Navegando por Autor "TRAVA, Marcella Aparecida Schiavo"
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Item LOUCURA, SABER-PODER EM MICHEL FOUCAULT E O FILME BICHO DE SETE CABEÇAS: UMA PROPOSTA PARA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO.(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-02) TRAVA, Marcella Aparecida Schiavo; SILVA, Stela Maris da; http://lattes.cnpq.br/4695103821057915; http://lattes.cnpq.br/2823118978763517; NOYAMA, Samon; http://lattes.cnpq.br/4136748079494222; NOGUEIRA, Juslaine de Fatima Abreu; http://lattes.cnpq.br/5283169846765859O presente estudo intitulado Loucura, Saber-Poder em Michel Foucault e o filme Bicho de Sete Cabeças: Uma proposta para experiência filosófica no ensino médio, é resultado de inquietações que foram surgindo com as mais complexas situações vivenciadas, enquanto assistente social e professora de Filosofia, no qual, tentou-se apreender o visível. Porém, na ânsia por ampliar o olhar e a recusa da vivência do “mesmo”, ocasionou a busca por alternativas para resistir e talvez encontrar respostas. Foi no âmbito da sala de aula que a pesquisa se consolidou a partir da construção do objetivo, que teve como foco analisar quais as contribuições da concepção de loucura, saber-poder, em Michel Foucault, para o estudo do filme Bicho de sete cabeças (2000), na disciplina de Filosofia. Com tal objetivo de pesquisa se buscou observar como os(as) estudantes e professores(as) do ensino médio das escolas estaduais, no município de Sabáudia – Paraná, compreendem a loucura em sala de aula, com base na visão de loucura para Foucault e como o saber-poder é percebido a partir da teorização e análise fílmica. Aponta-se a diminuição do papel da disciplina de filosofia na formação básica e a inviabilidade das possibilidades de autonomia do docente em apresentar, em sala de aula, problemáticas que vêm ao encontro com a realidade. Assim, o trabalho apresenta a história de vivência e conhecimento sobre saúde mental e a loucura, relacionando a temática com o chão da escola e a análise experimentada dos(as) estudantes e professores(as) que expõem o trabalho empírico e seus efeitos na comunidade escolar.