Navegando por Autor "MARTINS, Giancarlo"
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Item Carto(Coreo)Grafias: Corpoterritório como Potência de Criação em Dança em Abya Yala(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/26) Omoto, Adriana Sayuri; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; http://lattes.cnpq.br/5975122749992443; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; Renata Santos Roel; http://lattes.cnpq.br/7281815410210961; Barbara Leite Matias; http://lattes.cnpq.br/2749154842005009A partir da análise e desdobramentos da noção de Corpoterritório em contextos de criação artística, a pesquisa pretende proporcionar um olhar aprofundado e descolonizador com respeito às abordagens de alguns processos contemporâneos de criação em dança e performance na América Latina, refletindo sobre as implicações das territorialidades nos nossos corpos. Partindo desta análise, a proposta é identificar as misturas que nos compõem enquanto corpos latinos, como entendemos nossos universos subjetivos para o fazer artístico no contexto latino-americano e porque compreender o conceito de emancipação poderia ser uma forma de cruzar as linhas abissais que nos distanciam de referenciais da nossa própria história. A proposta da dissertação está vinculada também a um mapeamento carto(coreo)gráfico que ilustra, através das grafias de movimento (coreografia/composição) e grafias de territórios (cartografia), estratégias de diluição das fronteiras que nos separam enquanto criadoras(es) do e no Sul global.Item LANCHONETE<>LANCHONETE UMA PRÁTICA EM ARTE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/12/14) KRINSKI, LAILANA; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/8420424224147550; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; HONORATO, Cayo; http://lattes.cnpq.br/8539725380344782; JUNG, Milla; http://lattes.cnpq.br/3437923035152043; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844Esta pesquisa disserta sobre a proposta artística Lanchonete<>Lanchonete, criada pela artista e ativista Thelma Vilas Boas. A reflexão abrange o contexto da virada social e virada pedagógica na arte, a partir de um recorte centrado na autora britânica Claire Bishop e seus interlocutores, principalmente quanto às relações estabelecidas entre arte, política e educação defendidas por Jacques Rancière, Paulo Freire e Luis Camnitzer. Este trabalho investiga como tal prática coloca em questão os processos pedagógicos tradicionais e o estatuto da arte em sua relação de aproximação e distanciamento com as discussões trazidas pelos autores. O recorte foi delimitado a partir da experiência em arte e educação que ocorreu em 2019 na Lanchonete<>Lanchonete, seus possíveis desdobramentos e sua continuidade em 2022 e 2023. Desenhada como um estudo de caso, a pesquisa contribui com o levantamento documental sobre o projeto Lanchonete<>Lanchonete e sua relação com o debate sobre a virada pedagógica no contexto brasileiro, bem como amplifica os significados construídos para que possam ser compartilhados com a comunidade. A fundamentação principal se concentra na contribuição de autores como Claire Bishop, Grant Kester, Jacques Rancière, Paulo Freire e Luis Camnitzer. Entre as metodologias de investigação, destacam-se uma revisão bibliográfica sobre o contexto e a opção pelo método cartográfico para os processos de análise. Conclui-se que Lanchonete<>Lanchonete pode ser pensada a partir das teorias da virada social e virada pedagógica. Apresentamos também como a Lanchonete<>Lanchonete participa das discussões internacionais sobre trabalhos de cunho participativo e como seus processos e diretrizes respondem às críticas levantas a respeito daquelas teorias.Item O CORPO TRANSBORDA EM CORPO: A IMAGINAÇÃO SIMBÓLICA NA CRIAÇÃO DO CORPO-ESCULTÓRICO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/13) DE MARCO, ISABELA PICHETH; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/4046312410414842; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; WEIDLE, CARINA; http://lattes.cnpq.br/6548636842227816; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844O corpo transborda em corpo consiste no processo de criação do corpo-escultórico, a partir da técnica de moldagem de meu próprio corpo. Este fazer possui em seu cerne o transbordar, exceder, extravasar e romper os limites impostos a este corpo, assim como aqueles que se assemelham a ele. Neste memorial, procuro trazer tanto os aspectos tradicionais escultóricos investigados, que são friccionados e distendidos no ato da criação, quanto os aspectos conceituais que submergem dos processos anteriores - paralelamente a observação das aproximações e afastamentos das práticas e criações de outros artistas. O entendimento de corpo, a partir da perspectiva da teoria corpomídia; o uso da vivência do corpo da mulher enquanto substrato para a prática da criação, a partir da teoria da prática de si; e, por fim, o entendimento e atravessamento dos aspectos anteriores dentro de um recorte e partilha de imagens do imaginário coletivo, por meio de produção e retroalimentação de imagens simbólicas, formam as reflexões conceituas exploradas