Navegando por Autor "MACIEL, Julio Constantino Campos"
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Item CORPOS-OBRAS-CIBORGUES: MODOS DE RELAÇÃO COM O PÚBLICO(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-05) MACIEL, Julio Constantino Campos; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/5448618288673697; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397Com o objetivo de perceber os modos de compreender o corpo como obra artística na Cyborg Foundation, a presente esquisa analisa as proposições de quatro artistas implantados/as: Moon Ribas, Manel Muñoz, Neil Harbisson e Jaime Del Val. Contudo, dado que, nos escritos e nas falas destes artistas, há referências aos movimentos ditos pós-humanistas, foi necessária uma breve revisão bibliográfica dos três principais movimentos recentes: Pós-humanismo, Transhumanismo e Metahumanismo. A revisão também trouxe diálogos com autores/as cujas pesquisas tangenciam assuntos que problematizam o corpo informacional, as medidas tecnológicas, as questões de gênero, entre outras, que se entrecruzam, tendo como principal aporte teórico o filósofo Stefan Lorenz Sorgner. Buscando assinalar, então, temas relevantes para a discussão do corpo-ciborgue como obra artística e sua relação com o público, esta pesquisa se dividiu em dois capítulos. No primeiro, constam as práticas dos/as artistas que consideram seus corpos implantados como catalizadores de percepções extra-humanas e as diferentes formas de expressar tais percepções ao público. Já no segundo, as obras de Jaime Del Val são tomadas como estudo de caso. Esta opção se deu por dois motivos: o artista é um dos teóricos de base do movimento Metahumanista; suas obras, diferentemente dos/das demais, incluem a participação do público. As estruturas amórficas criadas pelos artistas são pensadas na integração do corpo dos participantes, gerando um metacorpo.