Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LEIRIA, Talisson Fernando"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    UMA DISCUSSÃO DO PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS
    (Universidade Estadal do Paraná, 2016/12/02) LEIRIA, Talisson Fernando; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/6329805276519041; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Breno Ferraz de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2082288775452202; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646
    Este trabalho apresenta uma discussão sobre o uso das atividades experimentais como estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, com ênfase no ensino de Física e a correlação dessa metodologia com a formação do professor no contexto das políticas neoliberais da educação. Partimos do pressuposto que toda metodologia pedagógica está pautada numa crença epistemológica do professor a respeito da ciência e no contexto social, político, econômico e cultural. De acordo com os livros didáticos, a Física é uma Ciência empirista-indutivista tendo o Método Científico o único caminho possível para a evolução da Ciência. Essa visão fundamenta as metodologias da pedagogia tradicional, que se opõem as concepções epistemológicas do século XX. Assim, o professor utiliza a memorização e a reprodução do conhecimento numa sequência linear e progressiva, como num processo de adestramento de acordo com a Concepção Neoliberal na Educação. Este comportamento é reproduzido na literatura vigente por meio de artigos que retratam as metodologias das atividades experimentais numa visão unilateral do conhecimento. Nesse contexto, a qualidade do processo ensino e aprendizagem permeia a postura reflexiva do professor que deve estar atento a essas questões em sua prática pedagógica. Assim, espera-se que este trabalho possa guiar reflexões da prática pedagógica vigente dos professores de Ciências e Física.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão