Navegando por Autor "TEIXEIRA, Thauana Aparecida"
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Item A dimensão religiosa nas compreensões e vivências de jovens universitários da Unespar(Universidade Estadual do Paraná, 2020-02-10) TEIXEIRA, Thauana Aparecida; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/6599920447316421; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo; SILVA, Renata daNesta pesquisa, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, procuramos analisar quais os sentidos que a dimensão religiosa adquire nas vivências e compreensões dos jovens universitários da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Para tanto, levamos em consideração o modo como os jovens universitários compreendem a dimensão religiosa e de que forma esta se faz presente nas suas vivências em diferentes esferas de sua vida, como a universidade, a família e amigos. Partimos de entrevistas semiestruturadas realizadas no ano de 2017, junto a trinta jovens acadêmicos de quatro cursos de Licenciatura da Unespar: Filosofia, Geografia História e Pedagogia, distribuídos em cinco campi da universidade: Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. A análise iniciou-se com a realização de fichamentos das entrevistas transcritas, a fim de entrar em contato com os dados coletados e de observar elementos que evidenciassem a relação do jovem com a dimensão religiosa, o que culminou na construção de três eixos temáticos, conforme segue: trajetória e vinculações do jovem à religião; compreensões do jovem sobre a religião; perspectivas juvenis sobre a relação entre religião e política. Os resultados apontam que a religião é um elemento significativo para a composição da identidade dos jovens e que estes a vivenciam a partir da tradição engendrada no contexto familiar, da possibilidade de experimentação e posterior identificação e vinculação a uma determinada instituição religiosa, ou ainda pela vivência desinstitucionalizada da crença. Concluímos que as influências religiosas contribuem para que o jovem se posicione frente aos assuntos sociais e políticos, concordando e às vezes posicionando-se de forma crítica frente as posições da religião.