Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares - PALI
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares - PALI por Autor "FERNANDES, Heloísa"
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Item A perspectiva ambiental dos estudantes do ensino básico de Paranaguá (PR) sobre o ecossistema manguezal e seus impactos(Universidade Estadual do Paraná, 2023-04-27) FERREIRA, Maria Lúcia; GUILHERME, Pablo Damian Borges; http://lattes.cnpq.br/2689507681780757; http://lattes.cnpq.br/6117032689916007; GUILHERME, Pablo Damian Borges; http://lattes.cnpq.br/2689507681780757; FERNANDES, Heloísa; http://lattes.cnpq.br/6840055284315113; OLIVEIRA NETO, José Francisco de; http://lattes.cnpq.br/6389922147584969A maior parte do oceano (59%) está experimentando um impacto cumulativo crescente, devido às mudanças climáticas, à pesca, à poluição e ao transporte marítimo. Nesse contexto, a Década dos Oceanos surgiu com o objetivo de conscientizar a população de modo geral sobre a importância do oceano e a nossa relação com ele. Além disso, estima-se que 25% dos manguezais brasileiros já tenham sido destruídos, tendo a aquicultura, poluição e a especulação imobiliária como suas principais causas. Paranaguá, localizada no litoral do Paraná, é privilegiada por possuir grandes áreas de manguezais consideradas bem preservadas, apesar dessas áreas já terem apresentado sinais de degradação pelo processo de desenvolvimento industrial e urbano ao longo do tempo, estimulada pela ocupação urbana e atividade portuária da cidade. Estudos recentes em 22 bosques de manguezais em Paranaguá, 21 apresentaram algum grau de antropização no seu interior e arredores e 475 pontos apresentaram pressão antrópica, principalmente em relação a “lixo domiciliar”, efluentes domésticos sem tratamento e entulhos de restos de material de construção. Considerando este panorama, faz-se necessário conhecer a perspectiva ambiental dos estudantes do ensino básico de Paranaguá (PR) sobre o ecossistema manguezal e seus impactos. Para isso, o presente estudo foi desenvolvido em dois capítulos. No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção ambiental dos alunos do ensino básico do município sobre o ecossistema manguezal, considerando o panorama das características regionais de manguezal da região, através da aplicação de dois questionários semi estruturados, elaborados levando-se em conta os objetivos propostos pela ONU, almejando o embasamento científico teórico para a criação de ações e práticas de educação ambiental. Já no segundo capítulo desenvolveu-se um diagnóstico sobre a percepção dos estudantes do município sobre os manguezais e sua importância e impactos, destacando se existem lacunas de conhecimento sobre o ecossistema, com enfoque na presença de resíduos sólidos neste ambiente, elencado como um dos principais problemas neste ecossistema. Com os resultados obtidos observou-se que os estudantes apresentam uma percepção bem ambientalista, porém com certa carência de informações sobre aspectos biológicos e físicos do ecossistema. Além disso, foi observado que grande parte dos estudantes conhecem as consequências causadas pelo impacto humano, porém, demonstraram carência de informações em alguns aspectos ecológicos. Desta forma, se mostra necessário a implementação de metodologias voltadas para o desenvolvimento de ações voltadas para a criação de uma cultura oceânica nos currículos da formação básica de ensino, com o auxílio de projetos extensionistas oferecidos pelas universidades, órgãos e secretarias governamentais e terceiro setor que contribuam na formação dos valores ambientais e sociais dos alunos como cidadãos. Para tornar o conteúdo mais acessível, a arte pode ser utilizada como aliada, desde que bem concebida por grupo multidisciplinar, já que é capaz de sensibilizar e materializar sentimentos e emoções.