Navegando por Autor "VIEIRA, Jacson Elomar"
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Item Análise rizomática da proposta pedagógica do Simultaneous Learning voltada ao ensino instrumental(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-29) VIEIRA, Jacson Elomar; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; http://lattes.cnpq.br/9117994247213755; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; SILVA, José Alberto Salgado e; http://lattes.cnpq.br/3841507364899863; SANTOS, Regina Marcia Simão; http://lattes.cnpq.br/9164295294690031Um dos trabalhos mais recentes voltados ao ensino de instrumento é a proposta denominada Simultaneous Learning, criada por Paul Harris (2014) na Inglaterra, que traz como princípios: o Ensino Proativo; Capacitar, não julgar ou controlar; Ensinar por meio dos “Ingredientes”; e, Fazer Conexões. O objetivo principal da presente dissertação visa analisar os princípios músicopedagógicos voltados ao ensino instrumental da Aprendizagem Simultânea – Simultaneous Learning – contidos na proposta de Paul Harris. Como objetivos específicos, pretende-se: (a) Compreender os fundamentos teórico/práticos da pedagogia do Simultaneous Learning das obras The Music Teacher's Companion, Improve Your Teaching!, e Simultaneous Learning de Paul Harris; (b) Analisar o que o autor compreende por ingredientes na sua proposta pedagógica e qual a abrangência destes no ensino instrumental; (c) Estabelecer uma analogia entre os princípios “fazer conexões” e “ensinar por meio dos ingredientes da peça” da Aprendizagem Simultânea e o Rizoma; e (d) Levantar as contribuições da proposta pedagógica do Simultaneous Learning para o ensino instrumental ao percorrer o Mapa da Aprendizagem Simultânea do Mundo Musical. A investigação recorre à Pesquisa Bibliográfica com análise de fontes documentais. Observou-se que é possível compreender a pedagogia do Simultâneos Learning de acordo com as características do modelo Rizoma de Gilles Deleuze & Félix Guattari (2000), por se tratar de uma proposta de ensino estruturada em forma de Mapa, baseada nas conexões realizadas entre os seus elementos musicais, denominados por Harris como ingredientes.