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Navegando por Autor "FURTADO, Mariana Kosiba"

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    O ESTADO DA ARTE DA EDUCAÇÃO STEAM POR MEIO DO BIBLIOMETRIX
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/22) FURTADO, Mariana Kosiba; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/1878886944753253; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva; http://lattes.cnpq.br/7975299434600441; Neide de Almeida Lança Galvão Fávaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903
    A Educação STEAM, originária dos Estados Unidos da América, visa um ensino interdisciplinar que integre os conteúdos das ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes. Ao se tratar de uma discussão com bastante visibilidade pelo mundo, recebeu diferentes significados e releituras sem que houvesse um consenso, assim, a variedade de definições no campo da educação é dependente do contexto social, econômico e das perspectivas de quem a implementa. Atualmente, a Educação STEAM já é uma realidade no Brasil, sob diversas formas, sendo comumente denominada na literatura como abordagem ou metodologia STEAM. Esta pesquisa é relevante para compreender a produção acadêmica sobre a Educação STEAM em todo o mundo. O objetivo principal desta dissertação é de demonstrar o conhecimento global da Educação STEAM na base de dados Scopus. Desse modo, a metodologia de pesquisa fundamentou-se na revisão bibliográfica com base na bibliometria, que permitiu inferir informações quantitativas e qualitativas, com o auxílio da ferramenta Bibliometrix. Em síntese, a análise bibliométrica, revelou que as pesquisas sobre a Educação STEAM têm crescido exponencialmente nos últimos anos. Algumas abreviaturas foram descobertas na análise, como o sTEAM (metodologia dos anos 2000 envolvendo grupo, comunicação e cooperação no ambiente virtual) e o i-STEAM (mesma ideia de integração entre as áreas STEAM). Em paralelo, a inclusão da letra “A” no acrônimo STEM ainda é motivo de discussão atualmente, às vezes para atribuí la à educação artística, às vezes para direcionar as ciências humanas. As pesquisas apontam que a perspectiva ideal para a Educação STEAM é uma transição para o campo transdisciplinar, de forma que os dois lados de STEM+A sejam considerados.

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