Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "TECCO, Edna Fabricia"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    O (A) PROFESSOR(A) DE LIBRAS SURDO(A): REFLEXÕES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/12/09) TECCO, Edna Fabricia; BORGES, Fábio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/5824426442650721; BORGES, Fábio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; COSTA, Walber Christiano Lima da ; http://lattes.cnpq.br/6612175464777094; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    Os professores surdos, assim como os demais professores, passam por uma constituição de identidade profissional complexa, que envolve diversos aspectos, como ser construída a partir das concepções, crenças e experiências as quais cada um é submetido. Com o presente estudo, tem-se por objetivo geral investigar indícios da constituição da identidade profissional de docentes surdos de Libras que lecionam no Ensino Superior, buscando tecer considerações sobre a sua identidade docente. Para isso, levantou-se o seguinte questionamento: quais indícios da constituição da identidade profissional de docentes surdos que ministram a disciplina de Libras e que atuam com estudantes de Licenciaturas no Ensino Superior podem ser identificados por meio de seus discursos? Este estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa, no qual o procedimento utilizado para a produção de dados foi uma entrevista semiestruturada gravada e transcrita. As entrevistas envolveram 05 (cinco) participantes com o seguinte critério de seleção: ser professor surdo da disciplina de Libras, bem como que atua no Ensino Superior. Os dados produzidos foram analisados com base na metodologia de Análise de Conteúdo e estão constituídos em cinco (05) etapas: 1) Preparação das informações; 2) Unitarização ou transformação do conteúdo em unidades; 3) Categorização ou classificação das unidades em categorias; 4) Descrição; 5) Interpretação. Concluiu-se com esse estudo que os professores entrevistados compreendem que a cultura surda e a Libras são componentes fundamentais para a constituição e fortalecimento de suas identidades como educadores, bem como as contribuições da formação docente nesse processo. Destaca-se, também, que a falta de acesso à cultura surda dos docentes surdos no Ensino Superior e a busca por igualdade são fatores de influência na busca pela sua identidade. Há muito chão para trilhar para que as disparidades entre surdos e ouvintes deixem de existir, no entanto, a luta desses docentes se dá pela valorização da sua cultura, bem como a legitimação da sua língua em todos os ambientes das instituições.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão