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Navegando por Autor "FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza"

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    CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/07) CARDOSO, Thaís Fernanda Ruiz Braga; FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/4499431934676180; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; FRANCO, Sandra Aparecida Pires ; http://lattes.cnpq.br/4775777293922801; SHIMAZAKI, Elsa Midori ; http://lattes.cnpq.br/9372609347074339; BORGES, Fabio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311
    Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí, e tem como objetivo compreender como a Teoria da Atividade de Estudo pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. O objetivo vem ao encontro dos questionamentos que temos feito como professora da sala de Recurso Multifuncional Tipo I, quando perguntamos como desenvolver um trabalho pedagógico que promova o aprimoramento do ensino e da aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual? Para atender a estes questionamentos e ao objetivo proposto, realizamos esta pesquisa de caráter bibliográfico e documental, com o aporte da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Estudo, estudando as obras clássicas de pesquisadores soviéticos como Vigotski, Leontiev, Davidov e Elkonin. Perante estas teorias, buscamos o entendimento metodológico nos componentes estruturais da Atividade de Estudo, por ser a atividade dominante na idade escolar que contribui com a organização do trabalho do professor, no processo de desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. Para efeito de demonstração dos estudos realizados, o texto apresenta, inicialmente, os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e o processo de ensino e aprendizagem; em seguida, apresenta os aspectos históricos, os princípios teóricos e a legislação da Educação Especial tratando, especificamente, do pensamento e linguagem dos alunos com Deficiência Intelectual; e, por fim, demonstra a Atividade de Estudo e seus componentes estruturais como possibilidade para promover a aprendizagem desses alunos. Para isso, o gênero textual poema foi inserido como uma proposição didática complementar de leitura e escrita, para fomentar nos professores da sala de Recurso Multifuncional Tipo I novas perspectivas metodológicas que promovam a assimilação dos conceitos científicos. De posse dos dados teóricos e documentais, pudemos considerar que a Atividade de Estudo pode contribuir e fomentar para que os alunos com DI desenvolvam o pensamento teórico, contribuindo para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem desses alunos, estimulando a formação psíquica destes alunos.
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    História da Educação e Ensino; Teorias Pedagógicas; Livros Didáticos.
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/17) RIBEIRO, Larissa da Silva; FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/7854466392760076; FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; LOMBARDI, José Claudinei ; http://lattes.cnpq.br/9792876515583843; ARAÚJO, Renan Bandeirante de ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FAUSTINO, Rosângela Célia ; http://lattes.cnpq.br/8578533833560165
    Esta pesquisa propôs-se a compreender o complexo processo de construção dos conceitos de Educação e Ensino a partir das teorias de pensamento presente nas dimensões histórico-filosóficas e dos movimentos socioculturais que as deram origem. Sob o aporte da perspectiva histórico-crítica, objetivou-se investigar como essas teorias de pensamento e movimentos sociais implicaram no conteúdo e na produção de livros didáticos, especificamente durante os séculos XIX e XX no Brasil. De caráter bibliográfico e documental, primeiramente, pontuamos os acontecimentos sociopolíticos e os pensadores que influenciaram as ideias e o desenvolvimento histórico do conceito de educação e pedagogia em cada período, apresentando noções históricas e modos de agir e de pensar do homem e da sociedade. Examinamos as dimensões filosóficas da essência e da existência na educação, à luz da obra de Bogdan Suchodolski, intitulada “A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência”, por considerá-la uma obra de caráter filosófico, capaz de abordar os aspectos históricos fundamentais do pensamento pedagógico, e, a partir dela fez-se possível compreender os autores clássicos que contribuíram para a construção dessas teorias. Em seguida, analisamos a influência das correntes de pensamentos: idealistas, empiristas, racionalistas, materialistas, metafísicas, que teve início na Europa, mas serviu para a construção da educação e do ensino no Brasil, e mais tarde influenciaram também a produção do material didático utilizado nas escolas do Brasil. Através dessa retomada teórica, compreendemos que, no decorrer do século XIX predominou a Pedagogia da Essência, nesse período, era latente o interesse da sociedade capitalista para com a educação, que tinham o intuito de instruir indivíduos para o trabalho assalariado, o que acarretou na perda da autonomia/conhecimento e deu margem às estratégias de controle que geraram a alienação humana. Isso seguiu durante o século XX, como meio de garantir a consolidação do domínio da burguesia sobre as formas de produção e trabalho na sociedade capitalista. Por fim, selecionamos 106 livros didáticos no recorte temporal dos séculos XIX e XX, dos quais 11 foram analisados para verificar se neles encontram-se as metodologias presente nas bases teóricas que formularam as concepções de ensino desde a sua origem, bem como explicar a aplicação dessas concepções na construção da sociedade contemporânea. Os resultados indicam que, durante o século XIX, houve a predominância da Pedagogia da Essência ou Tradicional, buscando formar o homem ideal, a partir da utilização de obras modelos que incutissem nos indivíduos ensinamentos sobre a história de seu país e da cultura, da moral, ética e religiosidade, formando assim o bom cidadão que viesse a atuar em sociedade com o mínimo de vícios possível. Já no século XX houve a preocupação de formar homens aptos a aturem no mercado de trabalho visto que não havia nesse período mão de obra especializada suficiente para atuar nesse mercado em processo de expansão. Na análise, observou-se que nesse período a influência dessas teorias pedagógicas aqui analisadas no conteúdo e na produção dos livros didáticos, é quase nula e imperceptível. Para a produção desse material foram utilizados apenas os processos metodológicos de ensino presentes nessas 10 pedagogias, a fim de orientar o trabalho pedagógico do professor em sala de aula. Acreditamos que tal constatação se deve ao papel social desempenhado por esse material, isto é, cabe ao livro didático a função de inculcar a construção de um projeto político nacional, bem como o de controle de classe.
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    UMA ANÁLISE SOBRE OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/05/27) SILVA, João Emmanuel de Souza; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/7396132209170789; FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; PUENTES, Roberto Valdés ; http://lattes.cnpq.br/7209641521030831; LOPES, Claudivan Sanches ; http://lattes.cnpq.br/3364994682803805; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão ; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903
    O objetivo dessa pesquisa é investigar os fundamentos teóricos e metodológicos da Teoria da Atividade de Estudo, análise que ganha sentido, à medida que entendemos a escola como instituição, voltada à reprodução do conhecimento empírico. Neste contexto, o trabalho educativo não colabora para o máximo desenvolvimento psíquico e subjetivo dos alunos em quem o conhecimento teórico não pode ser constituído à revelia da realidade social, cultural e histórica dos indivíduos. Isto requer da prática educativa um constante aperfeiçoamento das ferramentas didático-pedagógicas para a adequada organização do processo formativo. Com este posicionamento, selecionamos, como referencial, a Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental, estabelecida pelo Sistema Elkonin-Davidov-Repkin e demais pesquisadores dessa temática. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico que busca compreender o ato educativo como elemento indissociável da dialética que compõe a realidade humana em sociedade. Para efeito de exposição da investigação realizada, este texto está organizado em quatro seções que elencam, desde a introdução, da gênese à consolidação do sistema Elkonin-Davidov-Repkin, o experimento formativo, o percurso histórico/formativo da Teoria da Atividade de Estudo: inflexões e atualizações, bem como a Atividade de Estudo e a Aprendizagem Desenvolvimental, na visão de V.V. Repkin. Por fim, ao expor nossas reflexões, podemos afirmar que a Atividade de Estudo não tem como foco somente a mudança do objeto com o qual a pessoa opera, mas a autotransformação do sujeito que realiza a atividade de forma social, coletiva, sendo que o social representa a real possibilidade da constituição da inteligibilidade do sujeito sobre a realidade. Tais pressupostos podem auxiliar não somente na compreensão de todo coletivo escolar sobre o real objetivo da educação, bem como ser uma potente ferramenta didática para os cursos de formação de professores, reafirmando que a aprendizagem só acontece em uma relação de troca de atividades entre professor e aluno.

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