Navegando por Autor "MELLO, Cleverson Molinari"
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Item Aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: uma abordagem interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos(as)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) SILVA, Débora Raitz; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/8394256958384156; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FILHO, Izaias da Costa; http://lattes.cnpq.br/9183520756095297A presente pesquisa objetiva analisar como se deu o processo de aprendizagem de alunos(as) por meio das tecnologias digitais no período da pandemia de Covid-19, tendo em vista a realidade desse público de classe baixa e de trabalhadores(as) em meio à mudança do ensino presencial para o remoto. Como fundamentação teórica deste estudo, de natureza aplicada, descritiva, com alicerce na pesquisa de campo e com abordagem quali-quantitativa, este estudo recorreu a pesquisadores(as) recentes e de abordagem interdisciplinar, dentre os principais: Arroyo (2017), Freire (2021, 2022), Kenski (2012), Moran (2013) e Lévy (2010a, 2010b). Para tanto, investigaram-se os discentes da EJA matriculados no ensino médio e fundamental do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná, juntamente com os(as) docentes e a equipe pedagógica da instituição, no período de 2019 a 2022, ou seja, antes, durante e pós-pandemia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três grupos do colégio, sendo 13 discentes, 8 docentes e 2 pessoas da equipe pedagógica; e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o ensino remoto para alunos(as) da EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), do investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e da promoção de políticas públicas para essa modalidade.Item As metodologias ativas no ensino médio: desafios para os espaços de aprendizagem(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-17) SONTAG, Adrielly; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/3513043395551009; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; SFORNI, Marta Sueli de Faria; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; GRAÇA, Luciana Manuela Almeida; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257No contexto educacional pós-moderno, as abordagens metodológicas têm recebido uma atenção especial, como as Metodologias Ativas. No entanto, há que se considerar a necessidade de se conhecer mais ampliadamente a perspectiva desta estratégia de ensino, a fim de que se possa entender seus desafios e contribuições ao desenvolvimento de capacidades sociais e culturais, necessárias ao pertencimento do sujeito na sociedade. Por essas razões, destacamos a importância de se investigar tal perspectiva, pois as Metodologias Ativas surgem como uma abordagem alternativa com o intuito de engajar o estudante no processo de aprendizagem de modo a torna-lo protagonista do seu aprendizado, permitindo o avanço em algumas capacidades, tais como: criticidade, criatividade, cooperação e autoavaliação. Assim, considerando o contexto exposto e a importância dessa abordagem, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: quais desafios são encontrados por professores do Ensino Médio ao implementarem as Metodologias Ativas como prática pedagógica na rede estadual pública de ensino? Desse modo, esta pesquisa busca investigar o uso das Metodologias Ativas e seus desafios no contexto do Ensino Médio de um determinado colégio da rede estadual de ensino do interior do Estado do Paraná. Para isso, pautamos nossos estudos em diferentes áreas do conhecimento, a saber: na Teoria da Complexidade, na pesquisa interdisciplinar e na perspectiva das Metodologias Ativas, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, fundamentamos nossa investigação na abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Em relação aos instrumentos de coleta e geração de dados, utilizamos um questionário online via Google Forms junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, tomamos por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio da recursividade e o hologramático, além de alguns procedimentos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) como o contexto de produção, plano global, além do uso de SOT (Segmentos de Orientação Temática – temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático – subtemas). Os resultados apontam para o reconhecimento da importância das Metodologias Ativas por parte dos professores, embora os dados evidenciem preocupações quanto às condições objetivas do trabalho docente em relação à implementação desta estratégia metodológica, como, por exemplo, a falta de tempo para planejamento e preparação das atividades, a ausência de formação docente sobre esta abordagem, bem como os impedimentos predominantes para a realização desta proposta didático-pedagógica. Ademais, a falta de aceitação dessas estratégias metodológicas por parte dos estudantes também foi indicada como impedimento para sua implementação. Com isso, concluímos que, para que a implementação das Metodologias Ativas ocorra na rede estadual pública de ensino, é necessário melhorar as condições objetivas de trabalho, propiciando formação docente sobre esse tema. Assim, ao organizar tais práticas formativas, o contexto educacional poderia contribuir para a aceitação das metodologias ativas por parte dos estudantes, auxiliando professores e estudantes em um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo.Item Biblioteca pública universitária: reflexões e diagnóstico das bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SILVA, Liane Cordeiro da Silva; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6892986719901676; BOVO, Marcos Clair; OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de; MORAES, Marcos Antonio de; MELLO, Cleverson MolinariAs bibliotecas universitárias estão pautadas nos processos organizacionais, na flexibilidade, na eficiência, no acesso à informação e na produção do conhecimento, possibilitam orientar seus leitores quanto à utilização da informação para a sua formação acadêmica, cultural e intelectual que buscam entendimento por meio de um enfoque interdisciplinar. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as bibliotecas universitárias dos campi da Universidade Estadual do Paraná tendo por base a percepção dos gestores, dos agentes administrativos, professores e discentes com relação aos serviços e à infraestrutura das bibliotecas. Nesse contexto, a pesquisa apresenta as seguintes indagações: a) quais as qualidades percebidas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação da Unespar quanto aos serviços prestados na biblioteca universitária?; b) quais aspectos precisam ser melhorados e/ou ações precisam ser implementadas para potencializar a qualidade dos serviços das bibliotecas no atendimento às necessidades específicas de informações requeridas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação?; e c) quais as qualidades percebidas em relação à quantidade do acervo, atendimento, treinamentos, políticas, processos, serviços, tecnologias de informação e infraestrutura das bibliotecas? Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados utilizou-se questionários que foram aplicados aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, num total de oitocentos e cinquenta e oito questionários, e aos docentes cento e vinte e oito participantes dos campi da Unespar para averiguar a frequência, a satisfação o espaço físico e mobiliário e serviços oferecidos pelas bibliotecas, além da infraestrutura, e da acessibilidade e também entrevistas semiestruturadas com os gestores e agentes universitários – bibliotecários de cada campi, e uma entrevista com a reitora, totalizando quinze entrevistas, todas realizadas via Google Meet. Dentre os resultados destacamos a necessidade da ampliação dos espaços físicos das bibliotecas; melhoria e adequação dos mobiliários; renovação constante do acervo; melhoria no sinal de internet e wifi; e aquisição de novas tecnologia como computadores.Item Formação continuada de professores(as) e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) em tempos de pandemia(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) LIMA, Gilsimar de; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/9185328090552333; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; SOUZA, Luiz Aparecido Alves de; http://lattes.cnpq.br/4341259416832398O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – (TDICS) na sociedade e na educação foram intensificados pela pandemia de Covid-19, que teve início no ano de 2020, fato que gerou modificações na forma de se comunicar, de estudar, se relacionar, sobretudo no contato social. Com base nesta constatação, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a relação entre o processo de formação continuada de professores(as) e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – (TDICs) no período pandêmico. Para tanto, a questão norteadora dessa pesquisa é: como ocorreu o processo de Formação Continuada, ao longo da pandemia da Covid-19, em um colégio estadual, em Querência do Norte, PR e de que forma as TDICS puderam colaborar com este processo? Para responder, foram elaborados alguns objetivos específicos, sendo: 1) discutir de que maneira a pandemia influenciou o processo de formação continuada de professores(as) em um colégio estadual em Querência do Norte, PR; 2) explicar as práticas de formação continuada adotadas pelos professores(as) ao longo da pandemia, identificando tanto os avanços quanto os desafios encontrados, bem como as adaptações pedagógicas realizadas por estes educadores; 3) interpretar a percepção dos professores(as) sobre o papel das tecnologias e ferramentas tecnológicas no aprimoramento do ensino durante a pandemia, visando compreender suas experiências e concepções. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso. Primeiramente, foram sistematizamos os documentos norteadores publicados a nível federal e estadual, que deram o direcionamento das ações educativas dos professores/as nos anos letivos de 2021 e 2022; em um segundo momento, foram aplicados questionários online com treze professores/as que lecionam na terceira série do ensino médio do Colégio; por fim, os resultados analisados, a partir dos relatos dos/as docentes, destacam como as formações, contribuíram, ou não, com o processo de formação continuada dos mesmos. As contribuições desta pesquisa incluem uma compreensão interdisciplinar sobre o processo de formação continuada e o uso das TDICS no período da pandemia, bem como a análise de como as TDICS podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem em um contexto de mudanças sociais e tecnológicas cada vez mais acelerados.