Navegando por Autor "MACIEL, Fred"
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Item A violência doméstica contra mulheres de Corumbataí do Sul/PR: desafios e possibilidades de superação(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) MICOLAJUNAS, Luciana Josélia; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/4809385528233903; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; MACHADO, Vanessa Rombola; http://lattes.cnpq.br/0505507655594064; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041A violência de gênero praticada contra a mulher é um problema social de reconhecimento internacional acerca da necessidade de compreensão e enfrentamento. Embora existam conquistas na efetivação dos direitos humanos das mulheres, persistem vestígios de uma sociedade patriarcal, na qual não se concretiza de fato a igualdade de direitos conforme preconiza a legislação vigente no país, com fulcro na Lei 13.104/2015, que criminaliza o feminicídio e o reconhece como assassinato de mulheres cometido em razão de seu gênero. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta como problema: quais motivos influenciam a permanência ou rompimento do ciclo de violência vivenciado por mulheres vítimas de violência de gênero, residentes em um município brasileiro de pequeno porte I? O objetivo geral é investigar os fatores socioculturais e econômicos que permeiam a violência doméstica sofrida por mulheres residentes em Corumbataí do Sul, município localizado na região sul do Brasil e situado no noroeste do Paraná. Os Objetivos específicos são: a) mapear o perfil socioeconômico e cultural das mulheres vítimas de violência no Brasil e correlacionar com o perfil do município de Corumbataí do Sul-PR; b) analisar se as políticas públicas para o enfrentamento da violência contra mulher estão disponíveis para mulheres de Corumbataí do Sul-PR; c) averiguar os desafios e as possibilidades de superação dessa vivência, de acordo os relatos das mulheres que sofreram violência doméstica, em Corumbataí do Sul. Adota-se, na pesquisa, uma metodologia quali-quantitativa, utilizando-se o grupo focal como instrumento para a coleta de dados, na busca de elucidar o problema apresentado. O perfil das participantes evidenciou serem mulheres cisgênero, com predominância da etnia parda, em relações conjugais de união estável, com baixo grau de escolaridade, residentes em casas alugadas, trabalhadoras informais, com renda de até um salário-mínimo, que recebem benefícios assistenciais e apresentam situação de hipossuficiência financeira. Enquanto resultados, o estudo aponta como essencial a promoção de diálogos e a implementação da educação em direitos humanos e educação em gênero desde os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto medida de conscientização, prevenção e superação da violência doméstica, das mais diversas formas contra violências que ferem os direitos fundamentais inerentes aos seres humanos.Item Cultura e identidades culturais no campo: diversidade e pertencimento da juventude em um colégio do campo de Roncador/P(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/04) OLIVEIRA, Julio Rodrigues de; BOVO, Marcos Clair; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/2474643637903471; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FOESTSCH, Alcimara Aparecida; REDIN, EzequielA cultura é um elemento riquíssimo para conhecer a história e a identidade de um povo, consiste em marcas que as pessoas carregam de sua existência em um determinado tempo e espaço, como exemplos: objetos, valores, crenças, hábitos, costumes, estilos. Também apresenta um grau de importância ao desenvolvimento social da coletividade histórica, por se apresentar como um reflexo da sua própria organização social. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva mostrar o resultado da análise das mudanças da identidade cultural da juventude residente no Campo, destacando a influência da globalização e mídias digitais a partir da ótica da Educação do Campo. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa exploratória, por meio de análise bibliográfica e documental da categoria Educação de Campo, levantamento de dados quantiqualitativos das instituições escolares da modalidade Campo na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, aplicação de questionários semiestruturados aos professores(as), equipe gestora e pedagógica e estudantes de uma Instituição Escolar do Campo que oferta o Ensino Médio. Os resultados da pesquisa contribuem para a expansão de discussões sobre essa temática, estimulando novas estratégias para que os(as) estudantes sintam-se pertencidos(as), tendo em vista que a juventude residente no campo é caracterizada por uma identidade cultural única, exclusiva, que mescla elementos culturais de seus antepassados, alinhados com as “novidades”, tecnologias e o mundo “pop” contemporâneo, tal como se encontram estudantes que se autointitulam caipiras ou agroboys, além de grupos culturais que são influenciados pelos elementos locais, perpassados pela globalização, de maneira que essas identidades culturais sejam reconhecidas, valorizadas e incorporadas aos processos educativos de modo a contribuir para que os(as) estudantes atuem como agentes transformadores na realidade local e regional das quais fazem parte.Item Direitos Fundamentais das Pessoas Trans: possibilidades de atuação do Ministério Público em Campo Mourão/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) PIRES, Thiago Rodolfo; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0012557061121281; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do; http://lattes.cnpq.br/7740026689471870Na presente pesquisa, de natureza interdisciplinar, coadunamos contribuições da ciência do Direito, da Educação, da História, da Filosofia, da Psicologia, Sociologia e dos estudos de gênero aos eixos de análises dos direitos humanos e fundamentais sociais do trabalho, no tocante às pessoas trans de Campo Mourão/PR. Buscamos não apenas apontar as adversidades e os contratempos existentes em um contexto contemporâneo que se mostra hostil e que repudia ostensivamente a manifestação diversa da cisnormatividade socialmente reconhecida, mas destacar os possíveis caminhos a serem perfilhados na legítima luta social empreendida, com destaque para a atuação do Ministério Público (MP). Em vista disso, problematizamos: Quais são as políticas públicas municipais de acesso aos direitos fundamentais da população trans de Campo Mourão/PR? Nosso objetivo central na pesquisa é investigar as políticas públicas e os possíveis instrumentos de atuação do MP operantes em Campo Mourão/PR na promoção dos direitos fundamentais das pessoas trans. Esse objetivo geral se desdobra em outros 3 (três) objetivos específicos, a saber: 1) Mapear as políticas voltadas aos direitos fundamentais da comunidade trans e compreender como foram teorizadas e mobilizadas; 2) Analisar as pautas legislativas e de políticas públicas concernentes aos aspectos trabalhistas da população trans no Município de Campo Mourão/PR; 3) Averiguar os possíveis instrumentos de atuação do MP com vistas a garantir a acessibilidade das pessoas trans ao mercado formal de trabalho. Nesse contexto, realizamos uma análise documental e um estudo exploratório junto ao Poder Executivo Municipal, à Câmara de Vereadores e ao MP, e averiguamos os instrumentos de proteção e de acesso aos direitos fundamentais do grupo trans. Reconhecemos a identidade de gênero enquanto direito humano e fundamental, com a consequente proteção da pessoa trans, no intuito de promover plenamente a consecução da dignidade da pessoa humana. Observamos que a ausência de atuação específica na temática, por ora, do MP com atuação em Campo Mourão/PR não impede que haja, em um futuro próximo, a sua deflagração na tutela dos direitos fundamentais da minoria trans.Item Entre o rural e o do campo: discussões e viabilidade de uma escola pública municipal em Moreira Sales/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/11) BARRETO, Raquel Marina Lôbo; MACIEL, Fred; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/7184802898083420; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; CECÍLIO, Maria Aparecida; PINHEIRO, Marcos SorrilhaAs escolas localizadas na zona rural possuem características estabelecidas a partir da cultura e da historicidade da região vinculada, bem como das implicações e propostas voltadas para a efetivação desse ensino que permeia entre o “rural” ou “do campo”. Na presente pesquisa propomos discussões referentes à viabilidade de uma escola pública municipal em Moreira Sales/PR, a partir de uma análise relacionada aos conceitos e políticas vinculadas à Educação Rural e Educação do Campo. Uma vez que, enquanto a “rural” está em consonância à educação urbana, a “do campo” se preocupa com a realidade e luta do povo campesino. Com essa teorização, é possível considerar as especificidades do objeto de estudo e, assim, analisar o conceito e as estratégias de ensino em escolas no campo, bem como as propostas políticas governamentais envoltas a esse âmbito. A análise da pesquisa foi pautada na investigação histórica do conceito de escolas localizadas na zona rural, na qual discutimos sobre as possíveis diferenciações terminológicas entre “rural” e “do campo”, tal como as mudanças sociais e históricas que estão retratadas na instituição. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a partir de estudos envoltos à Educação do Campo e discussões das Políticas Públicas por meio de programas que estão relacionados à essa modalidade de ensino. Como prática, utilizamos a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores/funcionários, gestores e familiares/responsáveis de alunos(as), para compreender o ensino na educação no campo, observando suas implicações como instância local de vivência. Compreendemos o processo de cessação de 36 escolas localizadas na zona rural do município, destacando os pontos que levaram a esse fenômeno e permanência da última escola rural de Moreira Sales/PR. Esperamos que, a partir do estudo investigativo teórico, seja possível elencar a relevância da educação na zona rural, seja “rural” ou “do campo”, como local de sociabilidade e/ou de promoção de resistência no campo. Para além disso, objetivamos, com a análise histórica e prática, promover a valorização da educação na zona rural, em especial da instituição estudada, além de problematizar, dialogar e discutir a viabilidade da mesma, a partir de implicações gestoras e governamentais. Conseguinte, entendemos a realidade da comunidade estudada e o papel que a instituição para os que a permeiam. Ressaltamos que uma escola localizada na zona rural é relevante para a sua regionalidade, seja com perspectiva “rural” ou “do campo”, mesmo que a consciência de classe, luta e permanência no campo só seja trabalhadas em escolas que aderem à uma Educação do Campo.Item Formação continuada de professores: cursos, projetos educacionais e impactos na rede municipal de Campo Mourão/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/14) DE CARVALHO, Sara Julia Rodrigues; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; FRANÇA, Fabiane Freire; PINHEIRO, Marcos SorrilhaA educação é fundamental no processo de formação humana integral e apresenta-se como importante ferramenta de desenvolvimento social. Tanto é essencial, que está estampada no rol dos Direitos Sociais do art. 6º da Constituição Federal, sendo abordada também pelo art. 205 da mesma Carta, onde consta que se trata de um direito de todos e um dever do Estado e da família. Diante disso, o Governo Federal, Estados e Municípios desenvolvem políticas públicas educacionais diversas, conforme as competências atribuídas pela Constituição. Entre as políticas públicas e demais ações implementadas pelos entes públicos, aquelas voltadas à formação continuada de professores têm se destacado, visto que a atuação do docente em sala de aula é fator determinante na qualidade da educação. Nesta conjuntura, a presente pesquisa aborda a educação sob as perspectivas jurídica, sociológica e da gestão pública, e tem como escopo investigar as ações implementadas pelo município de Campo Mourão/PR entre os anos de 2017 e 2020, voltadas à oferta de cursos de formação continuada de professores e projetos atrelados às formações. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica, com pesquisa teórica em livros, artigos científicos, legislações e outros; a análise documental, com a coleta de dados junto a órgãos municipais e sua respectiva análise; e a pesquisa de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores, diretor e gestores do município. A pesquisa é exploratória quanto aos objetivos e possui caráter qualitativo quanto à abordagem. A partir dos levantamentos realizados através dos procedimentos citados, pretendeu-se formar um diagnóstico, identificando os pontos fortes, as fragilidades e eventuais problemáticas que envolvem a formação continuada de professores no município. Desta forma, pautando-se nas perspectivas de 03 (três) professoras, 01 (um) diretor e 04 (quatro) gestoras, pretendeu-se analisar os possíveis impactos das ações implementadas em prol da formação continuada e averiguar a eficiência e eficácia da atuação do município de Campo Mourão/PR, analisando se suas ações estão aptas a atender as demandas educacionais amplamente consideradas. Com isso, esperou-se dar uma devolutiva ao município de Campo Mourão/PR, a fim de que este tenha acesso à uma ampla perspectiva sobre a formação continuada de professores, viabilizando um eventual aprimoramento e/ou ajuste nas ações propostas.Item Saúde Mental, Ensino Superior e Pandemia: perspectivas de profissionais de Psicologia no acolhimento a estudantes da Unespar no contexto da COVID-19(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-15) IRITSU, Any Emanuela Sielski; MACIEL, Fred; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/7063774728927519; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; PEREIRA, Márcio José; http://lattes.cnpq.br/6428881358629853; MAIO, Eliane Rose; http://lattes.cnpq.br/9562371036022440O panorama da pandemia de COVID-19 e o isolamento social desencadearam aumento significativo na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo, para além de inúmeras consequências de ordem sanitária e socioeconômica. Dessa forma, como necessidade frente a tal quadro, as instituições de Ensino Superior têm se atentado ao cuidado e qualidade de vida de estudantes, preservando e atendendo as demandas vinculadas à saúde mental. Com base nessas considerações, a pesquisa tem como objetivo geral entrevistar cinco profissionais de Psicologia Clínica que realizaram acolhimento e escuta a estudantes, de forma voluntária, com a técnica da Psicoterapia Breve, por meio do Centro de Educação em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Paraná – CEDH/Unespar, durante a pandemia de COVID-19. Os objetivos específicos visam identificar os impactos psicológicos à saúde mental de aproximadamente sessenta (60) estudantes e, compreender aspectos emocionais e psicossociais que possam dificultar o processo de aprendizagem e desenvolvimento psicoemocional. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo e descritivo, os dados e informações estão explorados mediante análise de conteúdo. Pretende-se com a pesquisa, além de investigação socioeducacional, propor reflexões acerca da saúde mental no Ensino Superior e ressaltar a necessidade de ações de apoio e escuta emocional que se mostram fundamentais para atender às dificuldades vivenciadas por universitárias(os), apoiar o desenvolvimento acadêmico e promover o desenvolvimento integral de estudantes. Almeja-se fornecer possíveis subsídios para que a Unespar possa aprimorar e/ou lapidar as ações de assistência, de acordo com as necessidades de estudantes. Por fim, a pesquisa visa refletir acerca do papel da universidade pública na construção de uma sociedade justa, igualitária e inclusiva.