Navegando por Autor "WEICHSELBAUM, Anete Susana"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise rizomática da proposta pedagógica do Simultaneous Learning voltada ao ensino instrumental(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-29) VIEIRA, Jacson Elomar; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; http://lattes.cnpq.br/9117994247213755; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; SILVA, José Alberto Salgado e; http://lattes.cnpq.br/3841507364899863; SANTOS, Regina Marcia Simão; http://lattes.cnpq.br/9164295294690031Um dos trabalhos mais recentes voltados ao ensino de instrumento é a proposta denominada Simultaneous Learning, criada por Paul Harris (2014) na Inglaterra, que traz como princípios: o Ensino Proativo; Capacitar, não julgar ou controlar; Ensinar por meio dos “Ingredientes”; e, Fazer Conexões. O objetivo principal da presente dissertação visa analisar os princípios músicopedagógicos voltados ao ensino instrumental da Aprendizagem Simultânea – Simultaneous Learning – contidos na proposta de Paul Harris. Como objetivos específicos, pretende-se: (a) Compreender os fundamentos teórico/práticos da pedagogia do Simultaneous Learning das obras The Music Teacher's Companion, Improve Your Teaching!, e Simultaneous Learning de Paul Harris; (b) Analisar o que o autor compreende por ingredientes na sua proposta pedagógica e qual a abrangência destes no ensino instrumental; (c) Estabelecer uma analogia entre os princípios “fazer conexões” e “ensinar por meio dos ingredientes da peça” da Aprendizagem Simultânea e o Rizoma; e (d) Levantar as contribuições da proposta pedagógica do Simultaneous Learning para o ensino instrumental ao percorrer o Mapa da Aprendizagem Simultânea do Mundo Musical. A investigação recorre à Pesquisa Bibliográfica com análise de fontes documentais. Observou-se que é possível compreender a pedagogia do Simultâneos Learning de acordo com as características do modelo Rizoma de Gilles Deleuze & Félix Guattari (2000), por se tratar de uma proposta de ensino estruturada em forma de Mapa, baseada nas conexões realizadas entre os seus elementos musicais, denominados por Harris como ingredientes.Item Leitura musical à primeira vista de flauta doce num contexto de ensino coletivo: um estudo fundamentado na teoria epistemológica de Jean Piaget(Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-30) WARKENTIN, Kerstin Karine; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; http://lattes.cnpq.br/0285443133374447; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; CAREGNATO, Caroline; http://lattes.cnpq.br/9638767577242874; JUSTI, Lilia do Amaral Manfrinato; http://lattes.cnpq.br/9022269526858723Esta pesquisa teve por objetivo a investigação do processo da leitura musical à primeira vista no contexto de ensino coletivo da flauta doce soprano, de crianças entre nove a onze anos de idade, alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, em um colégio particular situado em Pinhais - PR. Buscamos ainda mapear quais são as maiores facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos iniciantes no processo da leitura musical à primeira vista com o instrumento flauta doce e compreendermos como é desenvolvida a aprendizagem da leitura musical por parte dos alunos através de uma análise dos aspectos cognitivos, fundamentada pela teoria epistemológica de Jean Piaget, em especial, com relação aos aspectos figurativos e operatórios do pensamento e, consequentemente, a habilidade de classificação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, valendo-se de revisão bibliográfica acerca do tema e entrevista semiestruturada acompanhadas de leituras à primeira vista de trechos instrumentais compostos para a pesquisa. Por derradeiro, empreendemos uma coleta transversal de dados em 2022, formada por dez alunos, na qual os resultados apontaram para uma boa leitura melódica e uma dificuldade rítmica de grau elevado dos participantes. Além disso, constatou-se que todos os alunos efetuam agrupamentos enquanto leem, formando chunks maiores ou menores de acordo com o nível de dificuldade da peça. Verificou-se também que a presença dos chunks idênticos no exercício de leitura foram benéficos para a execução dos alunos.