Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "VANALLI, Paula"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Rede de Proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sob a perspectiva de gênero e direitos humanos.
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/15) VANALLI, Paula; FRANÇA, Fabiane Freire; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/7629324446828928; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; MACIEL, Fred; MINAYO, Maria Cecília de Souza; TAKARA, Samilo
    Trata-se de uma pesquisa que visa compreender as perspectivas de gênero das(os) profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação de violência no município de Campo Mourão, estado do Paraná. Em vista disso, problematizamos: como a ampliação dos conhecimentos de gênero podem promover o cuidado e a não revitimização de crianças e adolescentes em situação de violência? Orientadas pelo diálogo interdisciplinar entre a psicologia existencial da libertação, teorias feministas decoloniais e estudos culturais, visamos olhar a Rede de Proteção para além da representação definida previamente pelas leis, compreendendo-a enquanto um coletivo de profissionais que dialogam e se comunicam em prol da proteção, numa relação de coexistência com crianças e adolescentes vítimas de violência. A pesquisa é de cunho qualitativo, com a finalidade de compreender uma realidade que é complexa e que ocorre em um tempo e espaço de relações profundas, que se iniciam na emergência do fenômeno da violência. Na intervenção com as(os) profissionais da Rede de Proteção, utilizamo-nos de entrevistas semiestruturadas para compreender o objeto de estudo numa relação com os fenômenos desvelados nas narrativas. A metodologia dos círculos dialógicos também foi utilizada com a finalidade de propiciar espaço de aproximação, reflexão e formação, reconhecendo os conhecimentos e experiências das(os) profissionais participantes e considerando-as(os) como sujeitos coautoras(es) em todo o processo. Inferimos que esta pesquisa poderá contribuir para o reconhecimento dos estudos de gênero como relevantes à Rede de Proteção, fornecendo subsídios para o atendimento cuidadoso, protetivo e à prevenção da revitimização e da violência institucional de crianças e adolescentes em situação de violência.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão