Navegando por Autor "MACIEL, Fred"
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Item A representação da violência de gênero no romance contemporâneo de autoria feminina: uma análise de Vista Chinesa e Paisagem de porcelana(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/01) LASTA, Gabriela; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/3193696500606721; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; ZOLIN, Lúcia OsanaNesta pesquisa, que integra a linha de pesquisa “Formação humana, processos culturais e instituições”, propõe-se uma análise de romances de autoria feminina, evidenciando as relações intrínsecas entre a representação literária e a sociedade, pela perspectiva dos Estudos Culturais, dos estudos feministas e de estudos sociológicos. O objetivo é refletir, de forma interdisciplinar, acerca da representação da violência de gênero – nas formas de estupro e tentativa de feminicídio – nas obras Vista Chinesa (2021), escrita por Tatiana Salem Levy, e Paisagem de Porcelana (2014), de Claudia Nina. Além da tematização da violência de gênero nas obras como refração literária da sociedade opressora e misógina onde ainda se verifica marcas do patriarcado, busca-se entender como a violência física, psicológica e simbólica, assim como os vários deslocamentos espaciais incidem na (des)construção das identidades das personagens femininas. Para tanto, a metodologia utilizada nesta pesquisa se pauta nos estudos acerca da interdisciplinaridade; na intrínseca relação entre literatura e sociedade; sobre a construção identitária e em estudos relacionados à representação da violência de gênero. Portanto, é uma pesquisa bibliográfica e analítica, que visa relacionar as leituras teóricas com a análise das obras que formam o corpus deste estudo. Espera-se, por conseguinte, a partir desse estudo da literatura como reflexo social – uma vez que, como salientou o crítico Antonio Candido (2019), na composição estrutural do romance, o externo torna-se interno, integrando-se à estrutura estética – contribuir com os estudos acerca da violência de gênero na sociedade, assim como a representação ficcional de questões de identidade e violência que comparecem na literatura de autoria feminina do século XXI.Item A violência doméstica contra mulheres de Corumbataí do Sul/PR: desafios e possibilidades de superação(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) MICOLAJUNAS, Luciana Josélia; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/4809385528233903; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; MACHADO, Vanessa Rombola; http://lattes.cnpq.br/0505507655594064; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041A violência de gênero praticada contra a mulher é um problema social de reconhecimento internacional acerca da necessidade de compreensão e enfrentamento. Embora existam conquistas na efetivação dos direitos humanos das mulheres, persistem vestígios de uma sociedade patriarcal, na qual não se concretiza de fato a igualdade de direitos conforme preconiza a legislação vigente no país, com fulcro na Lei 13.104/2015, que criminaliza o feminicídio e o reconhece como assassinato de mulheres cometido em razão de seu gênero. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta como problema: quais motivos influenciam a permanência ou rompimento do ciclo de violência vivenciado por mulheres vítimas de violência de gênero, residentes em um município brasileiro de pequeno porte I? O objetivo geral é investigar os fatores socioculturais e econômicos que permeiam a violência doméstica sofrida por mulheres residentes em Corumbataí do Sul, município localizado na região sul do Brasil e situado no noroeste do Paraná. Os Objetivos específicos são: a) mapear o perfil socioeconômico e cultural das mulheres vítimas de violência no Brasil e correlacionar com o perfil do município de Corumbataí do Sul-PR; b) analisar se as políticas públicas para o enfrentamento da violência contra mulher estão disponíveis para mulheres de Corumbataí do Sul-PR; c) averiguar os desafios e as possibilidades de superação dessa vivência, de acordo os relatos das mulheres que sofreram violência doméstica, em Corumbataí do Sul. Adota-se, na pesquisa, uma metodologia quali-quantitativa, utilizando-se o grupo focal como instrumento para a coleta de dados, na busca de elucidar o problema apresentado. O perfil das participantes evidenciou serem mulheres cisgênero, com predominância da etnia parda, em relações conjugais de união estável, com baixo grau de escolaridade, residentes em casas alugadas, trabalhadoras informais, com renda de até um salário-mínimo, que recebem benefícios assistenciais e apresentam situação de hipossuficiência financeira. Enquanto resultados, o estudo aponta como essencial a promoção de diálogos e a implementação da educação em direitos humanos e educação em gênero desde os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto medida de conscientização, prevenção e superação da violência doméstica, das mais diversas formas contra violências que ferem os direitos fundamentais inerentes aos seres humanos.Item Avaliação da atenção primária à saúde: a perspectiva dos usuários com diabetes mellitus.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/22) VERGUTZ, Yasmin Flavia Prado; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; http://lattes.cnpq.br/6018591392022592; http://lattes.cnpq.br/9492283590425372; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; http://lattes.cnpq.br/6018591392022592; MACIEL, Fred; OLTRAMARI, KarineAs Doenças Crônicas Não Transmissíveis podem representar uma ameaça à saúde e ao desenvolvimento humano, com destaque para o Diabetes Mellitus (DM) – doença responsável por elevados índices de mortes anualmente. Tais condições apresentam como principais fatores de risco aqueles considerados modificáveis. Nesse contexto, é necessário que os profissionais de saúde desenvolvam ações intersetoriais e interdisciplinares, com o intuito de reverter o impacto desta patologia. Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar o desempenho da qualidade da Atenção Primária à Saúde, na perspectiva de adultos diabéticos. Trata-se de um estudo avaliativo-descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. A pesquisa é realizada com uma amostra representativa de adultos de diversas faixas etárias, selecionados aleatoriamente em instituições de saúde pertencentes ao município de Janiópolis (PR). São aplicados dois instrumentos: 1) Instrumento semiestruturado denominado como “Ficha Clínica” – para coleta de dados sociodemográficos, comportamentos de risco, estilo de vida, diagnóstico de DCNT e medicamentos de uso contínuo; 2) Instrumento PrimaryCareAssessment Tool (PCATool) – para avaliação da APS, por meio dos atributos essenciais (acesso de primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação) e os atributos derivados (atenção à saúde centrada na família e a orientação comunitária). Com o propósito de caracterizar os participantes da pesquisa, é realizada uma análise descritiva dos resultados. O escore do PCaTool é obtido pelo cálculo da média aritmética simples, e o desvio padrão foi relacionado às respostas das pessoas entrevistadas, obtendo valor de ponto de corte ≥3 (6,6 atribuindo o valor transformado em escala de 0 a 10), considerado como satisfatório ou orientado, ou seja, aceitável para os serviços da APS. Os escores inferiores a 6,6 consistem em uma avaliação com desempenho insatisfatório. A avaliação dos serviços da APS evidencia resultados satisfatórios nos tributos avaliados, sendo que o maior escore dos domínios avaliados é o “Acesso de Primeiro Contato” (utilização), seguido da “Integralidade” (serviços disponíveis), com as médias 9,11 e 8,59. Os domínios “Integralidade” (serviços prestados) e “Orientação Familiar” têm os menores escores: de 7,18 e 6,89. Verifica-se que a maioria dos usuários entrevistados são do sexo feminino (82,67%), a faixa etária com maior concentração é de 53 e 80 anos de idade, com predominância de praticantes do catolicismo (82,67%); ensino fundamental completo (62,67%); casados/as (61,33%); de raça parda (52%); não exercem atividades remuneradas externas ao serviço doméstico (81,33%); não praticam atividade física (85,33%); não-fumantes (78,67%) e que não fazem o uso de bebidas alcoólicas (94,67%); possuem histórico clínico familiar (76%); fazem o uso contínuo de medicamentos (97,33%); e o tempo de diagnóstico de 5 a 8 anos (30,67%). Conclui-se que o desempenho da Atenção Primária à Saúde é avaliado positivamente pelos usuários diabéticos atendidos na Unidade Básica de Saúde de Janiópolis (PR).Item Coletivos de torcedores de futebol no Brasil: constituição histórica e pautas políticas(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03-09) BEZERRA, Larissa; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/7673158126184018; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; VIMIEIRO, Ana Carolina Soares Costa; KLAUCK, Samuel; MACIEL, FredMovimentos de torcedores que se posicionam contra o machismo, a homofobia e o racismo e buscam acesso democrático aos estádios e clubes começam a surgir principalmente a partir de 2013, com as Jornadas de Junho e 2014, com a realização da Copa do Mundo no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a exposição das pautas políticas por quatro grupos de torcedores no Facebook, identificando as especificidades e recorrências das representações políticas entre eles. A escolha deste tema se dá pela relevância das torcidas de esquerda na luta por um ambiente social e esportivo mais democrático, principalmente no contexto brasileiro, de crescente autoritarismo e ataques aos Direitos Humanos. Partindo de uma abordagem interdisciplinar e da etnografia de tela, pretendemos analisar quanti e qualitativamente as publicações de 2020 no Facebook de torcidas antifascistas dos quatro maiores clubes de São Paulo, a saber: Coletivo Democracia Corinthiana, Palmeiras Antifascista, Santos Antifascista e Bonde do Che (São Paulo), que estão entre os grupos com maior número de seguidores nas redes sociais. Podemos dizer que em 2020 se dá a consolidação da militância política desses torcedores ao coordenarem protestos pelo país inteiro, defendendo valores democráticos. Nossas conclusões apontam que esses grupos são relevantes na criação de conteúdo nas redes sociais, principalmente no Facebook, mantendo periodicidade e conteúdos combativos, que interessam não somente às torcidas, mas a toda a sociedade e encontram na internet um espaço de constituição enquanto sujeitos políticos, embora não seja o único.Item Cultura e identidades culturais no campo: diversidade e pertencimento da juventude em um colégio do campo de Roncador/P(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/04) OLIVEIRA, Julio Rodrigues de; BOVO, Marcos Clair; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/2474643637903471; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FOESTSCH, Alcimara Aparecida; REDIN, EzequielA cultura é um elemento riquíssimo para conhecer a história e a identidade de um povo, consiste em marcas que as pessoas carregam de sua existência em um determinado tempo e espaço, como exemplos: objetos, valores, crenças, hábitos, costumes, estilos. Também apresenta um grau de importância ao desenvolvimento social da coletividade histórica, por se apresentar como um reflexo da sua própria organização social. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva mostrar o resultado da análise das mudanças da identidade cultural da juventude residente no Campo, destacando a influência da globalização e mídias digitais a partir da ótica da Educação do Campo. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa exploratória, por meio de análise bibliográfica e documental da categoria Educação de Campo, levantamento de dados quantiqualitativos das instituições escolares da modalidade Campo na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, aplicação de questionários semiestruturados aos professores(as), equipe gestora e pedagógica e estudantes de uma Instituição Escolar do Campo que oferta o Ensino Médio. Os resultados da pesquisa contribuem para a expansão de discussões sobre essa temática, estimulando novas estratégias para que os(as) estudantes sintam-se pertencidos(as), tendo em vista que a juventude residente no campo é caracterizada por uma identidade cultural única, exclusiva, que mescla elementos culturais de seus antepassados, alinhados com as “novidades”, tecnologias e o mundo “pop” contemporâneo, tal como se encontram estudantes que se autointitulam caipiras ou agroboys, além de grupos culturais que são influenciados pelos elementos locais, perpassados pela globalização, de maneira que essas identidades culturais sejam reconhecidas, valorizadas e incorporadas aos processos educativos de modo a contribuir para que os(as) estudantes atuem como agentes transformadores na realidade local e regional das quais fazem parte.Item Direitos Fundamentais das Pessoas Trans: possibilidades de atuação do Ministério Público em Campo Mourão/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) PIRES, Thiago Rodolfo; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0012557061121281; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do; http://lattes.cnpq.br/7740026689471870Na presente pesquisa, de natureza interdisciplinar, coadunamos contribuições da ciência do Direito, da Educação, da História, da Filosofia, da Psicologia, Sociologia e dos estudos de gênero aos eixos de análises dos direitos humanos e fundamentais sociais do trabalho, no tocante às pessoas trans de Campo Mourão/PR. Buscamos não apenas apontar as adversidades e os contratempos existentes em um contexto contemporâneo que se mostra hostil e que repudia ostensivamente a manifestação diversa da cisnormatividade socialmente reconhecida, mas destacar os possíveis caminhos a serem perfilhados na legítima luta social empreendida, com destaque para a atuação do Ministério Público (MP). Em vista disso, problematizamos: Quais são as políticas públicas municipais de acesso aos direitos fundamentais da população trans de Campo Mourão/PR? Nosso objetivo central na pesquisa é investigar as políticas públicas e os possíveis instrumentos de atuação do MP operantes em Campo Mourão/PR na promoção dos direitos fundamentais das pessoas trans. Esse objetivo geral se desdobra em outros 3 (três) objetivos específicos, a saber: 1) Mapear as políticas voltadas aos direitos fundamentais da comunidade trans e compreender como foram teorizadas e mobilizadas; 2) Analisar as pautas legislativas e de políticas públicas concernentes aos aspectos trabalhistas da população trans no Município de Campo Mourão/PR; 3) Averiguar os possíveis instrumentos de atuação do MP com vistas a garantir a acessibilidade das pessoas trans ao mercado formal de trabalho. Nesse contexto, realizamos uma análise documental e um estudo exploratório junto ao Poder Executivo Municipal, à Câmara de Vereadores e ao MP, e averiguamos os instrumentos de proteção e de acesso aos direitos fundamentais do grupo trans. Reconhecemos a identidade de gênero enquanto direito humano e fundamental, com a consequente proteção da pessoa trans, no intuito de promover plenamente a consecução da dignidade da pessoa humana. Observamos que a ausência de atuação específica na temática, por ora, do MP com atuação em Campo Mourão/PR não impede que haja, em um futuro próximo, a sua deflagração na tutela dos direitos fundamentais da minoria trans.Item Entre o rural e o do campo: discussões e viabilidade de uma escola pública municipal em Moreira Sales/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/11) BARRETO, Raquel Marina Lôbo; MACIEL, Fred; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/7184802898083420; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; CECÍLIO, Maria Aparecida; PINHEIRO, Marcos SorrilhaAs escolas localizadas na zona rural possuem características estabelecidas a partir da cultura e da historicidade da região vinculada, bem como das implicações e propostas voltadas para a efetivação desse ensino que permeia entre o “rural” ou “do campo”. Na presente pesquisa propomos discussões referentes à viabilidade de uma escola pública municipal em Moreira Sales/PR, a partir de uma análise relacionada aos conceitos e políticas vinculadas à Educação Rural e Educação do Campo. Uma vez que, enquanto a “rural” está em consonância à educação urbana, a “do campo” se preocupa com a realidade e luta do povo campesino. Com essa teorização, é possível considerar as especificidades do objeto de estudo e, assim, analisar o conceito e as estratégias de ensino em escolas no campo, bem como as propostas políticas governamentais envoltas a esse âmbito. A análise da pesquisa foi pautada na investigação histórica do conceito de escolas localizadas na zona rural, na qual discutimos sobre as possíveis diferenciações terminológicas entre “rural” e “do campo”, tal como as mudanças sociais e históricas que estão retratadas na instituição. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a partir de estudos envoltos à Educação do Campo e discussões das Políticas Públicas por meio de programas que estão relacionados à essa modalidade de ensino. Como prática, utilizamos a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores/funcionários, gestores e familiares/responsáveis de alunos(as), para compreender o ensino na educação no campo, observando suas implicações como instância local de vivência. Compreendemos o processo de cessação de 36 escolas localizadas na zona rural do município, destacando os pontos que levaram a esse fenômeno e permanência da última escola rural de Moreira Sales/PR. Esperamos que, a partir do estudo investigativo teórico, seja possível elencar a relevância da educação na zona rural, seja “rural” ou “do campo”, como local de sociabilidade e/ou de promoção de resistência no campo. Para além disso, objetivamos, com a análise histórica e prática, promover a valorização da educação na zona rural, em especial da instituição estudada, além de problematizar, dialogar e discutir a viabilidade da mesma, a partir de implicações gestoras e governamentais. Conseguinte, entendemos a realidade da comunidade estudada e o papel que a instituição para os que a permeiam. Ressaltamos que uma escola localizada na zona rural é relevante para a sua regionalidade, seja com perspectiva “rural” ou “do campo”, mesmo que a consciência de classe, luta e permanência no campo só seja trabalhadas em escolas que aderem à uma Educação do Campo.Item Evasão nos cursos de licenciatura da Unespar/Campo Mourão: perspectiva dos(as) evadidos(as)(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/05) CORDEIRO, Aline Fernanda Cordeiro; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/6012350111733241; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FERREIRA, Luciano; BOVO, Marcos ClairO trabalho docente historicamente se mostrou desvalorizado e atualmente sofre ataques que potencializam o seu desprestigio, levando as licenciaturas a enfrentarem a baixa procura, vagas ociosas e a evasão. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo de compreender os motivos da evasão dos cursos de licenciatura – Pedagogia, História, Geografia, Matemática e Letras – da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, campus de Campo Mourão, assim como investigar a democratização do Ensino Superior. Partindo de uma perspectiva de interdisciplinaridade e de complexidade, apresentamos pesquisas que demonstram que o fenômeno evasão é multidimensional e multicausal. Diante disso, problematizamos: quais os motivos que levam à evasão de estudantes dos cursos de licenciatura da Unespar de Campo Mourão? Para responder esta indagação realizamos o levantamento de dados sobre os(as) evadidos(as) por meio da plataforma Business Intelligence, sistema de gestão acadêmica da Unespar, e em seguida aplicação de questionário via plataforma Survey Monkey para estudantes evadidos(as) durante o período de 2011 a 2019. A investigação possui caráter qualiquantitativo e foi sistematizada mediante análises da plataforma em correlação com os dados do questionário. Os resultados apontam que os motivos do fenômeno evasão junto aos cursos de licenciatura da Unespar de Campo Mourão-PR não se dão por meio de uma via única, pelo contrário, os(as) participantes envolvidos(as) na pesquisa apresentam motivos diversos, a saber: dificuldades com as disciplinas, dificuldades em conciliar trabalho e os estudos, não identificação com o curso, dentre outros. Para além da percepção de um panorama local, acreditamos que as apreensões apresentadas nesta pesquisa podem contribuir para pensar em estratégias de combate ou redução destes problemas nas universidades.Item Formação continuada de professores: cursos, projetos educacionais e impactos na rede municipal de Campo Mourão/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/14) DE CARVALHO, Sara Julia Rodrigues; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; FRANÇA, Fabiane Freire; PINHEIRO, Marcos SorrilhaA educação é fundamental no processo de formação humana integral e apresenta-se como importante ferramenta de desenvolvimento social. Tanto é essencial, que está estampada no rol dos Direitos Sociais do art. 6º da Constituição Federal, sendo abordada também pelo art. 205 da mesma Carta, onde consta que se trata de um direito de todos e um dever do Estado e da família. Diante disso, o Governo Federal, Estados e Municípios desenvolvem políticas públicas educacionais diversas, conforme as competências atribuídas pela Constituição. Entre as políticas públicas e demais ações implementadas pelos entes públicos, aquelas voltadas à formação continuada de professores têm se destacado, visto que a atuação do docente em sala de aula é fator determinante na qualidade da educação. Nesta conjuntura, a presente pesquisa aborda a educação sob as perspectivas jurídica, sociológica e da gestão pública, e tem como escopo investigar as ações implementadas pelo município de Campo Mourão/PR entre os anos de 2017 e 2020, voltadas à oferta de cursos de formação continuada de professores e projetos atrelados às formações. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica, com pesquisa teórica em livros, artigos científicos, legislações e outros; a análise documental, com a coleta de dados junto a órgãos municipais e sua respectiva análise; e a pesquisa de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores, diretor e gestores do município. A pesquisa é exploratória quanto aos objetivos e possui caráter qualitativo quanto à abordagem. A partir dos levantamentos realizados através dos procedimentos citados, pretendeu-se formar um diagnóstico, identificando os pontos fortes, as fragilidades e eventuais problemáticas que envolvem a formação continuada de professores no município. Desta forma, pautando-se nas perspectivas de 03 (três) professoras, 01 (um) diretor e 04 (quatro) gestoras, pretendeu-se analisar os possíveis impactos das ações implementadas em prol da formação continuada e averiguar a eficiência e eficácia da atuação do município de Campo Mourão/PR, analisando se suas ações estão aptas a atender as demandas educacionais amplamente consideradas. Com isso, esperou-se dar uma devolutiva ao município de Campo Mourão/PR, a fim de que este tenha acesso à uma ampla perspectiva sobre a formação continuada de professores, viabilizando um eventual aprimoramento e/ou ajuste nas ações propostas.Item Morte violenta de mulheres e o crime de feminicídio no Brasil: uma análise de teses de doutorado(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-29) ABRANTES, Alesandra Christian; BOVO, Marcos Clair; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/2992332417679491; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; PRADO, Robervani Pierin do; MACIEL, FredÉ paradoxal a evolução da condição da mulher no contexto social, ao mesmo tempo em que a mesma continua sendo vítima de violência perpetrada em razão do gênero, ou seja, as mulheres sendo vítimas de violência por serem mulheres. A violência contra a mulher é produto de um sistema social que subordina o sexo feminino ao sexo masculino em uma relação de desigualdade. O sentimento de pertencimento que o sujeito agressor possui em relação à vítima corrobora com o alto índice de feminicídios no Brasil. Dentre os fatores que contribuem para esse cenário estão a objetificação da mulher pelo homem, o sentimento por parte do homem de que a mulher deve atender às suas necessidades e desejos, a falta de acolhimento de qualidade nos serviços públicos, a grande desigualdade de gênero fruto da construção do patriarcado, além de outras situações mais modernas do contexto social, tais como: a má distribuição de renda, o desemprego, o uso de drogas lícitas e ilícitas e empoderamento feminino, dentre outros. Na dinâmica das violências perpetradas contra a mulher, temos: a doméstica, a física, a psicológica, a sexual e a patrimonial. É nesse contexto que a pesquisa objetiva analisar a violência cometida contra as mulheres, evidenciando os crimes de feminicídio em teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação do país com foco no feminicídio antes, e a partir da Lei 13.104/2015. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa bibliográfica, análise documental em leis nacionais e internacionais que versam sobre os direitos e proteção das mulheres, além de seleção de teses de doutorado do Catálogo de dissertações e teses da Capes, tendo como palavra-chave: feminícidio. Os critérios de análises tiveram por base os seguintes elementos: os boletins de ocorrências, o contexto da investigação, o contexto do crime de feminicídio, o(s) perfil(is) do(s) feminicida(s); perfil(is) da(s) vítima(s) do feminicida(s), bem como o desfecho do tribunal de júri. O resultado da pesquisa indica que há uma similitude com os dados nacionais apresentados no decorrer do trabalho. Os dados levantados apontam que ciúmes e inconformismo com a separação aparecem como a maioria das justificativas dos feminicidas para o cometimento do crime, também restou evidenciado que o histórico de violências pretéritas perpetradas contra as mulheres aparecem como indicativo de um desfecho fatal nas relações pautadas pela violência doméstica.Item O desenvolvimento geográfico desigual nos municípios perifericos da microrregião de Campo Mourão: estudo dos casos de Corumbataí do Sul, Iretama e Luiziana(Universidade Estadual do Paraná, 2021/10/24) ALENCAR, Mário Sérgio Souza de; COSTA, Fábio Rodrigues da Costa; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/9129676174310671; COSTA, Fábio Rodrigues da Costa; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; TÖWS, Ricardo Luiz; MACIEL, FredO desenvolvimento é um dos conceitos mais complexos da atualidade. Por tratar-se de um tema interdisciplinar é estudado pela Economia, Geografia, Sociologia, História, Ciências Políticas etc. A ausência do desenvolvimento pode ser considerado um dos maiores problemas para muitos municípios periféricos situados no estado do Paraná. Tal fato pode ser observado na Microrregião de Campo Mourão, especialmente nos municípios de Corumbataí do Sul, Iretama e Luiziana, que são os objetos de estudo da pesquisa. Na esteira desse problema encontra-se o objetivo geral da pesquisa que é analisar as dificuldades para a efetivação do desenvolvimento territorial nesses municípios. A pesquisa utilizou a metodologia quanti-qualitativa e contou com: a) levantamento bibliográfico utilizando livros, artigos, dissertações e teses que trataram o perfil histórico dos municípios e os conceitos de produção do espaço, desenvolvimento geográfico desigual e municípios periféricos; b) coleta e análise de dados espaciais, sociais, econômicos e humanos na base de dados do Atlas Brasil, Caderno Ipardes, IBGE entre outros e; c) trabalho de campo nos municípios estudados para levantamento de informações e obtenção de fotografias. Os resultados indicaram que são grandes os desafios para potencializar o desenvolvimento nos municípios periféricos pesquisados, com destaque para: carência das políticas públicas, ausência de um plano de desenvolvimento de longo prazo, esvaziamento da população, baixos salários pagos para os trabalhadores, dificuldades para promover a integração regional, poucos investimentos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura e uma visão de desenvolvimento ainda pautada apenas na dimensão econômica.Item Perfil e presença indígena em Campo Mourão (PR): reconhecimento no espaço urbano e rural na Bacia do Rio Ivaí(Universidade Estadual do Paraná, 2022-08-24) PEREIRA, Raine Clavisso; BOVO, Marcos Clair; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6482699662635921; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FREITAS, Ana Elisa de Castro; NOVAK, Éder da SilvaA história brasileira sempre foi marcada por invasões estrangeiras e pelo colonialismo, ocorrendo tensões entre os povos nativos e os colonizadores espanhóis e portugueses, assim como das expedições de bandeirantes paulistas especificamente no território paranaense, os quais já ocasionavam os deslocamentos dos povos indígenas. Cada vez mais, o país tem vivenciado um processo de mobilidade dos povos indígenas de diversas etnias para variadas cidades, sendo que esse movimento pode ocorrer por ausência de terras aos indígenas, refúgio e busca por direitos, proteção contra as violências oriundas de conflitos territoriais, ausência de demarcação de terras e disputas judiciais com latifúndios, assim como a busca por estudos, trabalho, renda e melhores condições de vida. Diante disso, a pesquisa objetiva compreender o perfil e a presença indígena no município de Campo Mourão (PR), evidenciando o reconhecimento e as necessidades desses povos nos espaços urbano e rural. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa bibliográfica por meio de livros, dissertações, artigos científicos e documentos oficiais de entidades públicas referentes aos povos indígenas em ambientes urbanos e rurais, seguido de pesquisa in loco de caráter qualitativo por meio da aplicação de questionários e entrevistas junto aos representantes indígenas das etnias Guarani e Kaingang e representantes da Secretaria da Assistência Social e do Conselho Municipal de Igualdade Racial, já que se demonstraram os mais ativos na causa pelo município. Por meio da compreensão da conjuntura histórica, espacial e política no município, os resultados evidenciam as reivindicações indígenas, tais como o terreno de passagem aos Kaingang, o poço para fornecimento de água aos Guarani, as questões que envolvem a educação escolar (transporte, professores indígenas, suporte psicológico quanto aos receios de suicídio dos jovens indígenas e outros), e pretendem contribuir com subsídios para o protagonismo indígena no fomento de políticas públicas que lhes estejam voltadas, proporcionando assim um diálogo fluido com os órgãos públicos para a desenvoltura de políticas adequadas aos grupos aqui presentes.Item Queixas escolares sobre crianças em situação de acolhimento: representações sociais de educadoras do Ensino Fundamental I(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/11) JUNIOR, Sérgio Bezerra Pinto; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; C; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8382502976713993; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MOLINA, José Arur; YAEGASHI, Solange Franci RaimundoNo Brasil, segundo o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, o número de crianças acolhidas institucionalmente é de 31.856 sendo o Paraná o quarto estado que possui mais crianças e adolescentes institucionalizados. Tendo em vista que os problemas enfrentados pela criança institucionalizada são frequentemente justificados pela sua condição de vulnerabilidade, a presente pesquisa objetiva analisar como as docentes compreendem a relação entre a produção das queixas escolares e a história da criança institucionalizada. É uma pesquisa de campo de cunho interdisciplinar, na qual a metodologia da pesquisa se organiza por meio de observação participante em sala de aula e no cotidiano das professoras, que atendem crianças do primeiro ao quinto ano, acolhidas institucionalmente devido a determinação judicial em consequência da violação de seus direitos, bem como entrevistas semiestruturadas com profissionais de uma Escola Municipal, localizada em Cianorte-PR. Para maior aproximação entre os objetivos e os resultados a serem obtidos, desenvolvemos um estudo pautado no levantamento de dados qualitativos, de cunho exploratório, levando em conta as falas pontuadas por treze profissionais da educação, associado às observações realizadas no espaço escolar. Nesta pesquisa priorizamos o referencial teórico metodológico da abordagem da Teoria das Representações Sociais, com aporte teórico de autores que colaborem com a discussão em parceria da Psicanálise e da Educação. Com efeito, analisamos a criança em situação de acolhimento como um ser humano que se constrói na relação com o outro, pela via social e cultural. Dados e resultados, foram organizados em seis categorias de análise: “o quem”, “o quê”, “o como”, “para que”, “o por quê” e “ancoragem e objetivação”, as quais evidenciaram a influência das perspectivas das professoras sobre as vivências escolares dos alunos. Revelamos que treze mulheres percebem a profissão carregada de responsabilidade e como estas sofrem com falta de condições de trabalho adequadas. Que as crianças são percebidas como carentes, com comportamentos passivos ou agitados, e que estas dificuldades, comportamentais e de aprendizagem, são atribuídas à ausência da família. Ao ver uma criança assim compreende-se que esta é uma forma lidar com as emoções despertadas entre as profissionais, bem como a manutenção do lugar de poder do professor e resultado de um sentimento de culpa ao perceber a fragilidade e impotência sobre a realidade das crianças em situação de acolhimento. Resultado de uma formação elaborada por muitos profissionais que desconhecem a realidade da sala de aula ou da escola, e que a sobrecarga de trabalho burocrático, afasta a subjetividade da prática profissional. Assim, a produção de queixas escolares e a compreensão destas se ancora no processo de homogeneização da diversidade e envolve a precarização do trabalho e da educação, com objetivos maiores como a produção de mão de obra barata e acrítica. Contribuímos com pesquisas no campo da Sociologia, Educação, Psicanálise, Psicologia, dentre outras áreas dedicadas à criança acolhida institucionalmente, que ampliam as condições para que a escola seja um espaço de socialização de saberes, culturas e conhecimentos, isto é, um espaço adequado para o acolhimento das demandas emocionais e das experiências vividas por cada criança.Item Rede de Proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sob a perspectiva de gênero e direitos humanos.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/15) VANALLI, Paula; FRANÇA, Fabiane Freire; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/7629324446828928; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; MACIEL, Fred; MINAYO, Maria Cecília de Souza; TAKARA, SamiloTrata-se de uma pesquisa que visa compreender as perspectivas de gênero das(os) profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação de violência no município de Campo Mourão, estado do Paraná. Em vista disso, problematizamos: como a ampliação dos conhecimentos de gênero podem promover o cuidado e a não revitimização de crianças e adolescentes em situação de violência? Orientadas pelo diálogo interdisciplinar entre a psicologia existencial da libertação, teorias feministas decoloniais e estudos culturais, visamos olhar a Rede de Proteção para além da representação definida previamente pelas leis, compreendendo-a enquanto um coletivo de profissionais que dialogam e se comunicam em prol da proteção, numa relação de coexistência com crianças e adolescentes vítimas de violência. A pesquisa é de cunho qualitativo, com a finalidade de compreender uma realidade que é complexa e que ocorre em um tempo e espaço de relações profundas, que se iniciam na emergência do fenômeno da violência. Na intervenção com as(os) profissionais da Rede de Proteção, utilizamo-nos de entrevistas semiestruturadas para compreender o objeto de estudo numa relação com os fenômenos desvelados nas narrativas. A metodologia dos círculos dialógicos também foi utilizada com a finalidade de propiciar espaço de aproximação, reflexão e formação, reconhecendo os conhecimentos e experiências das(os) profissionais participantes e considerando-as(os) como sujeitos coautoras(es) em todo o processo. Inferimos que esta pesquisa poderá contribuir para o reconhecimento dos estudos de gênero como relevantes à Rede de Proteção, fornecendo subsídios para o atendimento cuidadoso, protetivo e à prevenção da revitimização e da violência institucional de crianças e adolescentes em situação de violência.Item Saúde Mental, Ensino Superior e Pandemia: perspectivas de profissionais de Psicologia no acolhimento a estudantes da Unespar no contexto da COVID-19(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-15) IRITSU, Any Emanuela Sielski; MACIEL, Fred; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/7063774728927519; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; PEREIRA, Márcio José; http://lattes.cnpq.br/6428881358629853; MAIO, Eliane Rose; http://lattes.cnpq.br/9562371036022440O panorama da pandemia de COVID-19 e o isolamento social desencadearam aumento significativo na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo, para além de inúmeras consequências de ordem sanitária e socioeconômica. Dessa forma, como necessidade frente a tal quadro, as instituições de Ensino Superior têm se atentado ao cuidado e qualidade de vida de estudantes, preservando e atendendo as demandas vinculadas à saúde mental. Com base nessas considerações, a pesquisa tem como objetivo geral entrevistar cinco profissionais de Psicologia Clínica que realizaram acolhimento e escuta a estudantes, de forma voluntária, com a técnica da Psicoterapia Breve, por meio do Centro de Educação em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Paraná – CEDH/Unespar, durante a pandemia de COVID-19. Os objetivos específicos visam identificar os impactos psicológicos à saúde mental de aproximadamente sessenta (60) estudantes e, compreender aspectos emocionais e psicossociais que possam dificultar o processo de aprendizagem e desenvolvimento psicoemocional. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo e descritivo, os dados e informações estão explorados mediante análise de conteúdo. Pretende-se com a pesquisa, além de investigação socioeducacional, propor reflexões acerca da saúde mental no Ensino Superior e ressaltar a necessidade de ações de apoio e escuta emocional que se mostram fundamentais para atender às dificuldades vivenciadas por universitárias(os), apoiar o desenvolvimento acadêmico e promover o desenvolvimento integral de estudantes. Almeja-se fornecer possíveis subsídios para que a Unespar possa aprimorar e/ou lapidar as ações de assistência, de acordo com as necessidades de estudantes. Por fim, a pesquisa visa refletir acerca do papel da universidade pública na construção de uma sociedade justa, igualitária e inclusiva.Item “Um assunto meio forte”: os sentidos da política para jovens universitários(Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/15) SOUZA, Leonardo Carvalho de; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/6790983784284836; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; MACIEL, Fred; CORROCHANO, Maria CarlaA partir de uma perspectiva interdisciplinar e de discussões situadas no âmbito da teoria da complexidade, buscamos, com essa pesquisa, analisar como a formação universitária pode vir a influenciar na forma como os jovens universitários do estado do Paraná compreendem e atribuem sentido à política. Em uma primeira etapa, participaram da pesquisa 152 jovens universitários, estudantes de cursos de Licenciatura em História e Pedagogia de 5 câmpus da Universidade Estadual do Paraná, que responderam a um questionário online contemplando o perfil socioeconômico e temáticas relacionadas à política, à religião, às vivências juvenis e à trajetória universitária. Em uma segunda etapa de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com um total de 18 estudantes, sendo 2 participantes de cada curso/câmpus, em vista de aprofundar a análise, em especial quanto às compreensões e sentidos que a política adquire para esses jovens. A pesquisa foi desenvolvida em um período de efervescência política, econômica e social do Brasil, marcado por movimentos como os que envolveram o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e, em âmbito estadual, as greves dos servidores no estado do Paraná em 2015 e 2016, além do movimento de ocupação de escolas e das universidades pelos jovens, entre outros. A partir da análise dos dados, destacamos, dentre os resultados, os posicionamentos dos jovens que sugerem que a formação universitária é responsável por mudanças nas compreensões políticas, sendo que os estudantes também parecem recusar e reprovar, em sua maioria, os políticos, o governo e outras instituições formais de participação. Em contraposição, depositam alto grau de confiança na universidade e, ainda, com menor intensidade, na democracia. Quanto às compreensões e sentidos relacionados à política, verificamos uma multiplicidade de entendimentos, dentre os quais destacamos 4 eixos: 1. A política enquanto meio de organização social, que implica na vida e no cotidiano das pessoas. 2. A política enquanto sistema corruptível e sem salvação, acompanhado de conotação partidária, utilizada para a satisfação de interesses próprios e voltados para conquistas particulares, esse é na maioria dos casos negativo. 3. A política enquanto meio de transformação das relações sociais, algo em movimento e com amplo caráter de ação e que perpassa a educação e formação das pessoas. 4. A política enquanto algo que pode se fazer de várias formas, por meio de mídias sociais, TV, rádio e outras. Os sentidos atribuídos à política ajudam a entender alguns motivos da desinstitucionalização e da busca por outros horizontes para a atuação juvenil na sociedade contemporânea, estes que estão por sua vez mais evidentes em escala micro e em ações mais cotidianas dos jovensItem UM LUGAR AO SOL DE ERICO VERISSIMO: múltiplos olhares sobre as experiências e vivências das mulheres em diferentes tempos(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/04) SILVA, úrsula Tostes da; BOVO, Marcos Clair; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/1392547419327564; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; FERREIRA, Geniane Diamante; PRIORI, ClaudiaA presente dissertação objetiva analisar o romance “Um Lugar ao Sol” de Erico Verissimo, obra na qual o escritor apresenta a personagem Clarissa já moça e de volta à cidade de Porto Alegre depois do assassinato do pai, ela já formada como professora, autossuficiente e mantenedora do seu lar, assim como Fernanda, que além de vizinha também é amiga de Clarissa e sua família. Nesse romance, Verissimo expõe essas duas mulheres de maneira diferente das figuras femininas daquela época, que viviam sob a égide dos valores machistas e conservadores, pois as mesmas não podiam expressar suas vontades e tampouco reivindicar direitos. Ao reapresentar Clarissa, já seguindo sua profissão, lutando por sua subsistência e da família, da mesma maneira que Fernanda o faz, Erico Verissimo apresenta essas duas mulheres como questionadoras de seu tempo, que enfrentam as adversidades da vida, da condição social em que vivem, observando as transformações sociais, políticas e econômicas que perpassam o romance. Levando em consideração a obra aqui analisada e que tanto ela quanto outras obras que compõem os primeiros romances de Verissimo, iniciadas com o romance “Clarissa” (1933) e culminam com “Saga” (1940), são obras ainda pouco estudadas, ou se estudam as mulheres em blocos comprando-as ou se estudam as mulheres do romance “O Tempo e o Vento”, além disso, até o momento não foram encontras pesquisas interdisciplinares que envolvam a obra de Verissimo, a Literatura, a Geografia, História e Sociologia e Estudos de Gênero. Diante dessas perspectivas, esta pesquisa visa analisar a mulher criada por Verissimo bem como estabelecer relações com as experiências e vivências das mulheres reais que nasceram na segunda metade do século XX e chegam aos primeiros 20 anos do século XXI. A pesquisa é interdisciplinar e como tal ela se faz presente por meio da Geografia por meio dos conceitos de lugar, associados a ela se encontram os estudos do lugar também para a Literatura bem como a concepção do que é ficção e realidade, e, relacionado aos estudos já citados temos a História por meio dos estudos sobre origem e desenvolvimento da cidade de Porto Alegre e também sobre os movimentos feministas e a Sociologia que nos auxilia na compreensão dos estudos sobre a sociedade. Pautados nos princípios apresentados, levantamos os seguintes questionamentos: a) Como a mulher é representada no romance “Um Lugar ao Sol”? b) qual o lugar da mulher na ficção? d) qual o papel que a desempenhado pela mulher na sociedade? e) quais as transformações enfrentadas pelas mulheres nas últimas décadas do século XX e as que as mulheres ainda enfrentam nos primeiros 20 anos do século XXI? O aporte metodológico da investigação constitui-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e transcritas. Os resultados obtidos indicam os avanços e também o que ainda permanece igual na vida das mulheres na sociedade brasileira por meio de suas experiências e vivências. A pesquisa segue a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Literatura e Geografia, História e Sociologia