Navegando por Autor "MELLO, Cleverson Molinari"
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Item Aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: uma abordagem interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos(as)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) SILVA, Débora Raitz; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/8394256958384156; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FILHO, Izaias da Costa; http://lattes.cnpq.br/9183520756095297A presente pesquisa objetiva analisar como se deu o processo de aprendizagem de alunos(as) por meio das tecnologias digitais no período da pandemia de Covid-19, tendo em vista a realidade desse público de classe baixa e de trabalhadores(as) em meio à mudança do ensino presencial para o remoto. Como fundamentação teórica deste estudo, de natureza aplicada, descritiva, com alicerce na pesquisa de campo e com abordagem quali-quantitativa, este estudo recorreu a pesquisadores(as) recentes e de abordagem interdisciplinar, dentre os principais: Arroyo (2017), Freire (2021, 2022), Kenski (2012), Moran (2013) e Lévy (2010a, 2010b). Para tanto, investigaram-se os discentes da EJA matriculados no ensino médio e fundamental do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná, juntamente com os(as) docentes e a equipe pedagógica da instituição, no período de 2019 a 2022, ou seja, antes, durante e pós-pandemia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três grupos do colégio, sendo 13 discentes, 8 docentes e 2 pessoas da equipe pedagógica; e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o ensino remoto para alunos(as) da EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), do investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e da promoção de políticas públicas para essa modalidade.Item As metodologias ativas no ensino médio: desafios para os espaços de aprendizagem(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-17) SONTAG, Adrielly; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/3513043395551009; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; SFORNI, Marta Sueli de Faria; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; GRAÇA, Luciana Manuela Almeida; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257No contexto educacional pós-moderno, as abordagens metodológicas têm recebido uma atenção especial, como as Metodologias Ativas. No entanto, há que se considerar a necessidade de se conhecer mais ampliadamente a perspectiva desta estratégia de ensino, a fim de que se possa entender seus desafios e contribuições ao desenvolvimento de capacidades sociais e culturais, necessárias ao pertencimento do sujeito na sociedade. Por essas razões, destacamos a importância de se investigar tal perspectiva, pois as Metodologias Ativas surgem como uma abordagem alternativa com o intuito de engajar o estudante no processo de aprendizagem de modo a torna-lo protagonista do seu aprendizado, permitindo o avanço em algumas capacidades, tais como: criticidade, criatividade, cooperação e autoavaliação. Assim, considerando o contexto exposto e a importância dessa abordagem, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: quais desafios são encontrados por professores do Ensino Médio ao implementarem as Metodologias Ativas como prática pedagógica na rede estadual pública de ensino? Desse modo, esta pesquisa busca investigar o uso das Metodologias Ativas e seus desafios no contexto do Ensino Médio de um determinado colégio da rede estadual de ensino do interior do Estado do Paraná. Para isso, pautamos nossos estudos em diferentes áreas do conhecimento, a saber: na Teoria da Complexidade, na pesquisa interdisciplinar e na perspectiva das Metodologias Ativas, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, fundamentamos nossa investigação na abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Em relação aos instrumentos de coleta e geração de dados, utilizamos um questionário online via Google Forms junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, tomamos por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio da recursividade e o hologramático, além de alguns procedimentos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) como o contexto de produção, plano global, além do uso de SOT (Segmentos de Orientação Temática – temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático – subtemas). Os resultados apontam para o reconhecimento da importância das Metodologias Ativas por parte dos professores, embora os dados evidenciem preocupações quanto às condições objetivas do trabalho docente em relação à implementação desta estratégia metodológica, como, por exemplo, a falta de tempo para planejamento e preparação das atividades, a ausência de formação docente sobre esta abordagem, bem como os impedimentos predominantes para a realização desta proposta didático-pedagógica. Ademais, a falta de aceitação dessas estratégias metodológicas por parte dos estudantes também foi indicada como impedimento para sua implementação. Com isso, concluímos que, para que a implementação das Metodologias Ativas ocorra na rede estadual pública de ensino, é necessário melhorar as condições objetivas de trabalho, propiciando formação docente sobre esse tema. Assim, ao organizar tais práticas formativas, o contexto educacional poderia contribuir para a aceitação das metodologias ativas por parte dos estudantes, auxiliando professores e estudantes em um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo.Item Biblioteca pública universitária: reflexões e diagnóstico das bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SILVA, Liane Cordeiro da Silva; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6892986719901676; BOVO, Marcos Clair; OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de; MORAES, Marcos Antonio de; MELLO, Cleverson MolinariAs bibliotecas universitárias estão pautadas nos processos organizacionais, na flexibilidade, na eficiência, no acesso à informação e na produção do conhecimento, possibilitam orientar seus leitores quanto à utilização da informação para a sua formação acadêmica, cultural e intelectual que buscam entendimento por meio de um enfoque interdisciplinar. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as bibliotecas universitárias dos campi da Universidade Estadual do Paraná tendo por base a percepção dos gestores, dos agentes administrativos, professores e discentes com relação aos serviços e à infraestrutura das bibliotecas. Nesse contexto, a pesquisa apresenta as seguintes indagações: a) quais as qualidades percebidas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação da Unespar quanto aos serviços prestados na biblioteca universitária?; b) quais aspectos precisam ser melhorados e/ou ações precisam ser implementadas para potencializar a qualidade dos serviços das bibliotecas no atendimento às necessidades específicas de informações requeridas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação?; e c) quais as qualidades percebidas em relação à quantidade do acervo, atendimento, treinamentos, políticas, processos, serviços, tecnologias de informação e infraestrutura das bibliotecas? Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados utilizou-se questionários que foram aplicados aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, num total de oitocentos e cinquenta e oito questionários, e aos docentes cento e vinte e oito participantes dos campi da Unespar para averiguar a frequência, a satisfação o espaço físico e mobiliário e serviços oferecidos pelas bibliotecas, além da infraestrutura, e da acessibilidade e também entrevistas semiestruturadas com os gestores e agentes universitários – bibliotecários de cada campi, e uma entrevista com a reitora, totalizando quinze entrevistas, todas realizadas via Google Meet. Dentre os resultados destacamos a necessidade da ampliação dos espaços físicos das bibliotecas; melhoria e adequação dos mobiliários; renovação constante do acervo; melhoria no sinal de internet e wifi; e aquisição de novas tecnologia como computadores.Item Ensino remoto e pandemia no contexto da universidade pública: um desafio para o estágio supervisionado na formação docente(Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-30) ZANCO, Patrícia Tozzo da Silva; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/6914164396630053; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; NETO, Pedro Leão da Costa; FRANÇA, Fabiane FreireEsta pesquisa objetiva apresentar os principais desafios e dificuldades encontrados, nos períodos letivos de 2020 e 2021, pelos professores da disciplina de estágio supervisionado dos cursos de licenciatura da UNESPAR, Campus de Campo Mourão- PR, a partir do processo de migração do ensino presencial para o ensino remoto emergencial no Ensino Superior, em um contexto de pandemia em função do Covid-19, que exigiu isolamento e distanciamento social, sendo necessário, o uso de plataformas digitais de ensino. Para isso, fundamentamos nossa investigação na perspectiva da Pesquisa Interdisciplinar, na Teoria da Complexidade, no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), bem como em estudos relacionados à temática em foco. Quanto aos procedimentos metodológicos, para fins de coleta de dados, utilizamos, além de estudos bibliográficos e de documentos institucionais, questionário online aos docentes formadores dos cursos de licenciatura do Campus de Campo Mourão da UNESPAR via Google Forms, envolvendo as áreas de Letras – Português/Inglês, Pedagogia, História, Geografia e Matemática, a fim de apontar os elementos que constituíram o ensino remoto emergencial no contexto de formação docente em tempos de pandemia, bem como suas contribuições e desafios.Item Formação continuada de professores(as) e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) em tempos de pandemia(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) LIMA, Gilsimar de; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/9185328090552333; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; SOUZA, Luiz Aparecido Alves de; http://lattes.cnpq.br/4341259416832398O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – (TDICS) na sociedade e na educação foram intensificados pela pandemia de Covid-19, que teve início no ano de 2020, fato que gerou modificações na forma de se comunicar, de estudar, se relacionar, sobretudo no contato social. Com base nesta constatação, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a relação entre o processo de formação continuada de professores(as) e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – (TDICs) no período pandêmico. Para tanto, a questão norteadora dessa pesquisa é: como ocorreu o processo de Formação Continuada, ao longo da pandemia da Covid-19, em um colégio estadual, em Querência do Norte, PR e de que forma as TDICS puderam colaborar com este processo? Para responder, foram elaborados alguns objetivos específicos, sendo: 1) discutir de que maneira a pandemia influenciou o processo de formação continuada de professores(as) em um colégio estadual em Querência do Norte, PR; 2) explicar as práticas de formação continuada adotadas pelos professores(as) ao longo da pandemia, identificando tanto os avanços quanto os desafios encontrados, bem como as adaptações pedagógicas realizadas por estes educadores; 3) interpretar a percepção dos professores(as) sobre o papel das tecnologias e ferramentas tecnológicas no aprimoramento do ensino durante a pandemia, visando compreender suas experiências e concepções. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso. Primeiramente, foram sistematizamos os documentos norteadores publicados a nível federal e estadual, que deram o direcionamento das ações educativas dos professores/as nos anos letivos de 2021 e 2022; em um segundo momento, foram aplicados questionários online com treze professores/as que lecionam na terceira série do ensino médio do Colégio; por fim, os resultados analisados, a partir dos relatos dos/as docentes, destacam como as formações, contribuíram, ou não, com o processo de formação continuada dos mesmos. As contribuições desta pesquisa incluem uma compreensão interdisciplinar sobre o processo de formação continuada e o uso das TDICS no período da pandemia, bem como a análise de como as TDICS podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem em um contexto de mudanças sociais e tecnológicas cada vez mais acelerados.Item Mulheres nas empresas de pequeno porte no estado do Paraná: desafios associados a uma perspectiva de gênero e poder(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/29) COLCHON, Rosilene Ribeiro; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/1148139018141026; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; REINA, Donizete; COQUEIRO, Wilma dos SantosO empreendedorismo feminino não se refere apenas às empreendedoras, ele atravessa a sociedade, causando mudanças estruturais e comportamentais e impactado as relações de poder no campo pessoal e interpessoal. Diante disso, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: quais as percepções das empreendedoras em relação ao poder e gênero na gestão dos seus negócios? O objetivo foi refletir sobre as relações de gênero e poder no empreendedorismo feminino, com foco nas empresas de pequeno porte no estado do Paraná. Para tanto, foram abordadas questões de gênero, relações de poder, patriarcado, assim como a construção social do papel da mulher e evolução das mulheres no mundo do empreendedorismo. E, para uma maior compreensão do problema de pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa, que foi realizada por meio de questionário semiestruturado com 84 empresárias, contendo participantes das 10 mesorregiões do Paraná. A Análise de Conteúdo sobre esse material possibilitou realizar interpretações dos relatos das empreendedoras com a intenção de refletir sobre seu sentimento pessoal e interpessoal em relação ao empreendedorismo. Os resultados mostraram que as empreendedoras sentem realização em empreender, pois encontram nessa atividade oportunidades de renda financeira, bem como de crescimento pessoal e profissional. Observouse também correlação entre o avanço no nível de escolaridade das empreendedoras e o crescimento significativo da atividade empreendedora. Entretanto, elas relataram situações de sexismo e preconceito de gênero, além de uma sobrecarga de trabalho em função do acúmulo de papéis, relacionado sobretudo aos cuidados com a família, o que gera dilemas pessoais. Concluiu-se que as análises sobre as questões expostas pelas empreendedoras é um campo rico de oportunidades para refletir sobre a construção de caminhos mais igualitários para o desenvolvimento do empreendedorismo.Item . Mulheres no Ensino Superior: acadêmicas indígenas dos cursos da Universidade Estadual do Paraná.(Universidade Estadual do Paraná, 2024/02/08) ROMANI, Michele; MELLO, Cleverson Molinari; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/4682327942611764; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; GONÇALVES, Rita de Cássia; COQUEIRO, Wilma dos SantosEsta dissertação aborda a crescente presença de estudantes indígenas mulheres, no ensino superior público, impulsionada por políticas de inclusão implementadas a partir de 1990, como o Vestibular dos Povos Indígenas no Estado do Paraná. Por meio de uma análise teórica embasada em pesquisa bibliográfica, documental e de campo, o estudo investiga a história das políticas educacionais voltadas para as populações indígenas no Brasil. Explora-se como os modelos tradicionais e modernos influenciaram o desenvolvimento dessas políticas ao longo do tempo, com destaque para as mudanças ocorridas após a promulgação da Constituição de 1988. O foco da dissertação está nas trajetórias e demandas das mulheres indígenas durante o ingresso e permanência no ensino superior. Com base na análise dos dados coletados, constatou-se que, apesar dos desafios enfrentados em razão de sua etnia, cultura e histórico social, essas mulheres têm se mantido nas universidades e alcançado resultados positivos para seu crescimento pessoal, profissional e para suas comunidades indígenas. O estudo visa a proporcionar um melhor entendimento sobre essas mulheres no contexto universitário, suas motivações e objetivos, contribuindo assim para uma reflexão mais ampla sobre a inclusão e a diversidade no ensino superior.Item O inglês no contexto da pós-graduação de uma universidade pública: desafios e oportunidades(Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-30) BORNHOLDT, Marinella Bertussi; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/9187199015915674; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; WIEDEMANN, Samuel Carlos; COLAVITE, Ana PaulaEsta pesquisa tem como objetivo discutir a proposta do Inglês como Meio de Instrução, English as a Medium of Instruction (EMI) na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) como uma política de internacionalização, com foco no contexto da pós-graduação. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva da pesquisa interdisciplinar e no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como nos mais recentes estudos sobre a temática abordada. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos uma análise documental e utilizamos questionários online, com coordenadores/gestores e docentes de cursos de pós- graduação, via Google Forms, sobre as propostas e ações de EMI ocorridas na Unespar até 2021. O objetivo do estudo foi identificar as dificuldades/desafios e possíveis contribuições de sua implementação, bem como as relações entre tais propostas e as percepções dos participantes sobre as práticas formativas com vistas à internacionalização enquanto política institucional, a fim de se entender alguns aspectos interdisciplinares, tais como: sociais e culturais, que possam permear estas ações educacionais. Os resultados obtidos demonstraram que o uso do inglês como meio de instrução ainda caminha a passos lentos dentro da Unespar devido principalmente à falta de investimento do governo e pouca estratégia de divulgação dentro dos programas de pós-graduação da universidade.