Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "WEICHSELBAUM, Anete Susana"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Análise rizomática da proposta pedagógica do Simultaneous Learning voltada ao ensino instrumental
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-29) VIEIRA, Jacson Elomar; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; http://lattes.cnpq.br/9117994247213755; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; SILVA, José Alberto Salgado e; http://lattes.cnpq.br/3841507364899863; SANTOS, Regina Marcia Simão; http://lattes.cnpq.br/9164295294690031
    Um dos trabalhos mais recentes voltados ao ensino de instrumento é a proposta denominada Simultaneous Learning, criada por Paul Harris (2014) na Inglaterra, que traz como princípios: o Ensino Proativo; Capacitar, não julgar ou controlar; Ensinar por meio dos “Ingredientes”; e, Fazer Conexões. O objetivo principal da presente dissertação visa analisar os princípios músicopedagógicos voltados ao ensino instrumental da Aprendizagem Simultânea – Simultaneous Learning – contidos na proposta de Paul Harris. Como objetivos específicos, pretende-se: (a) Compreender os fundamentos teórico/práticos da pedagogia do Simultaneous Learning das obras The Music Teacher's Companion, Improve Your Teaching!, e Simultaneous Learning de Paul Harris; (b) Analisar o que o autor compreende por ingredientes na sua proposta pedagógica e qual a abrangência destes no ensino instrumental; (c) Estabelecer uma analogia entre os princípios “fazer conexões” e “ensinar por meio dos ingredientes da peça” da Aprendizagem Simultânea e o Rizoma; e (d) Levantar as contribuições da proposta pedagógica do Simultaneous Learning para o ensino instrumental ao percorrer o Mapa da Aprendizagem Simultânea do Mundo Musical. A investigação recorre à Pesquisa Bibliográfica com análise de fontes documentais. Observou-se que é possível compreender a pedagogia do Simultâneos Learning de acordo com as características do modelo Rizoma de Gilles Deleuze & Félix Guattari (2000), por se tratar de uma proposta de ensino estruturada em forma de Mapa, baseada nas conexões realizadas entre os seus elementos musicais, denominados por Harris como ingredientes.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Leitura musical à primeira vista de flauta doce num contexto de ensino coletivo: um estudo fundamentado na teoria epistemológica de Jean Piaget
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-30) WARKENTIN, Kerstin Karine; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; http://lattes.cnpq.br/0285443133374447; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; CAREGNATO, Caroline; http://lattes.cnpq.br/9638767577242874; JUSTI, Lilia do Amaral Manfrinato; http://lattes.cnpq.br/9022269526858723
    Esta pesquisa teve por objetivo a investigação do processo da leitura musical à primeira vista no contexto de ensino coletivo da flauta doce soprano, de crianças entre nove a onze anos de idade, alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, em um colégio particular situado em Pinhais - PR. Buscamos ainda mapear quais são as maiores facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos iniciantes no processo da leitura musical à primeira vista com o instrumento flauta doce e compreendermos como é desenvolvida a aprendizagem da leitura musical por parte dos alunos através de uma análise dos aspectos cognitivos, fundamentada pela teoria epistemológica de Jean Piaget, em especial, com relação aos aspectos figurativos e operatórios do pensamento e, consequentemente, a habilidade de classificação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, valendo-se de revisão bibliográfica acerca do tema e entrevista semiestruturada acompanhadas de leituras à primeira vista de trechos instrumentais compostos para a pesquisa. Por derradeiro, empreendemos uma coleta transversal de dados em 2022, formada por dez alunos, na qual os resultados apontaram para uma boa leitura melódica e uma dificuldade rítmica de grau elevado dos participantes. Além disso, constatou-se que todos os alunos efetuam agrupamentos enquanto leem, formando chunks maiores ou menores de acordo com o nível de dificuldade da peça. Verificou-se também que a presença dos chunks idênticos no exercício de leitura foram benéficos para a execução dos alunos.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão