Navegando por Autor "VERONEZ, Michele Regiane Dias"
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Item ASPECTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA À LUZ DA SEMIÓTICA(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2022/17/10) ROSA, Marcelo Henrique Tomacheusk da; VERONEZ, Michele Regiane Dias; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; http://lattes.cnpq.br/8213172247957060; CEOLIM, Amauri Jersi; http://lattes.cnpq.br/9441960693153567; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; http://lattes.cnpq.br/2660354136462141O presente texto, no formato multipaper, dispõe sobre o desenvolvimento e desfechos de uma pesquisa interessada nos conhecimentos matemáticos e outros acionados e/ou construídos no decorrer de duas atividades de Modelagem Matemática (MM) quando observados sob as lentes das teorias semióticas de Charles S. Peirce e Heinz Steinbring. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o potencial da Modelagem Matemática na construção de conhecimento dos alunos e como isso é revelado em suas produções sígnicas. Para tanto, os autores optaram por duas vias de análise, descritas na forma de dois artigos. No primeiro, embasado na semiótica peirceana, observaram o que as produções sígnicas dos alunos sugerem, considerados os modos como os objetos matemáticos são expressos por eles ao longo do desenvolvimento de atividades de MM. E no outro, associando as ideias de Heinz Steinbring à semiótica de Charles S. Peirce, procuraram evidenciar as eventuais relações entre os objetos matemáticos suscitados pelos alunos e os signos por eles manifestos ao longo do desenvolvimento de atividade de MM. Em aspecto metodológico, além das teorias mencionadas, consideraram-se os entendimentos de Isaac Epstein, Maria Ogécia Drigo, Lúcia Santaella e Winfried Nöth quanto à semiótica. Os autores concluem, da análise das produções sígnicas dos participantes, pela existência de processos de [res]significação em cada uma das fases das atividades de MM, apontando a MM com uma alternativa para o ensino e aprendizagem de matemática na qual as diferentes situações enfrentadas pelos alunos além de suscitarem conhecimentos matemáticos, proporcionam a construção de conhecimentos outros, em um processo de semiose.Item COMPETÊNCIAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2024/03/13) SILVA, Lilian Gislaine Pereira da; VERONEZ, Michele Regiane Dias; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; http://lattes.cnpq.br/7065545978660840; HERMANN, Wellington; http://lattes.cnpq.br/4145451948476905; TORTOLA, Emerson; http://lattes.cnpq.br/3984024867334867A investigação que realizamos e cuja temática versa sobre competências em modelagem matemática é apresentada neste relatório de pesquisa no formato multipaper, composto por dois artigos, além do capítulo inicial e das considerações finais. No primeiro artigo, buscamos inventariar como o termo “competências” em modelagem matemática é apresentado em artigos científicos em âmbito nacional e internacional. Para isso, realizamos uma revisão sistemática na literatura sobre competências em modelagem matemática. Os resultados revelam que o termo "competências" em modelagem matemática desperta interesse em estudos realizados tanto no Brasil quanto internacionalmente em diversos níveis de ensino, gerando reflexões sobre as habilidades e capacidades necessárias para o desenvolvimento de competências. Destaca-se também o reconhecimento dos benefícios educacionais da modelagem matemática no desenvolvimento de competências e apontam desafios na formação de professores para promover tais competências nos alunos. No segundo artigo temos por propósito investigar o que se revela a partir das competências manifestas, por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tanto, empregamos uma pesquisa empírica. Durante o processo, identificamos distintas competências dos alunos, a saber: a habilidade para realizar os passos individuais do processo de modelagem, a capacidade de estruturar problemas provenientes do mundo real, a aptidão para argumentar sobre os procedimentos adotados, e a competência para explorar as possibilidades oferecidas pela matemática na resolução de problemas do mundo real. Inferimos que a emergência dessas competências promovem com que os alunos dos anos iniciais assumam atitudes ativas no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática e que a argumentação em torno da situação-problema analisada e dos resultados obtidos carregam especificidades de seus conhecimentos e do modo genuíno como lidam com situações da realidade. Como resultados do estudo empreendido ponderamos que há poucas pesquisas que se ocupam de estudar sobre a temática competências em modelagem matemática, principalmente no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que o olhar mais atento às competências no âmbito da modelagem matemática pode sinalizar ao professor compreensões de ordem formativa em termos de conceitos matemáticos, mas também promover aos alunos modos de agir e pensar que consideram aspectos necessários à formação deles como sujeitos ativos e participativos na sociedade.Item IMPACTOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2021/12/20) TRZASKACZ, Alcides José; VERONEZ, Michele Regiane Dias; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; http://lattes.cnpq.br/0400095223683808; CEOLIM, Amauri Jersi; http://lattes.cnpq.br/9441960693153567; SOUZA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734Nesta investigação temos como objetivo buscar por elementos que sugerem compreensões dos futuros professores, que se relacionam às experiências vivenciadas em uma disciplina de Modelagem Matemática na formação inicial de professores de Matemática. O estudo foi realizado em uma turma de quarto ano de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, tendo a seguinte interrogação de pesquisa: O que sinalizam os dizeres dos futuros professores de Matemática que vivenciam experiências em Modelagem Matemática? Com a suspensão das aulas por motivo da pandemia Covid-19, a disciplina Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática precisou ser organizada de modo a ser ofertada remotamente. Apenas as duas primeiras aulas foram presenciais. Todo o restante da disciplina, por opção da professora formadora, foi desenvolvida em momentos assíncronos, com interação entre alunos-alunos e, alunos e professora, via plataforma Moodle, utilizando-se de fóruns de discussão. A coleta de dados, portanto, foi realizada inicialmente de forma presencial com a participação do pesquisador nessas aulas e, posteriormente, por meio do seu acesso à plataforma Moodle, tendo contato direto com todas as interações postadas, seja pelos alunos, seja pela professora. Pela natureza dessa investigação, a opção metodológica se baseia nas considerações da pesquisa qualitativa e a análise dos dados segue orientações da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Embora a disciplina contasse com dezenove alunos matriculados, as discussões e reflexões que trazemos se ancoram nas ações de três deles: Daniel, Raquel e Emanuel que não tinham qualquer experiência com a docência, para além do Estágio Curricular Supervisionado. A análise revela que as experiências vivenciadas na referida disciplina trouxe à tona compreensões, dos futuros professores, que se relacionam ao papel do aluno e do professor e compreensões relacionadas ao ensino de Matemática.Item MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2024/08/15) GALDIOLI, Larissa Cristina Rotta; VERONEZ, Michele Regiane Dias; RODRIGUES, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/2509951724012001; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; http://lattes.cnpq.br/4571738673788994; SANTOS, Talita Secorun dos; http://lattes.cnpq.br/9052886361360320; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6664329706421891A fim de discutir acerca da modelagem matemática em associação com o desenvolvimento profissional docente, buscamos nessa pesquisa investigar de que modo a modelagem matemática favorece o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter interpretativo, na qual assumimos um quadro teórico que considera a modelagem matemática na perspectiva da Educação Matemática e o desenvolvimento profissional docente elucidado por Judith Sowder. Optamos por um relatório que segue o formato multipaper, no qual apresentamos dois artigos que, articulados, tratam da temática escolhida. No primeiro artigo identificamos os elementos associados ao desenvolvimento profissional no contexto de uma disciplina de modelagem matemática na formação de futuros professores. A disciplina foca em discutir conceitos teóricos da modelagem matemática, explorar sua aplicação prática e permitir que os estudantes desenvolvam atividades nesse contexto. Os dados analisados foram produzidos por três futuros professores durante a disciplina. Os resultados indicam que os participantes reconhecem que a aprendizagem da modelagem matemática promove ambientes reflexivos e participativos de ensino. Eles enfatizam características como ser um aprendiz contínuo, ser flexível e dominar os conteúdos matemáticos como essenciais para seu desenvolvimento profissional. Além disso, compreendem a formação docente como um processo contínuo que requer reflexão, adaptação e integração de conhecimentos específicos e pedagógicos para um crescimento contínuo na carreira. No segundo artigo buscamos analisar as ações dos futuros professores no fazer modelagem matemática que se associam ao seu desenvolvimento profissional. Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados na disciplina de Modelagem Matemática, onde foram realizadas atividades sobre os temas “Difusor de ambientes” e “Qualidade do sono”. Os resultados destacaram três participantes, que abordaram seu papel ativo no aprendizado e a maneira como a modelagem matemática transformou sua percepção da matemática escolar. Eles ressaltaram a importância da aprendizagem contínua e da reflexão, tanto em relação aos conteúdos matemáticos quanto às práticas pedagógicas. Além disso, enfatizaram a conexão entre a matemática e situações do cotidiano, destacando como essas experiências influenciaram sua visão como futuros educadores. A investigação sobre como a modelagem matemática favorece o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática é importante para entender como essa alternativa pode preparar os professores para enfrentar desafios contemporâneos no ensino da disciplina. Ao integrar teoria e prática na modelagem matemática, os futuros professores não apenas desenvolvem competências técnicas, mas também habilidades reflexivas, adaptativas e uma compreensão mais profunda da aplicação dos conceitos matemáticos em contextos reais, promovendo assim um crescimento significativo em sua prática educacional.Item MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUMAS RELAÇÕES(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2021/09/23) BERTOL, Daniel Bonadiman; CEOLIM, Amauri Jersi; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; http://lattes.cnpq.br/3356056908167229; http://lattes.cnpq.br/9441960693153567; http://lattes.cnpq.br/9649919234589716; VERONEZ, Michele Regiane Dias; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; BRAZ, Bárbara CândidoA presente pesquisa apresenta aspectos da Modelagem Matemática (MM) na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC) com foco de ensino em uma Escola do Campo. A pergunta norteadora dessa investigação centrou-se na seguinte questão: Que características da MM na perspectiva da EMC e da Educação do Campo são evidenciadas durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem em uma Escola do Campo? Para responder a esta questão realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa. Os dados foram coletados remotamente via internet por meio da observação utilizando ferramentas online. Para tanto, realizou-se o desenvolvimento de duas atividades de Modelagem Matemática, conduzidas pelos casos 2 e 3 indicados por Barbosa (2004), em uma turma do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola do Campo no interior do Paraná. Os dados foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados revelam que a MM na perspectiva da Educação Matemática Crítica possibilitou fazer conexões com as características da Educação do Campo, emergindo por meio do diálogo, discussões democráticas e reflexões críticas a respeito de questões econômicas, ambientais, culturais e sociais, despertando nos estudantes, autonomia ao trabalharem em grupos durante o processo de desenvolvimento de atividades com temas envolvendo situações reais. Além disso, esta pesquisa apontou para algumas particularidades que são próprias daquele contexto nas quais os estudantes estão inseridos, tais como conhecimento local e argumentos críticos, que estão alinhadas com os interesses da Educação Matemática Crítica.Item MODELAGEM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2021/09/30) PAIVA, Hedy de Paula; CEOLIM, Amauri Jersi; http://lattes.cnpq.br/9441960693153567; http://lattes.cnpq.br/9516653074741769; VERONEZ, Michele Regiane Dias; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; TORTOLA, EmersonA Modelagem Matemática, enquanto concepção, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, objetiva proporcionar os meios para que a compreensão da Matemática e sua abordagem didática se construam de forma crítica e transformadora. Tanto a Modelagem Matemática quanto a Educação Matemática Crítica são amparadas por situações calcadas nas realidades encontradas nos ambientes pedagógicos que ressaltem aspectos democráticos. A Educação do Campo, no que lhe concerne, demonstra ser um vasto campo de estudo, dado seu histórico de estruturação e implementação, pautado nos pressupostos da teoria crítica. É nesse lócus que esta investigação se insere, ao propor uma análise que intenciona estruturar as aproximações entre as peculiaridades dos conceitos da Educação do Campo com os conceitos de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A presente pesquisa tem caráter qualitativo e se estabelece por meio da análise dos documentos oficiais que fundamentam a Educação do Campo, a saber, as diretrizes curriculares nacionais e estaduais, Projetos Político Pedagógicos e Propostas Pedagógicas Curriculares da disciplina de Matemática das escolas do campo da cidade de Cascavel, no Paraná, a partir dos conceitos advindos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. As análises se deram por meio da Análise Textual Discursiva, e resultaram na elaboração de argumentos que indicam as aproximações entre os conceitos fundamentadores da Modelagem na Perspectiva da Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo.Item RELAÇÕES COM O SABER EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2022/09/09) SANTOS, Ana Carolina Maia Barreto dos; CEOLIM, Amauri Jersi; HERMANN, Wellington; http://lattes.cnpq.br/9441960693153567; http://lattes.cnpq.br/4145451948476905; http://lattes.cnpq.br/3004253335926560; VERONEZ, Michele Regiane Dias; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; TORTOLA, Emerson; http://lattes.cnpq.br/3984024867334867; MORAES, Silvia Gonzaga de; http://lattes.cnpq.br/3303970016702517O ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática possibilita a execução de ações que o diferenciam de outros ambientes de aprendizagem. Tais ações são desenvolvidas pelo professor (ações de ensino) e pelos alunos (ações de aprendizagem), o que permite aos sujeitos envolvidos se relacionarem com diferentes saberes enquanto desenvolvem uma atividade. Com essas lentes, observaram-se nesta pesquisa algumas intersecções comuns entre a atividade e a relação com o saber no ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste sentido, esta pesquisa questiona: o que se evidencia das relações com o saber estabelecidas em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática nos anos iniciais à luz da Teoria da Atividade? Para responder a esta questão motivadora, foi elaborado o seguinte objetivo geral: analisar as relações com o saber estabelecidas em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática nos anos iniciais à luz Teoria da Atividade. As bases epistemológicas que sustentam as análises são referenciadas mais especificamente no conceito de atividade, de Alexis Leontiev, e nas dimensões da relação com o saber, de Bernard Charlot. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem cunho qualitativo, pautado na pesquisa documental. O corpus foi composto por atividades de modelagem descritas em duas teses presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que forneceram dados suficientes, de acordo com os objetivos desta pesquisa. Dessas teses, cinco atividades de Modelagem foram selecionadas, sendo uma atividade desenvolvida com cada ano, do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental. Os encaminhamentos das atividades que compuseram o corpus da pesquisa foram devidamente analisados segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Com foco nas ações de ensino, foram analisadas as ações dos sujeitos envolvidos nos ambientes de aprendizagem de Modelagem das atividades que compõem o corpus desta pesquisa. Os resultados apontam a emergência de três categorias, a saber: ações mobilizadoras; ações de execução; ações de validação. A análise revela que as ações analisadas destacaram uma forte relação com as dimensões da relação com o saber: ações mobilizadoras com destaque para a relação pessoal com o saber; ações de execução com destaque para a relação epistêmica com o saber; ações de validação com destaque para a relação social com o saber. Concluímos que, nas atividades constituídas nos ambientes de Modelagem Matemática nos anos iniciais analisadas, em que as ações foram conceituadas com as lentes da Teoria da Atividade, é possível se relacionar com destaque para as três dimensões da relação com o saber consideradas nesta pesquisa, permitindo a apropriação de conhecimentos, por meio da relação com diferentes saberes, ao passo que o sujeito que está em atividade desenvolve suas funções psíquicas superiores.Item UM MODO DE VER E SIGNIFICAR A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS À LUZ DA SEMIÓTICA(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2022/06/27) SANTOS, Thayná Felix dos; VERONEZ, Michele Regiane Dias; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; http://lattes.cnpq.br/7798248064103054; ESTEVAM, Everton José Goldoni; http://lattes.cnpq.br/7355643831417416; SILVA, Karina Alessandra Pessôa da; http://lattes.cnpq.br/4960826662569812A fim de discutir sobre os modos de ver e pensar a modelagem matemática sob um ponto de vista da semiótica, buscamos nesta investigação elementos que podem elucidar aspectos que permeiam a atribuição de significado ao longo do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática por alunos dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter interpretativo, em que nos pautamos em um quadro teórico que considera a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e a Semiótica elucidada por Charles Sanders Peirce. Para isso, desenvolvemos três atividades de modelagem matemática em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental. Optamos por um relatório de pesquisa que segue o formato multipaper, no qual apresentamos dois artigos que articulados tratam da temática escolhida. No primeiro artigo investigamos indícios de atribuição de significado aos objetos matemáticos por meio dos signos associados ao fazer modelagem matemática. Os dados foram produzidos mediante o desenvolvimento de duas atividades de modelagem matemática, em que olhamos para os signos produzidos nas mais diversas ações cognitivas das crianças e o analisamos por meio de um triângulo epistemológico. Os resultados desse artigo apontam que a atribuição de significado aos objetos matemáticos ganha consistência na medida que as crianças modificam os signos, sendo que essa alternância se complementa em face às ações cognitivas delas. No segundo artigo buscamos analisar o papel dos signos com atenção à trama semiótica na atribuição de significado ao fazer modelagem matemática, em que desenvolvemos uma atividade de modelagem matemática, e olhamos para ela por meio de uma trama semiótica. Os resultados desse artigo nos levaram a concluir que a alternância dos signos interpretantes decorre dos papéis que os signos desempenham nas mais diversas ações das crianças, sendo que os signos produzidos depõem sobre a forma de agir e pensar delas, isto é, nas tomadas de decisões, caminhos trilhados e aceitação de uma resposta para o problema. A partir dos resultados dos dois artigos ponderamos que quando as crianças buscam por informações, delimitam a problemática, selecionam as informações coletadas e as simplificam, produzem signos que dão indícios que houve atribuição de significado.