Navegando por Autor "VAGETTI, Gislaine Cristina"
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Item Motivação para a escolha do Curso Superior em Música por músicos estudantes em igrejas na cidade de Curitiba(Universidade Estadual do Paraná, 2024-07-30) ALMEIDA, Alessandro Dino de; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/0726056194075264; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; FERRONATO, Rafael Stefanichen; http://lattes.cnpq.br/6113379011588452; SCHEFFER, Jorge Augusto; http://lattes.cnpq.br/5231029299445715As escolhas feitas em todos os aspectos da vida do ser humano são baseadas em motivações, e tem a influência do meio em que cada indivíduo vive. Uma das escolhas importantes a ser feita é qual o curso que se pretende cursar na faculdade. Essa importância se deve ao fato de geralmente, esse curso determinar a atividade profissional a ser exercida ao longo da vida, podendo ter motivações para a escolha, influências oriundas do seio familiar, como por exemplo, a profissão do pai ou da mãe, ou ainda, por uma admiração de alguém em que possa espelhar-se. Dado o cenário atual das atividades a serem exercidas por pessoas que escolheram fazer o curso superior em música, e a crescente diminuição da procura por esses cursos, sendo o objeto em estudo, especificamente instrumentos musicais da família dos de metais, o objetivo desta pesquisa foi investigar as motivações dos estudantes de música nas igrejas evangélicas de Curitiba, em relação à escolha do curso superior em música, especificamente em um dos instrumentos musicais da família dos metais, a saber: trompete, trompa, trombone e tuba. Metodologia: Este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, narrativa pelo método qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas, em igrejas evangélicas de Curitiba, que tem em suas liturgias de culto o uso da música, especificamente com a utilização de instrumentos da família dos metais. Para definir o universo da pesquisa e para caracterizar os participantes, foi aplicado um questionário sociodemográfico com a finalidade de identificar e caracterizar o público participante da pesquisa. Adicionalmente foi realizada uma entrevista semiestruturada, de tal forma a atingir o objetivo de entender os aspectos motivacionais dos entrevistados para escolher o curso de música para cursar na faculdade. Análise de Dados: Por ser uma pesquisa qualitativa, os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, tendo como base a metodologia de análise de conteúdo temática, proposta por Laurence Bardin (1977), a partir da transcrição das entrevistas com os nove participantes sendo categorizados de acordo os temas do roteiro da entrevista. Resultados: A análise trouxe as perspectivas dos participantes, desde a decisão por estudar música, passando pela escolha do instrumento, desafios em estudar seus instrumentos, até a possibilidade de cursar a faculdade de música, revelando as motivações de cada um nessa jornada musical. Espera-se com esta pesquisa compartilhar as perspectivas e motivações destes estudantes de música em igrejas evangélicas de Curitiba e contribuir para o crescimento dos cursos superiores de música, além da formação musical nos ambientes em que a pesquisa foi realizada.Item Violência simbólica de gênero contra compositoras(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-27) FELLINI, Janaina; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/2484343177458093; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; CUNHA, Rosemyriam Ribeiro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0536970443232460Esta pesquisa investiga a condição das mulheres compositoras, sob a perspectiva da violência simbólica de gênero, e como o fazer musical permanece sob a égide do androcentrismo. No Brasil, atualmente, as compositoras recebem 8% do total arrecadado por direitos autorais, um número que representa o efeito revés e contínuo da desigualdade de gênero no ambiente musical, consequência de incontáveis anos de apagamento, de silenciamento e de violências de naturezas diversas contra o gênero e o fazer musical femininos. O objetivo deste estudo é analisar as implicações da violência simbólica de gênero no trabalho das musicistas compositoras a fim de contribuir para a conscientização acerca da violência simbólica de gênero. A pesquisa foi de natureza qualitativa de cunho exploratório, com pesquisa de campo. As participantes foram mulheres compositoras, e os instrumentos para a coleta de dados foram: entrevista individual pré-estruturada em profundidade e diário de campo. Como suporte teórico, esta pesquisa fundamenta-se no conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu. Os dados foram submetidos à Análise Temática, de acordo com a metodologia de Virginia Braun e de Victoria Clarke. Foram realizadas oito entrevistas pré-estruturadas em profundidade com mulheres compositoras residentes em Curitiba. Após o cumprimento das seis etapas, conforme indicação da metodologia, três categorias foram selecionadas para a análise temática. A pesquisa mostrou que a violência simbólica de gênero, por meio do habitus, influencia o trabalho das compositoras, estabelecendo parâmetros assimétricos que desvalorizam a produção das mulheres compositoras. Outra implicação, aponta para o fato de que estas mulheres seguem compondo, porém, frequentemente sentem vontade de desistir da carreira. Como estratégia de conscientização, a busca por letramento de gênero, foi desvelada como fundamental.