Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "VAREA, Izabel Raczenski"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Política, Direito e Cidadania: percepções dos jovens de Campo Mourão/PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-25) VAREA, Izabel Raczenski; MACIEL, Fred; MORGADO, Suzana Pinguello; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/9021514515503339; MACIEL, Fred; MORGADO, Suzana Pinguello; PINHEIRO, Marcos Sorrilha; JUNIOR, César Dallabrida
    A pesquisa objetivou analisar percepções de jovens do 3º ano do Ensino Médio de Campo Mourão/PR sobre política, direito constitucional e exercício de cidadania com a finalidade de identificar seus impactos na participação política e concretização da democracia brasileira. Ancorada em uma perspectiva interdisciplinar, será adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratória e descritiva, baseada principalmente em revisão bibliográfica e que conectará Política, Direito e Educação. Além disso, foi realizada coleta e análise de dados gerados por meio de questionários aplicados para alunos entre 16 e 18 anos cursantes do 3º ano do Ensino Médio em dois colégios (um particular e um público) do município. Pretendeu-se analisar se a qualidade de conhecimento constitucional, influências midiáticas, socioeconômicas e familiares podem interferir nas percepções e atuações políticas destes jovens, representantes de uma geração dos próximos agentes políticos do país. Esta pesquisa objetivou contribuir para a compreensão da juventude política atual, em um recorte de âmbito local. Como resultado, além de evidenciar tal diagnóstico local, percebeu-se o entendimento das inúmeras formas de participações institucionais e não institucionalizadas no campo político, assim como as diferenças nas percepções entre jovens de escola pública e privada, demonstrando certa contrariedade, uma vez que (supostamente) os jovens com mais potencial em ter acesso a conhecimentos relacionados à cidadania (estudantes da escola privada em relação aos da escola pública) são justamente os que apresentaram uma concepção de cidadania menos abrangente

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão