Navegando por Autor "BOVO, Marcos Clair"
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Item A dislexia e formação docente: identificação e acompanhamento de estudantes com dificuldades de aprendizagem.(Universidade Estadual do Paraná, 2018/02/26) PRZYBYSZ, Débora Cristina; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/3187112227430122; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; BOVO, Marcos Clair; STENTZLER, Márcia Marlene; MORI, Nerli Nonato RibeiroA dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado, sobretudo, pela dificuldade no desempenho de leitura e escrita. Essa é uma temática de estudo de interesse de diversas áreas além da fonoaudiologia, visto que a dislexia é considerada uma dificuldade de aprendizagem frequente no ambiente escolar. Tomando por base que, em linhas gerais, o professor é o primeiro profissional a ter contato com a dislexia na escola, é de interesse profissional investigar o conhecimento docente sobre tal questão. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar o conhecimento de docentes e de acadêmicos sobre dislexia, identificação e encaminhamento de alunos disléxicos. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem mista entre quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado com estudantes de licenciatura em seu último ano de formação nos cursos de Geografia, História, Letras e Matemática, recorte com base nos cursos ofertados pela Unespar – Campus de Campo Mourão, e docentes da rede pública de educação de Campo Mourão nas mesmas áreas de formação, estudo esse auxiliado pela aplicação de questionário por meio da interface Survey Monkey. Para a análise dos dados, usamos as ferramentas do Survey, bem como tabelas dinâmicas do Excel, visando o cruzamento das variáveis obtidas nas respostas quantitativas e qualitativas coletadas. Os dados coletados revelaram que há uma lacuna no conhecimento dos acadêmicos e dos docentes sobre a dislexia, sobre fatores identificadores e sobre os encaminhamentos necessários em casos dessa dificuldade de aprendizagem que se revela com bastante frequência no dia a dia da escola, porém ambos os grupos investigados concordaram em que há necessidade de melhorias no conhecimento sobre dislexia. Para que haja uma mudança nesse conhecimento, é importante que a formação docente seja repensada, visando reestruturações nos currículos para contemplar satisfatoriamente a questão das dificuldades de aprendizagem, bem como para que haja políticas públicas incentivando a realização de cursos de formação continuada de tal temática para os docentes já em atuação.Item A formação de professores e a educação inclusiva: desafios e possibilidades na Universidade Estadual do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-26) FRITOLI, Silvana Telma de Lima; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6476272262118866; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; FRANÇA, Fabiane Freire; FRANCISCO, Marcos ViniciusA história da inclusão no Brasil tem uma longa trajetória, desde os primeiros movimentos em busca de garantir o direito à educação de todas as pessoas até se concretizar em leis que amparam estudantes com alguma deficiência. Ainda que esteja garantido em lei, o ensino inclusivo continua sendo alvo de equívocos e gera várias indagações e dúvidas em professores(as), pais e alunos(as). Em vista disso, a pesquisa objetiva compreender a formação de professores nos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná concernente à educação inclusiva. Para tanto, foi abordado os aspectos legais, históricos e práticos que permearam a formação docente no Brasil, como também a trajetória da inclusão e as percepções dos(as) docentes da Unespar que ministram disciplinas de educação inclusiva ou educação especial nos cursos de graduação em licenciatura da instituição. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico exploratória tendo por base entrevistas gravadas via plataforma google meet com nove professores(as) que ministram disciplinas de educação inclusiva ou educação especial na universidade. As entrevistas e os questionários foram transcritos e analisados. Os resultados apontam que na opinião dos professores das disciplinas com foco na educação especial e inclusão do(a) aluno(a) com deficiência, a formação inicial nas graduações nessa perspectiva não é suficiente para que os(as) discentes atuem, após a sua formação, de maneira satisfatória na inclusão do(a) aluno(a) com deficiência, sendo necessário uma especialização. Como também indicam que a carga horária dessas disciplinas não é suficiente para a quantidade de conteúdos necessários para esta formação; apontam também que a postura do(a) docente influencia no processo de formação do discente; quanto ao processo de inclusão na Unespar, os resultados descrevem um cenário que necessita de readequações, principalmente no que se refere às políticas públicas para a formação e inclusão dentro das universidades e desenvolvimento de estratégias que permitam o ingresso de mais alunos(as) com deficiência nas graduações.Item A FUNÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO: UM ESTUDO DE CASO DO CENSE DE CAMPO MOURÃO - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/01) MARCHESKI, Eliane; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/5751455769231424; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; HASHIMOTO, Marcos Noboru; CHIES, Claudia; BOVO, Marcos ClairA presente pesquisa tem como objetivo avaliar se o espaço de internação (socioeducativo) e seus procedimentos (disciplinares/pedagógicos) influencia positivamente/negativamente no processo de socialização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Nessa labuta propomos compreender e demonstrar a organização de um espaço complexo, que funciona na dicotomia vigilância/socioeducação: o Centro Socioeducativo de Campo Mourão-PR. A pesquisa procura abordar os contextos jurídicos, sociais e ideológicos que permeiam a trajetória dos internos. A metodologia para a realização da pesquisa consta na elaboração de entrevistas com profissionais da área, entrevistas grupais (grupos focais) e execução de oficinas (de redação e desenho) com os adolescentes envolvendo a temática do espaço e da socioeducação. A partir da observação participante, e da análise documental contextualizamos o espaço socioeducativo, suas rotinas, sua função social em consonância com as normas vigentes e as políticas públicas em execução.Item A geração invisível, órfãos da COVID-19: a visão dos profissionais no processo de acolhimento e inserção no novo contexto familiar.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/04) SÁ, Gabriel Francisco Cabrera de; BOVO, Marcos Clair; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/0429281520449284; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; PRADO, Robervani Pierin do; GIMENES, Éder RodriguesA pandemia causada pela SARS-CoV-2 (COVID-19) está gerando inúmeros impactos mundiais que afetam muitas famílias, deixando milhares de mortos, inclusive crianças e adolescentes com perdas parentais em meio ao caos. No Brasil não há estatísticas oficiais capazes de identificarem esses indivíduos, de modo que tal situação contribui, sobremaneira, para a sua invisibilidade, marcando drasticamente e irreversivelmente uma geração. Diante disso, a pesquisa objetiva explicitar os resultados da análise sobre as políticas públicas de enfrentamento para promoção e acompanhamento das crianças e adolescentes com perdas parentais em decorrência da COVID-19, buscando compreender os desafios a serem superados. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa quanti-qualitativa de cunho exploratório por meio de pesquisa bibliográfica em artigos de periódicos, jornais e em projetos de lei propostos pelas esferas federal e estadual. Foram aplicados questionários para selecionar profissionais que estiveram envolvidos no “Programa Campo Mourão Acolhe” na cidade de Campo Mourão, Paraná, e após realização de entrevistas com questões semiestruturadas aos que tiveram contato no contexto familiar composto com crianças e adolescentes com perdas parentais em decorrência da COVID-19. Os projetos de leis pesquisados não se encontram em vigência, contradizendo os princípios basilares constituídos para qualquer criança e adolescente, sendo a da proteção integral e da prioridade absoluta, ademais, o “Programa Campo Mourão Acolhe” contribui de forma significativa ao município, não somente no encaminhamento de políticas públicas a este público, mas também na visibilidade e acolhimento dessas famílias, a visão desses profissionais proporcionou para análise do contexto familiar desses indivíduos, como a situação econômica, organização familiar, necessidades e dificuldades encontradas pelos responsáveis por essas crianças e adolescentes. Por fim, os resultados da pesquisa indicam que poucas políticas públicas novas foram implantadas voltadas a esses indivíduos, porém, houve um reaproveitamento de políticas já existentes.Item A influência da internacionalização na formação profissional e humana de docentes da Universidade Estadual do Paraná.(Universidade Estadual do Paraná, 2021/09/08) COUTO, Raphael Viana; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/9425945692642900; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; COSTA, Fábio Rodrigues da; STALLIVIERI, LucianeAs universidades de referência global segundo os principais rankings de avaliação e cujos processos de internacionalização são bem sucedidos, estão em países com alto índice de desenvolvimento humano. A maior interação internacional é apontada como um ponto forte das instituições que buscam mais visibilidade em suas pesquisas e ganho competitivo. A experiência de estudar no exterior, em um ambiente com ampla diversidade e multiculturalismo, pode revolucionar a vida acadêmica e social do estudante, mudando a forma como reconhece outros indivíduos e as comunidades. Os docentes são agentes multiplicadores de conhecimento e ao vivenciarem estudos em outros países trazem consigo aprimoramento profissional e pessoal com potencial para alterar seu cotidiano nestas duas esferas, além de influenciar os alunos e as instituições onde lecionam, expandindo o horizonte local. A pesquisa tem por objetivo analisar a influência da internacionalização na formação profissional e humana de docentes da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa bibliográfica, entrevistas e aplicação de questionários a docentes de todos os campi da universidade que tenham tido a experiência de mobilidade acadêmica internacional a partir de 2013. Os resultados demonstram a percepção dos docentes quanto ao grande desenvolvimento pessoal e profissional obtido por meio das experiências vivenciadas durante o processo de internacionalização do ensino superior.Item A interdisciplinaridade e a intersetorialidade: desafios da Rede de Proteção em Defesa das Crianças e Adolescentes vítimas de violência do Município de Maringá Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2019/11/27) COSTA, Valéria Cristina da; COSTA, Fábio Rodrigues da Costa; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/0092522015363822; COSTA, Fábio Rodrigues da Costa; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; BOVO, Marcos Clair; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga deEste trabalho teve por objetivo investigar as potencialidades e as dificuldades da rede de proteção social na realização do atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência na cidade de Maringá, situada no Estado do Paraná. A violência contra a criança é uma grave violação dos seus direitos fundamentais definidos por lei na Constituição de 1988 e no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA (1990). A rede, portanto, deve promover o atendimento integral, reconhecendo o processo de articulação permanente e coletiva, de ações e compreensões desempenhados pelos profissionais de várias áreas e políticas públicas, tendo como objetivo comum a criança e adolescente como prioridade absoluta. Para atingir os objetivos, primeiramente fizemos um resgate teórico, metodológico e legal quanto a temática e o mapeamento da rede de proteção social no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência na área de abrangência. Após a análise dos dados quantitativos e confrontá-los com o referencial teórico, com as legislações pertinentes e orientações técnicas, a pesquisa analisou a efetividade do trabalho da rede de forma qualitativa na perspectiva interdisciplinar e intersetorial pela ótica do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente foi possível analisar que a rede de proteção não pode e nem deve ocorrer limitada a apenas uma política setorial, deve ser por meio da interlocução setorial e interdisciplinar, considerando os aspectos históricos e a especificidade local.Item A paisagem e a valorização do espaço urbano: o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-10) SILVA, Cassio Henrique; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; http://lattes.cnpq.br/5609437726981335; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de; http://lattes.cnpq.br/1493478586678556A paisagem possibilita a análise do espaço por meio da combinação dos elementos naturais, socioeconômicos e culturais. Percebida como materialização das relações do ser humano com a natureza, está ligada diretamente aos padrões de uso e ocupação do solo. Além disso, o conceito de paisagem é complexo, abrange diversas concepções, portanto, as discussões nunca se esgotam. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, e tem um caráter interdisciplinar, dialogando com a Geografia, Arquitetura e Urbanismo, História e Economia. Dessa forma, a pesquisa objetiva analisar a influência da paisagem na valorização multidimensional do espaço urbano circundante ao Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão – PR. Nesse sentido, a pesquisa adota o método misto, com abordagem qualiquantitativa, com análises realizadas à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. O embasamento teórico foi obtido por meio de livros, capítulos de livros, dissertações, artigos científicos publicados em periódicos online, documentos, Leis e decretos municipais. O trabalho de campo foi realizado em duas etapas: 1) levantamento da estrutura física e registro fotográfico do parque; 2) Coleta de dados, utilizando o questionário como instrumento de pesquisa, o qual inclui questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que, desde a implementação do parque, a região passou por inúmeras transformações na paisagem circunvizinha, em especial, na expansão da malha urbana. Nesse viés, a paisagem do parque é utilizada pelo mercado imobiliário para vender loteamentos de alto padrão, referenciando os aspectos de qualidade de vida proporcionados pelas áreas verdes urbanas. As formas de valorização identificadas estão relacionadas ao conforto térmico e aos valores estético, psicológico, econômico, histórico, cultural, ambiental e ecológico. Ademais, as principais formas de utilização do parque estão relacionadas à prática de esportes ao ar livre, caminhada ou corrida, descanso e relaxamento. Os moradores indicaram vários aspectos de valorização da região, sendo o mais citado a cobertura vegetal, mas também apontaram os aspectos de desvalorização, como o assoreamento do lago, ligado à beleza cênica do parque, e eventuais inconvenientes experimentados como resultado de morar nas proximidades do parque, como o alto fluxo de pessoas frequentando a região aos finais de semana. Portanto, a população reconhece o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira como uma paisagem que proporciona benefícios físicos e mentais, que se configura como um espaço de socialização de grande potencial econômico, histórico e cultural, o principal cartão postal de Campo Mourão com elevados graus de valorização.Item A pequena cidade e a praça: memória e funcionalidade do espaço público(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/02) RÉ, Tatiane Monteiro; BOVO, Marcos Clair; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5236599795385211; BOVO, Marcos Clair; HAHN, Fábio André; MIYAZAKI, Vitor Koiti; TOWS, Ricardo LuizAs praças enquanto espaços públicos constituíram-se ao longo da história como importantes referenciais urbanos de convivência humana. Esses espaços desempenham várias funções, entre elas: a estética, a ambiental, a simbólica e a social. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as praças da pequena cidade de Mamborê (PR), destacando o uso e as funções desempenhados por esses espaços públicos. A pesquisa desenvolve-se a partir de eixos interligados: a pequena cidade, a praça e a memória, problematizadas a partir das seguintes questões: a) Qual é o significado da praça pública na pequena cidade de Mamborê? b) Como compreender a história das praças de Mamborê a partir da formação do município? c) As praças de Mamborê estão conservadas? Como tem agido o poder público? O que pensa a população a respeito dessas praças? d) Como o poder público municipal tem contribuído para a melhoria das praças da cidade de Mamborê? A metodologia utilizada tem por base as categorias de análises como: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e foi desenvolvida a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; realização de entrevistas com moradores da cidade; e análise de fotografias das praças em diferentes momentos históricos. Os resultados indicam que o estudo sobre pequenas cidades vem aumento, porém, necessita de uma definição do conceito e de critérios e/ou metodologias específicas para estudar este tipo de cidade. O uso da história oral como ferramenta de pesquisa permitiu preencher as lacunas não alcançadas pelos documentos históricos e fotografias. Nas praças estudadas encontramos a integração de usuários de diferentes níveis socioculturais e socioeconômico, apenas na Praça Marechal Candido Mariano da Silva Rondon, devido a baixa circulação, não foi possível identificar o perfil dos usuários. O Poder Público Municipal está investindo na melhoria das praças, a Praça João Szesz tem projeto de revitalização, o projeto de revitalização da Praça das Flores já está em execução, e, apenas a Marechal Candido Mariano da Silva Rondon ainda não tem nada programado. Espera-se que esses elementos aumentem a acessibilidade e sociabilidade entre os munícipesItem A praça e o ciclista: espaço público, lazer e qualidade de vida em Umuarama-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/15) FERREIRA, Jéfersson Gabriel Alves; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/0511335252303977; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; TÖWS, Ricardo Luiz; FERNANDES, Carlos Alexandre MolenaA rápida evolução do processo de urbanização no Brasil e no mundo tem proporcionado desafios para implantar e desenvolver ações em áreas públicas que visam ao desenvolvimento social e de qualidade de vida. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal em Umuarama-PR, destacando os usos e as funções desempenhadas por esse espaço público. Para tanto, elencamos as seguintes questões de pesquisa: a) espaços públicos como: as praças podem se constituir espaços de convivência potencialmente significantes para a prática do ciclismo? b) quais equipamentos/manutenções são necessários para se criar socialmente um ponto de encontro que fortaleça a identidade dos ciclistas umuaramenses? c) esses espaços públicos contribuem para o desenvolvimento físico, emocional e social que estão voltados à qualidade de vida da população umuaramense? O aporte metodológico é constituído de pesquisa quali-qualitativa e exploratória, tendo por base as categorias de análises: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e que foram desenvolvidas a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; aplicação de questionários com questões semiestruturadas aos ciclistas e aos moradores do entorno da Praça Portugal. Os resultados da pesquisa indicam as potencialidades e estratégias para a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal, enquanto espaço público voltado ao lazer e atividades físicas, permitindo maior usabilidade, convivência, formação indenitária e qualidade de vida.Item A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) DE MELO, Sérgio Corrêa; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; http://lattes.cnpq.br/3931038687291017; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; SFORNI, Marta Sueli de Faria; CALSA, Geiva Carolina; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel RodriguesO objetivo geral da pesquisa foi investigar, numa perspectiva interdisciplinar, ancorada em leituras, estudos e pesquisas advindo da Teoria da Complexidade, a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, quanto às possíveis transformações na sua prática docente, após sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), atendendo, assim, ao objetivo central do programa que é alcançar uma melhoria no processo de ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Os participantes principais da pesquisa foram 50 professores egressos do programa, que responderam um questionário semi-aberto, online, feito na plataforma Survey Monkey. Foram entrevistados também gestores e pedagogos que atuavam nas mesmas escolas de origem dos professores arrolados na pesquisa. A complexidade que envolve o tema, o contexto, os participantes da pesquisa e a necessidade de analisar o problema de modo holístico, evitando, assim, visões unilaterais, ou apontar apenas resultados numéricos e estatísticos, demandou a convivência entre diferentes paradigmas de pesquisa, em vigência na Ciência Contemporânea. Assim, a pesquisa interdisciplinar, de base quali-quantitativa, orientou o olhar do pesquisador que, ao interpretar os dados, buscou por fatores contextuais – internos e externos – pelas influências e pressões, todos emersos das vozes dos participantes da pesquisa e sustentados teoricamente por pesquisadores, estudiosos e educadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre várias constatações, destacam-se: a) a percepção de trabalho docente apresentada pelos participantes é polissêmica, com sentidos plurais; b) a fonte principal que informa sua prática pedagógica são seus saberes experienciais, seguidos dos advindos do PDE/PR; c) os professores egressos ainda sentem dificuldades em lidar com alguns problemas oriundos de fatores internos e externos, tais como desinteresse, indisciplina, carga horária pequena de horas-atividade, que têm interferido de maneira significativa na ressignificação da sua prática docente; d) a relação professor-PDEpratica pedagógica pode ser comparada a um rizoma. A pesquisa possibilitou ainda ao pesquisador um aprofundamento horizontal e holístico na área de formação de professores, com foco no PDE/PR, e uma definição particular de trabalho docente que se configura como um conjunto de saberes, experiências, modelos (des)construídos ao longo de carreira, vislumbrados ou não na sua prática pedagógica, e que constituem sua identidade, sua marca como profissionais da educação.Item A tecnologia educacional no ensino superior: a metodologia WebQuest como alternativa no ensino jurídico(Universidade Estadual do Paraná, 2017/06/08) GOLINHAKI, Jeciane; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/1111813872031988; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; SANTOS, José Carlos dos; SANTINELLO, JamileO avanço com relação ao acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos em diversos ambientes; isso se verifica nos espaços de formação dos indivíduos, como é o caso do ensino superior. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é, por meio de uma investigação, avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem, especificamente do acadêmico em Direito. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º período do curso de Direito de uma Instituição privada paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída por uma problematização com relação ao ensino jurídico no Brasil; pela análise do uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior e no curso de Direito, com a investigação de sua utilização por meio de aplicação de questionário da plataforma Survey Monkey; e, por fim, pelo desenvolvimento e aplicação da WebQuest com a observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente de ensino. Os dados foram apreciados de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises, concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação à utilização das tecnologias para aprendizagem conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos alunos.Item A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/07) MORIGI, Josimari de Brito; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4206555646389878; BOVO, Marcos Clair; ENDLICH, Angela Maria; MEZZOMO, Frank AntonioA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de verticalização urbana na cidade de Campo Mourão-PR. Para tanto, delimitou-se como recorte temporal o período que se estende da década de 1970 ao ano de 2015. A escolha desse período justifica-se pelo fato de que o primeiro edifício mais alto da cidade foi inaugurado no início da década de 1970, e a partir de então foram construídos diversos edifícios mais altos, constituídos por diversos pavimentos. Investigou-se ainda, verificar a forte atuação do Estado e dos promotores imobiliários, que vêm contribuindo para diversas transformações (morfológicas) na paisagem urbana mourãoense. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, entrevistas e o levantamento de dados junto à Prefeitura Municipal, ao Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, às imobiliárias e aos edifícios. Também se utilizou o referencial técnico, isto é, a elaboração de mapas, gráficos e tabelas e as respectivas análises dos mesmos. Para melhor compreensão da verticalização urbana trabalhou-se com alguns conceitos da verticalização urbana e com alguns instrumentos relacionados ao planejamento urbano, tais como a legislação. Adotou-se uma ótica interdisciplinar com intuito de estabelecer uma articulação entre diversas áreas do conhecimento científico. Desse modo, muito embora a Geografia tenha sido o ponto de partida, buscou-se subsídios na História, na Arquitetura, na Economia, no Urbanismo, na Sociologia, na Engenharia e no Direito. Muitas cidades brasileiras obtiveram um crescimento econômico e um aumento populacional expressivo nas últimas décadas, resultando na ampliação horizontal e vertical do espaço urbano para atender a essa demanda. Cabe salientar que, diversas cidades, mesmo apresentando áreas desocupadas dentro de seus limites urbanos ou mesmo possuindo espaços horizontais, situados ao entorno da área urbana, que podem ser ocupados, o processo de verticalização está sendo muito impulsionado. Isto é decorrente, principalmente, do desenvolvimento econômico alcançado pelas cidades, do forte aquecimento do setor imobiliário e também da valorização do solo urbano, sobretudo, nas áreas centrais das cidades e em suas adjacências. A verticalização urbana mostra-se presente em Campo Mourão desde a década de 1950, sendo inicialmente marcada pela construção de edifícios menores destinados sobretudo para as atividades comerciais. Com o passar do tempo novos edifícios foram sendo construídos, inclusive os mais altos da cidade, e os mesmos foram destinados principalmente, para a habitação. Verificou-se que a década de 1980 foi o período em que a verticalização se mostrou mais intensa em Campo Mourão, pois foram construídos mais de 30 edifícios acima de 4 pavimentos. Tal fato está relacionado a forte atratividade de investidores que viram na referida cidade boas oportunidades de auferir lucros. A concentração de edifícios na área central da cidade está ligada a própria lei do zoneamento urbano que indica as áreas que podem abrigar edifícios e o porte dos mesmos, e também porque as áreas centrais são mais valorizadas por conta da infraestrutura e da localização e, por conseguinte, atraem maiores investimentos, especialmente para a construção de edifícios maiores e mais modernos, os quais são destinados para uma população de maior poder aquisitivo.Item Assistência social no município de Cascavel (PR): análise e territorialização nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-26) SOUTO, Juliana Ritter; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5191847747436626; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; CAMPOS, Eliane Cristiane Santos de; TOWS, Ricardo LuizA pesquisa tem por recorte espacial o município de Cascavel (PR), e como objeto de estudo os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Destaca-se que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) teve suas bases de consolidação em 2005 a partir da IV Conferência Nacional de Assistência Social e a sua implantação possibilitou um nível de territorialização a partir da institucionalização no território de todo o sistema. Apesar das conquistas e de sua expansão resultante de uma intencionalidade na implantação de um Estado de bem-estar, destaca-se que a dimensão do território nacional, a capilaridade da política, as dificuldades de implantação do ciclo da política pública e as disputas locais são fatores que podem ser considerados como entraves que necessitam de estudo, diagnóstico e avaliação. Diante disso, o objetivo da pesquisa é analisar a territorialização da Política de Assistência Social nas unidades públicas de CREAS no município de Cascavel (PR). A pesquisa procura por meio de aporte metodológico constituído de pesquisa bibliográfica, legislação e outros documentos oficiais, análise e levantamento de dados dos relatórios emitidos por meio do prontuário eletrônico abordar os contextos jurídicos, sociais territoriais que permeiam a trajetória da assistência social; por fim serão elaborados mapas temáticos referentes aos dados coletados. Os resultados indicam que as unidades de CREAS não estão distribuídas nos territórios de maior incidência de violação de direitos e vulnerabilidade social, evidenciando a necessidade de avançar em termos de territorialização para uma política pública mais efetiva. Com esse estudo esperamos contribuir para a compreensão sobre os avanços e retrocessos das políticas públicas de assistência social, evidenciando os reflexos no município de Cascavel frente à realidade das unidades públicas de CREAS.Item Biblioteca pública universitária: reflexões e diagnóstico das bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SILVA, Liane Cordeiro da Silva; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6892986719901676; BOVO, Marcos Clair; OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de; MORAES, Marcos Antonio de; MELLO, Cleverson MolinariAs bibliotecas universitárias estão pautadas nos processos organizacionais, na flexibilidade, na eficiência, no acesso à informação e na produção do conhecimento, possibilitam orientar seus leitores quanto à utilização da informação para a sua formação acadêmica, cultural e intelectual que buscam entendimento por meio de um enfoque interdisciplinar. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as bibliotecas universitárias dos campi da Universidade Estadual do Paraná tendo por base a percepção dos gestores, dos agentes administrativos, professores e discentes com relação aos serviços e à infraestrutura das bibliotecas. Nesse contexto, a pesquisa apresenta as seguintes indagações: a) quais as qualidades percebidas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação da Unespar quanto aos serviços prestados na biblioteca universitária?; b) quais aspectos precisam ser melhorados e/ou ações precisam ser implementadas para potencializar a qualidade dos serviços das bibliotecas no atendimento às necessidades específicas de informações requeridas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação?; e c) quais as qualidades percebidas em relação à quantidade do acervo, atendimento, treinamentos, políticas, processos, serviços, tecnologias de informação e infraestrutura das bibliotecas? Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados utilizou-se questionários que foram aplicados aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, num total de oitocentos e cinquenta e oito questionários, e aos docentes cento e vinte e oito participantes dos campi da Unespar para averiguar a frequência, a satisfação o espaço físico e mobiliário e serviços oferecidos pelas bibliotecas, além da infraestrutura, e da acessibilidade e também entrevistas semiestruturadas com os gestores e agentes universitários – bibliotecários de cada campi, e uma entrevista com a reitora, totalizando quinze entrevistas, todas realizadas via Google Meet. Dentre os resultados destacamos a necessidade da ampliação dos espaços físicos das bibliotecas; melhoria e adequação dos mobiliários; renovação constante do acervo; melhoria no sinal de internet e wifi; e aquisição de novas tecnologia como computadores.Item Centro e centralidade na produção do espaço urbano da pequena cidade de Terra Boa-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2019/12/02) GUSMÃO, Paulo Sergio; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5913760731922698; BOVO, Marcos Clair; COSTA, Fábio Rodrigues da; MILANÉS, Olga Alicia GallardoOs estudos de centro e centralidade são imprescindíveis para elucidar as características e especificidades das cidades e consequentemente de pontos específicos, como ruas e avenidas, que ao se colocarem como centros, delineiam em si áreas de influência que congregam sua centralidade em relação a outras áreas urbanas dependentes de seu centro. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a área central da cidade de Terra Boa, destacando as principais centralidades existentes. Para tanto, levantamos as seguintes questões problematizadoras: a) Qual(ais) a(s) centralidade(s) exercida(s) pela cidade de Terra Boa? b) Como delimitar o centro da cidade? c) Quais os tipos de serviços e o que existe nesse centro urbano? Como aportes metodológicos foram utilizados: pesquisa bibliográfica, pesquisa in loco, mapeamento do uso e ocupação do solo, levantamento de dados da legislação em órgão municipal. Os resultados indicam que o centro de Terra Boa é constituído pelos eixos formados pela Avenida Brasil e suas ruas adjacentes, sendo lócus dos principais comércios e serviços especializados e também das instituições públicas e de gestão. Dentre os fatores que garantem a consolidação do centro, destacamos aqueles que propiciam a cidade a manter relações com outros municípios do entorno e que não restringe à atuação da área central somente para a população local, sendo eles: o setor clínico-hospitalar que presta serviços médicos para moradores de outras cidades na área de atendimento especializado, especialmente geriatria e obstetrícia e para realização de exames médicos em clínicas particulares; o setor industrial, especialmente o têxtil, o alimentício e de embalagens plásticas, cuja produção é destinada para outros polos nacionais e internacionais; e por último, as empresas locais ligadas aos setores de comunicação e informática que prestam serviços de manutenção e de internet para outras cidades. No tocante a sua centralidade, esta é demarcada pela porção do centro que detém as principais atividades econômicas, como comércio e serviços e instituições públicas, que permitem direcionar uma ampla gama de consumidores para essa região da área central,Item Cidades inteligentes: para que e para quem? Um estudo da cidade de Campo Mourão-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/15) AGUIAR, Alaiane Dias; BOVO, Marcos Clair; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4261835939545738; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; TÖWS, Ricardo Luiz; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn deAs cidades inteligentes são constituídas por sistemas de gerenciamentos de recursos que são obtidos por meio do uso de tecnologia da informação, a qual proporciona melhorias na qualidade de vida dos cidadãos em diferentes dimensões, como mobilidade, governança, meio ambiente, economia, pessoas e vida. É nesse contexto que entra a inserção tecnológica, exigindo pesquisas interdisciplinares devido à complexidade que se dá a gestão de uma cidade por meio de tecnologias de informação e comunicação como ponte entre a população e o poder público. A pesquisa objetiva contribuir para a aplicabilidade do modelo de cidades inteligentes para Campo Mourão-PR, visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa exploratória, quali-quantitativa. Para tanto, será desenvolvida a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Serão utilizados o banco de teses e o portal de periódicos, ambos da Capes, por meio de busca das seguintes palavras-chave: cidades inteligentes, qualidade de vida, sustentabilidade urbana e tecnologias digitais. Os instrumentos de coleta de dados foi por meio de questionário com questões semiestruturadas, que foi aplicado à população de Campo Mourão a fim de identificar o nível de acesso aos meios digitais, e o roteiro de questões que foi aplicado com os gestores do município com intuito de entender a percepção dos mesmos a respeito das cidades inteligentes. Esperamos que com os resultados haja contribuição para a gestão e planejamento da cidade de Campo Mourão que está voltada ao modelo de cidades inteligentes.Item Configuração e apropriação dos espaços públicos de Campo Mourão - PR: Particularidades e potencialidades(Universidade Estadual do Paraná, 2019/12/03) FRANCISCON, Anderson; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/1613698984941317; BOVO, Marcos Clair; LOBODA, Carlos Roberto; MILANÉS, Olga Alicia GallardoO espaço público é um dos temas mais relevantes na sociedade contemporânea. Tema que vem sendo debatido por diferentes áreas do conhecimento, dentre elas: filosofia, sociologia urbana, geografia, história e arquitetura, as quais buscam por diferentes vieses o seu entendimento nas diferentes especificidades ou na sua totalidade por meio de um enfoque interdisciplinar. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as potencialidades dos espaços públicos da cidade de Campo Mourão, destacando os aspectos sociais, econômicos, ambientais, simbólicos e culturais. Para tanto, levantamos os seguintes questionamentos: a) Qual (ais) a (as) relação (ões) entre os espaços públicos de Campo Mourão e o público frequentador? b) Como ocorre a sociabilização entre os frequentadores desses espaços públicos na cidade de Campo Mourão? c) Os espaços públicos de Campo Mourão apresentam diferentes usos e funções? Qual (ais) a (as) visão(ões) do público que frequenta essas áreas? d) Como o poder público tem agido na administração de espaços destinados à população mourãoense? e) Quais as potencialidades dos espaços públicos da cidade de Campo Mourão? Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se os seguintes aportes metodológicos: recorte espacial (espaços públicos centrais), pesquisa bibliográfica, pesquisa in locu, entrevistas, elaboração de elementos cartográficos e levantamento urbanístico-arquitetônico. Para tanto, apresentamos os resultados utilizando o quadro CPD- Condicionantes, Potencialidades e Deficiências. Dessa forma, como potencialidade dos espaços públicos de Campo Mourão tem-se os fatores ligados às atividades sociais, culturais, simbólicas, ambientais, funcionais e econômicas. São os frequentadores: transeuntes e trabalhadores locais que são classificados como potencialidades, sendo responsáveis pela vitalidade local, proporcionando encontros, trocas comerciais, culturais e econômicas. Em contraponto, a atuação do poder público tem se demonstrado ineficiente, deixando de investir em políticas públicas, feitura e manutenção dos espaços públicos, consequentemente, havendo deficiências quanto aos bancos, iluminação, pavimentação, acessibilidade, paraciclos, entre outros elementosItem Cultura e identidades culturais no campo: diversidade e pertencimento da juventude em um colégio do campo de Roncador/P(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/04) OLIVEIRA, Julio Rodrigues de; BOVO, Marcos Clair; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/2474643637903471; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FOESTSCH, Alcimara Aparecida; REDIN, EzequielA cultura é um elemento riquíssimo para conhecer a história e a identidade de um povo, consiste em marcas que as pessoas carregam de sua existência em um determinado tempo e espaço, como exemplos: objetos, valores, crenças, hábitos, costumes, estilos. Também apresenta um grau de importância ao desenvolvimento social da coletividade histórica, por se apresentar como um reflexo da sua própria organização social. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva mostrar o resultado da análise das mudanças da identidade cultural da juventude residente no Campo, destacando a influência da globalização e mídias digitais a partir da ótica da Educação do Campo. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa exploratória, por meio de análise bibliográfica e documental da categoria Educação de Campo, levantamento de dados quantiqualitativos das instituições escolares da modalidade Campo na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, aplicação de questionários semiestruturados aos professores(as), equipe gestora e pedagógica e estudantes de uma Instituição Escolar do Campo que oferta o Ensino Médio. Os resultados da pesquisa contribuem para a expansão de discussões sobre essa temática, estimulando novas estratégias para que os(as) estudantes sintam-se pertencidos(as), tendo em vista que a juventude residente no campo é caracterizada por uma identidade cultural única, exclusiva, que mescla elementos culturais de seus antepassados, alinhados com as “novidades”, tecnologias e o mundo “pop” contemporâneo, tal como se encontram estudantes que se autointitulam caipiras ou agroboys, além de grupos culturais que são influenciados pelos elementos locais, perpassados pela globalização, de maneira que essas identidades culturais sejam reconhecidas, valorizadas e incorporadas aos processos educativos de modo a contribuir para que os(as) estudantes atuem como agentes transformadores na realidade local e regional das quais fazem parte.Item Espaços públicos, lazer e qualidade de vida na cidade de Umuarama - Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-11) PEREIRA, Danilo Cesar; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4591377131226063; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; LOBODA, Carlos RobertoA discussão acerca do espaço público tem surgido como um tema de grande relevância na sociedade contemporânea. O espaço público tem sido objeto de estudo, análise e reflexão de diversos campos do saber, dentre eles: geografia, história, sociologia e educação física, cada um procurando compreender suas complexidades por meio de abordagens interdisciplinares que exploram tanto suas nuances particulares quanto sua integridade conceitual. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar o uso dos espaços públicos voltados às práticas de lazer e de promoção de qualidade de vida na cidade de Umuarama. Mais especificamente, buscamos analisar os espaços públicos: Bosque Uirapuru, Praça Dr. Antônio Morais Barros e Lago Tucuruvi, bem como a apropriação da população na utilização destes ambientes. Para tanto, levantamos o seguinte questionamento: Os espaços públicos podem, de fato, se constituir em espaços de convivência com potencialidades significativas para a prática do lazer e, consequentemente, promover a qualidade de vida e o desenvolvimento físico e social? Para a realização da pesquisa adotou-se os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa quali-quantitativa e descritiva, pesquisa bibliográfica e pesquisa in loco. Para a avaliação da qualidade de vida, utilizou-se o questionário WHOQOL-bref elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que nos forneceu um perfil mais global das condições e expectativas em relação à vida dos participantes da pesquisa. Participaram da amostra da pesquisa um total de 150 indivíduos, a saber: 50 usuários do Bosque Uirapuru, 50 usuários da Praça Dr. Antônio Morais Barros e 50 usuários do Lago Tucuruvi. Esta amostra caracteriza-se como um recorte da realidade estudada, onde a partir dos dados coletados pudemos ter uma descrição das ações, interesses e necessidades dos indivíduos envolvidos na pesquisa. Os resultados mostram que o Bosque Uirapuru e a Praça Dr. Antônio Morais de Barros cumprem a sua função enquanto espaço público e que o Lago Tucuruvi tem cumprido a sua função parcialmente. Porém vale ressaltar que todos os espaços públicos objetos do estudo apresentam elementos ligados às atividades sociais, culturais, simbólicas, ambientais, funcionais e econômicas. Apresentam, também, estrutura, equipamentos e mobiliários urbanos que contribuem significativamente para a prática do lazer e da promoção da saúde, bem como alguns que necessitam de maior cuidado e manutenção por parte da administração pública. Os usuários dos espaços públicos são em sua maioria jovens e adultos que realizam práticas como a caminhada, corrida, alongamentos, exercícios físicos, práticas esportivas, contato com a natureza e momentos de lazer na busca de benefícios à melhora da qualidade de vida, além de se conectarem com a história e cultura local. Quanto a qualidade de vida, os resultados indicam predominantemente uma percepção positiva dos participantes da pesquisa, na qual essa percepção pode ser atribuída em grande parte à presença e ao uso dos espaços públicos, que desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. Sugerimos algumas propostas para criação de ambientes inclusivos, acessíveis e que atendam às necessidades da população, bem como a contratação de profissionais de Educação Física para a melhoria das ações desenvolvidas nos espaços públicos, com o intuito de suprir as necessidades dos indivíduos que utilizam os locais para a realização de suas práticas de lazer com vistas à promoção da saúde.Item Evasão no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Ivaiporã(Universidade Estadual do Paraná, 2020/08/07) PEREIRA, Debora da Costa; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/1108072306912422; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; SANTOS, José Carlos dos; BIDO, José Mateus; COLOMBO, Irineu MárioPertencente à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o IFPR – Campus Ivaiporã iniciou suas atividades acadêmicas no ano de 2010 e alguns desafios educacionais foram ganhando corpo no processo formativo, entre eles, os índices de evasão nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, que chegam a pouco mais de 40% na unidade. A evasão escolar é um dos assuntos centrais nas discussões sobre os problemas que preocupam a educação brasileira, impossibilitando a efetividade do processo formativo para muitos jovens estudantes. Posto isso e considerando o reduzido número de investigações sobre a temática no ensino técnico no Brasil, esta pesquisa tem o objetivo de compreender o fenômeno da evasão nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPR – Campus Ivaiporã. Esta proposta, além de ampliar o corpus de análise dos estudos teóricos e empíricos que poderão contribuir para a compreensão desse fenômeno tão complexo e prejudicial às instituições de ensino, será a primeira pesquisa de pós-graduação stricto sensu, sobre evasão escolar em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, realizada no âmbito do IFPR, possibilitando abrir novos caminhos de diálogo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fiz uso de metodologia pautada em abordagem quanti-qualitativa, realizada a partir de referências bibliográficas, análise documental e aplicação de questionário online, via Formulários Google, junto aos estudantes evadidos, das turmas já concluídas, no período de 2012 a 2018. Os resultados apontam para motivadores multifatoriais, internos e externos à instituição, apresentando semelhanças e peculiaridades entre as causas elencadas em cada curso, bem como pelos responsáveis dos estudantes. A partir das análises, acredito que as questões relacionadas ao currículo, às ações didático-pedagógicas, à falta de conhecimento da comunidade acadêmica com relação ao campus e aos cursos, os fatores culturais, familiares e a vulnerabilidade socioeconômica contribuíram para a evasão escolar, no universo pesquisado. Diante disso, saliento que é preciso desenvolver um trabalho de fortalecimento de identidade institucional e dos cursos técnicos; promover estudos e discussões acerca de possíveis adaptações no currículo que contemplem a realidade dos estudantes; ampliar o diálogo entre docentes, equipe pedagógica e estudantes; simplificar a comunicação institucional com os estudantes e familiares, via editais; unir forças com a comunidade escolar para cobrar o fortalecimento e expansão das políticas públicas voltadas à Assistência Estudantil.