Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BONETTI, Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    LEITURA E MEMÓRIA EM DIDASCALICON DE STUDIO LEGENDI: RECURSOS DIDÁTICOS ATEMPORAIS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/12) BONETTI, Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/3654208190641348; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; LARA, Ângela Mara de Barros ; http://lattes.cnpq.br/9373145087387951; GOMES, Paulo César ; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132
    Neste estudo, tivemos o objetivo de analisar a proposta de Hugo de São Vítor, em Didascalicon de Studio Legendi, em busca de elementos pedagógicos que auxiliem o trabalho docente contemporâneo. Para isto, por meio de uma revisão bibliográfica e nos baseando na metodologia de estudo da História Social, buscamos compreender alguns acontecimentos do período em que esta obra foi escrita, entre os séculos XI e XII; reconhecer as influências filosóficas do autor; e examinar as recomendações sobre a leitura que foram direcionadas aos alunos da escola de São Vítor. A problemática desta pesquisa permeou-se na atemporal necessidade de se conhecer estratégias de ensino que colaborem com a aprendizagem de nossos alunos, considerando que o interesse no estudo é a etapa fundamental para a aquisição de conhecimentos. Justificamos esta pesquisa com o entendimento de que os escritos clássicos nos aproximam da compreensão do que é contemporâneo e beneficiam nossa memória, colaborando com a formação humana. Para conquistar a Sapiência, amplamente discutida na proposta hugoniana, a leitura foi sugerida como método de estudo e de ensino que, amparado pela memória, pode reduzir o embrutecimento que a falta de conhecimento pode causar a um ser humano e à sociedade. Abordamos o assunto memória por ele ter um caráter inerente ao aprendizado, e que deve ser exercitado para que seja possível encontrar na história da humanidade a sabedoria acumulada por nossos antepassados. Os resultados obtidos em nossa análise nos levaram a entender que, os profissionais que lidam com ensino e aprendizagem precisam, além de aprimorar suas metodologias de ensino, agir de modo coerente, pois o comportamento prudente e sábio do docente é um dos recursos didáticos mais importantes a ser utilizado.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão