Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Paulino Augusto Peres de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    O uso de memes como recurso didático no ensino de história
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-28) Souza, Paulino Augusto Peres de; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/0165285728983866; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Junior, Arnaldo Martin Szlachta; http://lattes.cnpq.br/466185918516747; Crestani, Leandro de Araújo; http://lattes.cnpq.br/4355800754850860
    Esta dissertação tem por objetivo discutir estratégias para o uso dos memes no ensino de História. Parte da cultura contemporânea da web, os memes exercem enorme influência entre pessoas de todas as idades, especialmente entre os adolescentes e jovens. Linguagem caracterizada pela intertextualidade, o meme mescla imagens, sons e palavras para transmitir mensagens de forma cômica, irônica, viral e, por vezes, ácida. Para melhor compreender a popularidade e aceitação dos memes entre as novas gerações, procuro contextualizar o mundo atual ante as mudanças provocadas pela globalização e pelas novas tecnologias de comunicação e informação, em especial a internet. Em seguida, problematizo o conceito de meme, suas principais características e tipos, dando destaque para os memes de cunho político e os memes históricos. Por fim, busco apresentar estratégias para o trabalho com os memes em sala de aula com vista ao desenvolvimento do letramento digital e da literácia histórica.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão