração, de Leo Fressato, interpretado pela Banda Mais Bonita da Cidade, em 2011.Item Mário de Andrade e seu legado para uma arte integrada na educação a partir da infância(Universidade Estadual do Paraná, 2022-08-19) PASSOS, Érica Santana dos; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/5787678563954657; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; MADALOZZO, Tiago; http://lattes.cnpq.br/9146356797400658; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780O trabalho busca investigar o impacto de Mário de Andrade para a educação musical no Brasil, articulando suas ideias e sua atuação como gestor público. A crítica musical do autor no jornal Diário Nacional nos anos de 1927 a 1932 é analisada com o intuito de discutir as ideias do autor sobre o tema da educação pela arte e educação musical. Foi selecionado um conjunto de textos assinados pelo autor relacionado ao tema da educação, buscando compreender seus ideais e preocupações, para o estudo da relação das ideias observadas em seus textos de crítica com a aplicação de políticas públicas no período em que foi diretor do Departamento de Cultura, entre 1935 e 1937. A metodologia incluiu pesquisa documental, consultando exemplares do jornal disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Outra parte consistiu em pesquisa bibliográfica sobre a vida e obra de Mário de Andrade e sobre a educação musical no Brasil no período de sua atuação. Foi feita uma ação educativa em uma comunidade na periferia de Curitiba, a partir da qual é feita uma reflexão sobre a aplicabilidade de conceitos e práticas defendidas por Mário de Andrade. A partir da análise foi possível compreender um pouco mais do processo da educação musical no Brasil e como o autor entendia a importância da música e da educação pela arte, para as crianças, na valorização do trabalho dos artistas e professores na cultura e sociedade brasileira. As ideias veiculadas em seus textos de crítica para o jornal podem ser entendidas como peça fundamental para o desenvolvimento de suas ideias em projetos futuros de educação musical e artística, contribuindo para realizações na prática que foram aplicadas posteriormente no Departamento de Cultura. A aplicação de algumas das práticas defendidas por Mário de Andrade evidenciou a atualidade de suas ideias e a aplicabilidade de sua reflexão para outro contexto no Brasil de hoje.Item Moacir Santos e as sonoridades dos LPs Coisas e Maestro(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-07) GOMES, Fábio Lima Marinho; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/0467054601986899; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; TINÉ, Paulo José de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/3115574393562084; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Este trabalho analisa as sonoridades dos LPs Coisas (1965) e Maestro (1972) de Moacir Santos (1926 – 2006), enfocando aspectos rítmicos, instrumentais, formais e harmônicos, percebidos por meio de audições e transcrições dos fonogramas. Em complemento à análise dos componentes musicais, também são abordados os aspectos visuais dos LPs, em conjunto com depoimentos do compositor. Esses dados e as análises produzidas a partir deles objetivam estabelecer conexões entres os discursos verbais com os aspectos aurais e visuais dos discos. Por meio dessas análises, a investigação busca apresentar um conjunto de evidências com potencial para contribuir criticamente na reflexão sobre as possibilidades de escuta e compreensão da obra de Santos. O trabalho explora a noção de dupla dimensão que envolve os LPs, articulada nos âmbitos aurais e visuais, tornando possível a formulação hipotética geral de que a obra de Santos remete a uma estética musical afro diaspórica.Item Música Clássica Indiana no Brasil: aprendizagem e performance na música hindustani(Universidade Estadual do Paraná, 2024-10-28) MICHALOVICZ, Adriano; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/6310961995662368; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; WOLFF, Marcus Straubel; http://lattes.cnpq.br/3507666665559087; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263Essa pesquisa pretende investigar quais são os pontos comuns e divergentes no processo de aprendizagem de músicos brasileiros que estudam música indiana com professores indianos. Para atingir o objeto dessa pesquisa os objetivos gerais do estudo foram compreender as estruturas que fundamentam a música hindustani e analisar os diferentes cenários da música indiana em três planos: na Índia até 1947, fora da Índia após 1948, e no Brasil atualmente. Os objetivos específicos foram mapear os processos de aprendizagem da música indiana, de alunos brasileiros que estudam ou estudaram com professores indianos, e descrever através de um relato etnográfico as atividades realizadas pelo músico indiano Shubhendra Rao no Brasil – um concerto, uma masterclass e uma palestra. Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter etnomusicologico. Foram realizadas entrevista semiestruturadas com seis músicos que residem no Rio de janeiro e anotações no diário de campo acerca das atividades realizadas por Shubhendra Rao, além de fotografias e gravação de áudio, posteriormente transcritos e analisados. Sendo o processo de aprendizagem de música indiana uma profunda imersão na cultura de seus professores, cada músico apresentou relatos únicos dessa relação complexa e intercultural, que aprofundou a compreensão acerca das relações sobre música, aprendizagem e performance.Item Música Popular Urbana na cidade de Maputo: percursos e contextos. 1975-2020(Universidade Estadual do Paraná, 2023-08-08) MABOTA JÚNIOR, Gil Mundau; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/8803775971779945; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; MUKHAVELE, Luka; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780O presente estudo parte do pressuposto de que a música em Moçambique, apesar de ser uma realidade cultural e artística inscrita na identidade dos moçambicanos nos seus diferentes contextos, ainda carece de uma análise sobre o seu percurso e contextos de execução nos primeiros anos da independência. O objectivo deste estudo é analisar o percurso e contexto de desenvolvimento da música popular na cidade de Maputo, refletindo como a independência de 1975 manteve algumas práticas músicas e gêneros da música popular urbana ou trouxe novas práticas e gêneros musicais, levando em consideração conceitos de transnacionalismos e transculturalidade. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa previu a realização de algumas entrevistas aos músicos e produtores musicais. Inclui ainda, a consulta de textos de referência devidamente indicados na lista bibliográfica.Item O Klezmer no Brasil: aspectos interpretativos de uma música sem fronteiras(Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-25) MÜLLER, Hudson Diógenes; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/0907099320454420; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; GANC, David; http://lattes.cnpq.br/7802314764522845; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780A presente dissertação tem como principal premissa investigar o Klezmer no que se refere à presença e prática desse gênero no Brasil. Uma das ramificações da música judaica, atrelada à sua cultura como um todo, o Klezmer se tornou sinônimo de uma sonoridade própria dos judeus (CUNHA, 2018), principalmente após a popularização da canção “Hava Nagila”. Performada em todas as festas judaicas, sobretudo o casamento, a música klezmer oriunda do Leste Europeu ganhou o mundo em virtude do processo de imigração do povo judeu, e é possível identificá-la em várias regiões do mundo. Diante do exposto, esta dissertação busca conhecer, por meio de uma pesquisa documental/bibliográfica (GIL, 2008, p. 50-51), as origens desse gênero musical, assim como sua inserção no Brasil, além de abordar aspectos pertinentes à interpretação e à performance dessa manifestação cultural tão particular.Item O meu nome é Lia Clark e aqui não tem frescurinha: a estética funk nos clipes de uma drag queen(Universidade Estadual do Paraná, 2023-12-15) BEHL, Rafael Mario; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/1959232156344606; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; GARSON, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/1853885425732276; MENDONÇA, Joêzer de Souza; http://lattes.cnpq.br/2256239523620698Esta pesquisa analisa os dois primeiros videoclipes da cantora e compositora Lia Clark, drag queen do funk, que iniciou sua carreira através da produção e exibição dos videoclipes: “Trava Trava” e “Clark Boom”, no web site YouTube. Nesse sentido, minha dissertação se concentrará na análise de diferentes dimensões da comunicação na música audiovisual (videoclipe), diferenciando e localizando quais formas de atuação do cantor podem ser consideradas atos políticos de resistência à forma hetero normativa cis gênero padronizada de identidades, descrevendo como a subjetividade do corpo de uma drag queen torna visível a performatividade queer, utilizando formatos de produção audiovisual em videoclipes de funk. Além disso, busca abordar a estética do funk e suas especificidades nesses dois videoclipes, considerando que essa estética diz respeito tanto ao visual quanto ao sonoro. Portanto, esta pesquisa percorre um caminho entre 3 direções que se cruzam: a cena da música queer, a estética do funk e o estudo dos videoclipes, com o objetivo de demonstrar que existe uma performatividade queer atuando durante a audiovisualidade do funk, nos videoclipes da drag queen.Item Onde tem música o santo dança: uma etnografia da música de umbanda no terreiro Tenda Cruzeiro da Luz(Universidade Estadual do Paraná, 2022-08-04) CUNHA, Tiago Scaramella Azevedo; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/9459621645509113; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; MARTINS, Patricia; http://lattes.cnpq.br/3626203034447008; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992O presente trabalho trata de uma descrição etnográfica resultante de uma observação da participação, como defende Barbara Tedlock, que ocorreu na Tenda de Umbanda Cruzeiro de Luz, na cidade Porto União, SC. Foi realizado um trabalho de campo junto ao grupo sonoro umbandista, que pretendeu buscar, através de uma concepção êmica, quais os parâmetros das teorias musicais umbandistas, bem como tentar desvendar de que forma as pessoas envolvidas nessa produção musical produzem sentido a elas, assim como expressar a transformação de símbolos musicais em símbolos religiosos. Encontramos uma interdependência basilar, para a religião, entre circunstâncias mágicas, das relações com o numinoso e suas revelações através do transe mediúnico e as práticas musicais, ou seja, na umbanda não há manifestação do sagrado sem o artefato ritual musical, aliás, o mito se dá em música. Para tanto a religião dá grande importância ao aprendizado, que se desenvolve em toda sorte de acontecimentos rituais, assim sendo, parte da prática religiosa é a aprendizagem, independentemente do nível já alcançado, dentro das estruturas hierárquicas dos adeptos. Os elementos encontrados na música umbandista escapam a seu espaço original, do templo, cruzando os limiares, se transformando, através de um processo de negociação com a sociedade, fortemente marcado pelos estigmas da racialização. Essa cultura de fresta, que escapa a seus usos originais, dá gênese a diversos estilos musicais profanos e estes, por sua vez, são constituintes da cultura brasileira, integrantes do ethos nacional. Constrói-se assim, nas palavras de Reginaldo Prandi, um Brasil com axé (mas não sem a violenta marca da dominação cultural, que subalterniza saberes não brancos).Item Violência simbólica de gênero contra compositoras(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-27) FELLINI, Janaina; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/2484343177458093; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; CUNHA, Rosemyriam Ribeiro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0536970443232460Esta pesquisa investiga a condição das mulheres compositoras, sob a perspectiva da violência simbólica de gênero, e como o fazer musical permanece sob a égide do androcentrismo. No Brasil, atualmente, as compositoras recebem 8% do total arrecadado por direitos autorais, um número que representa o efeito revés e contínuo da desigualdade de gênero no ambiente musical, consequência de incontáveis anos de apagamento, de silenciamento e de violências de naturezas diversas contra o gênero e o fazer musical femininos. O objetivo deste estudo é analisar as implicações da violência simbólica de gênero no trabalho das musicistas compositoras a fim de contribuir para a conscientização acerca da violência simbólica de gênero. A pesquisa foi de natureza qualitativa de cunho exploratório, com pesquisa de campo. As participantes foram mulheres compositoras, e os instrumentos para a coleta de dados foram: entrevista individual pré-estruturada em profundidade e diário de campo. Como suporte teórico, esta pesquisa fundamenta-se no conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu. Os dados foram submetidos à Análise Temática, de acordo com a metodologia de Virginia Braun e de Victoria Clarke. Foram realizadas oito entrevistas pré-estruturadas em profundidade com mulheres compositoras residentes em Curitiba. Após o cumprimento das seis etapas, conforme indicação da metodologia, três categorias foram selecionadas para a análise temática. A pesquisa mostrou que a violência simbólica de gênero, por meio do habitus, influencia o trabalho das compositoras, estabelecendo parâmetros assimétricos que desvalorizam a produção das mulheres compositoras. Outra implicação, aponta para o fato de que estas mulheres seguem compondo, porém, frequentemente sentem vontade de desistir da carreira. Como estratégia de conscientização, a busca por letramento de gênero, foi desvelada como fundamental.Item Violências de gênero na universidade de música: um olhar para o habitus, colonialidades, experiências e atravessamentos(Universidade Estadual do Paraná, 2023-02-27) JACOMETI, Amanda Lourenço; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/5823392172470254; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DOMENICI, Catarina Leite; http://lattes.cnpq.br/0175914492530439; MARCON, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/5574911786614860Este trabalho é um estudo sobre as produções de violência de gênero e suas transversalidades dentro de duas universidades públicas de música do Rio de Janeiro (a UNIRIO e a UFRJ), sobretudo as violências que afetam mulheres, travestis, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e dissidências de gênero. Tem como objetivo falar sobre diferentes experiências, acreditando que escutá-las é um grande mecanismo para entender as diversidades. Para isso, é necessário compreender como se dão as relações entre gênero e música nessas universidades, que seguem um modelo de ensino europeu conservartorial, e de que forma esses entendimentos do que é música, suas formas de produção e valorização possivelmente influenciam em um notável menor número de mulheres e dissidências em cursos que envolvem criação e virtuosismo em instrumentos. Pretende fazer um breve histórico do ensino de música no Rio de Janeiro, chegando até os dias de hoje, além de uma análise das respostas obtidas através de formulários, mostrando também como as violências de gênero são interseccionalizadas por questões como classe/econômica, raça/etnia, hereditariedade e ocupação de espaços.