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Navegando por Autor "FERREIRA, Cellem Daylane Sansana"

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    SE EU NÃO ME LEMBRO, TAMBÉM NÃO QUERO ESQUECER: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NA ESCOLA PÚBLICA A PARTIR DA LITERATURA DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023-08-01) FERREIRA, Cellem Daylane Sansana; NOYAMA, Samon; SILVA, Daniel Santos da; http://lattes.cnpq.br/3022521670935308; http://lattes.cnpq.br/4136748079494222; http://lattes.cnpq.br/4476605483610318; MARIZ, Débora; http://lattes.cnpq.br/6249462845493802; SCHNORR, Giselle Moura; http://lattes.cnpq.br/7136004914851928
    O presente trabalho traz para a discussão a relação entre filosofia na infância estreitando as experiências de pensar com o outro. No primeiro capítulo é apresentado relatos, experiências e práticas com a filosofia e alunos e alunas do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Ponta Grossa – PR em que o pano de fundo é a literatura de Bartolomeu Campos de Queiroz. No segundo capítulo o trabalho é norteado por estudiosos que se debruçaram a entender a possível relação da filosofia e a infância. Matthew Lipman (1923-2010) foi o pioneiro a levar sistematicamente a prática de filosofia à educação das crianças tendo como propósito contribuir com a reforma do sistema educacional, para que este desenvolva adequadamente o raciocínio e a capacidade de julgar dos seus (as) alunos (as), desenvolvendo assim o programa “filosofia para crianças” com a elaboração de materiais a serem utilizados em sala de aula e Walter Kohan amplia a discussão e procura refletir sobre a relação entre três eixos: filosofia, educação e infâncias, destacando as contribuições que a filosofia tem a oferecer para a educação e para as infâncias, bem como as contribuições que a infância pode oferecer para esses dois campos de reflexão. No terceiro capítulo é tecido as possibilidades entre a filosofia e literatura. Ambas provocativas, a filosofia com seu lado racional diante da realidade, embasada em fatos e procurando entender os conceitos e as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais, e a literatura como exercício criativo que ocorre por intermédio da palavra, tratando-se assim da possibilidade de transfiguração do real em matéria fictícia.

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