Navegando por Autor "BANDEIRA, DENISE"
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Item A RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COMO REDE COMPLEXA DE CRIAÇÃO: O CASO FAXINAL DAS ARTES (2002)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-20) VOESE, Jhon Erik; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/2862977098319115; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; REIS, PAULO R. O.; http://lattes.cnpq.br/7123959718032577; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003Item ASSOCIAÇÕES E A COMUNICAÇÃO DA ARTE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MEDIAÇÃO CULTURAL DA EXPOSIÇÃO “ENTREMUNDOS” PELA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE (ANT)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) CARLIN, Andrew Martins; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/7797146496029489; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; VAZ, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2037918966512896Esta dissertação investiga a mediação cultural da exposição de arte “Entremundos” a partir da Teoria Ator-Rede (ANT), com base em autores como Bruno Latour (1994; 2000; 2001; 2012) e John Law (1992). A ANT é uma corrente de pesquisa em teoria social, cuja perspectiva teórica-metodológica pressupõe igualdade entre a agência de humanos e não humanos na formação de coletivos. Destacam-se entre os objetivos deste estudo: debater os conceitos de mediação e mediação cultural; apresentar a Teoria Ator-Rede enquanto ferramenta teórico-metodológica para estudos em mediação cultural e, por fim, aplicar suas orientações metodológicas em um estudo de caso. De acordo com o recorte escolhido, observou-se que o conceito de mediação cumpre o papel de destacar o efeito de articulação dos diversos elementos que formam os eventos comunicacionais (DAVALLON, 2007; DAVALLON; 2010; JEANNERET, 2009). Assim, a mediação cultural, de acordo com este recorte, designa um conjunto de ações comunicacionais que objetivam, por meio da ação de humanos, dispositivos e objetos, interferir no processo interpretativo dos destinatários de eventos culturais (DARRAS, 2009). Tendo em vista às orientações da ANT, neste trabalho optou-se por um estudo de caso cuja pesquisa de campo foi realizada na exposição “Entremundos”, apresentada no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR), que integrou a programação da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea (2019). Por conseguinte, o aporte da Teoria Ator-Rede, somado aos modos de apropriação do conceito de mediação cultural, permitiu a configuração do circuito expositivo investigado como um ordenamento social habitado por muitos actantes não humanos, potencialmente ignorados por outras abordagens metodológicas. Contudo, observa-se que um estudo pela perspectiva teórica e metodológica da ANT implica em uma série de dificuldades, entre as quais colocar em prática uma empiria radical dedicada a seguir de muito perto os atores. Em relação à mediação cultural da exposição investigada, evidencia-se que muitos dos actantes se comportaram como intermediários dos discursos curatoriais ou das disposições arquitetônicas pré-estabelecidas, tanto pela própria Instituição Cultural quanto pela expografia e a organização dos seus ambientes.Item CORPOS-OBRAS-CIBORGUES: MODOS DE RELAÇÃO COM O PÚBLICO(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-05) MACIEL, Julio Constantino Campos; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/5448618288673697; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397Com o objetivo de perceber os modos de compreender o corpo como obra artística na Cyborg Foundation, a presente esquisa analisa as proposições de quatro artistas implantados/as: Moon Ribas, Manel Muñoz, Neil Harbisson e Jaime Del Val. Contudo, dado que, nos escritos e nas falas destes artistas, há referências aos movimentos ditos pós-humanistas, foi necessária uma breve revisão bibliográfica dos três principais movimentos recentes: Pós-humanismo, Transhumanismo e Metahumanismo. A revisão também trouxe diálogos com autores/as cujas pesquisas tangenciam assuntos que problematizam o corpo informacional, as medidas tecnológicas, as questões de gênero, entre outras, que se entrecruzam, tendo como principal aporte teórico o filósofo Stefan Lorenz Sorgner. Buscando assinalar, então, temas relevantes para a discussão do corpo-ciborgue como obra artística e sua relação com o público, esta pesquisa se dividiu em dois capítulos. No primeiro, constam as práticas dos/as artistas que consideram seus corpos implantados como catalizadores de percepções extra-humanas e as diferentes formas de expressar tais percepções ao público. Já no segundo, as obras de Jaime Del Val são tomadas como estudo de caso. Esta opção se deu por dois motivos: o artista é um dos teóricos de base do movimento Metahumanista; suas obras, diferentemente dos/das demais, incluem a participação do público. As estruturas amórficas criadas pelos artistas são pensadas na integração do corpo dos participantes, gerando um metacorpo.Item PRÁTICAS ARTÍSTICAS COLABORATIVAS E PARTICIPATIVAS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO-ENSINO DE ARTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/20) SOUZA, Julia Pereira de; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/1306794606303297; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; BLOOMFIELD, TÂNIA; http://lattes.cnpq.br/4966004466813759; TEIXEIRA, Rosanny Morais; http://lattes.cnpq.br/3889613701782245; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas, que implicam em colaboração, participação, experiência, agenciamento em contextos socioculturais e seus desdobramentos para o ensino de arte. Ao tomar como recorte as práticas dos anos de 1990 até 2010, investigadas no cenário internacional, tem como principal objetivo, fazer uma cartografia de tais conceituações artísticas e pressupor possíveis contribuições educacionais. Além disto, reflete sobre um potencial de sensibilização dessas ações, retoma o conceito jogo-brincadeira de Allan Kaprow e a concepção de microutopia, como disparadores de um processo de criação-ensino de arte. Na sequência, a partir de uma seleção de artistas do contexto local e do caráter colaborativo e/ou participativo presente em suas obras, analisa e discute esses trabalhos, com entrevistas e documentos de arquivo. No curso dessas etapas investigativas, foram realizadas algumas práticas desta proposição, conceito que foi elaborado como um modo colaborativo para o ensino de arte, dada a oportunidade da minha atuação docente, entre 2020 e 2021, com turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Entre os autores adotados para este aporte teórico, destacamse: Claire Bishop (2012, 2008), Grant Kester (2014), Allan Kaprow (1993, 1996, 2004), Pablo Helguera (2010, 2011, 2018) e Mônica Hoff Gonçalves (2011, 2014, 2019)Item UMA ALTERIDADE NO ESPELHO PROCEDIMENTOS AUTOBIOGRÁFICOS IMAGÉTICOS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/06) TULLIO, Carlos Henrique; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/2548227212295959; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; SILVEIRA, LUCIANA MARTHA; http://lattes.cnpq.br/9969574876271040; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003A representação do eu e o encontro de um outro. Neste estudo, apresento uma reflexão sobre a minha própria imagem, a partir de uma narrativa autobiográfica, que considera parte da minha produção artistíca, resultante de uma série de desdobramentos e renovações, em especial, minha poética sobre meu próprio corpo e seus registros, gráficos, tridimensionais e audiovisuais. Além disto, abordo questões técnicas e estéticas das várias linguagens artísticas que experimento desde 1987 até 2020 e, apartir deste recorte, proponho como resultado, gravuras autorretratos. Os procedimentos autobiográficos imagéticos vislumbram o próprio sujeito realizador enquanto objeto. Por fim, nesta investigação, as classificações e terminologias seguem os estudos de Antonio Costella em seu livro Introdução à Gravura e à sua História (2006) e outros aportes teóricos sobre o tema autorretrato.