Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "WALCZAK, Lisandro"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    KARL MARX, ALIENAÇÃO E LIVRO DIDÁTICO
    (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ, 2019-04-29) WALCZAK, Lisandro; STADLER, Thiago David; http://lattes.cnpq.br/6488253625581935; http://lattes.cnpq.br/9587346388182035; LONGHI, Armindo; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; SANTIAGO, Antônio Charles; http://lattes.cnpq.br/5446755649820726
    A desigualdade social e o abismo econômico entre as classes sociais se mostram em nosso tempo com uma condição de naturalidade. A falta de problematização sobre as injustiças sociais, o fortalecimento das transmissões de saberes que conduzem à aceitação do status quo, o conformismo, e a condição de submissão aos ideais do capitalismo ganha cada vez mais força. Nessa dissertação problematizaremos um dos meios pelos quais essa naturalização da desigualdade social pode ser transmitida. Esse meio é o da educação. Para isso recorremos a Karl Marx para enfrentarmos a estrutura da educação de nosso tempo e a nossa atuação enquanto docente diante dos ideias trazidos pela ideologia do capitalismo. A aproximação de Marx para o contexto educacional se mostra como algo importante para a condução desse estudo, no qual se buscou ater-se aos critérios do PROF-FILO, em que a prática docente é colocada em estudo nas aulas de filosofia para que juntamente com o tema apresentado para a condução da reflexão, possamos repensar não somente nossa prática docente enquanto professores de filosofia, como também trazer para o estudo a investigação sobre o assunto selecionado. Assim, esse estudo percorre pela investigação e problematização do livro didático de filosofia “Filosofando – Introdução à filosofia”, como um instrumento didático- metodológico e como um produto comercializado entre o Estado e o interesse privado [editoras]. Assim, dois procedimentos foram colocados em prática na sala de aula: 1) em uma turma os estudos foram exclusivamente por via do livro didático; 2) noutra turma houve o apoio em textos marxianos e marxistas. A atenção do estudo fora dada ao conceito de alienação, em especial como ele se mostra no pensamento de Karl Marx, para que possamos analisar assim como ocorre o entendimento deste conceito de acordo com cada proposta de aula.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão