Navegando por Autor "Souza, Ilda Aparecida de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Antirracismo na escola: uma prática pedagógica multidisciplinar decolonial(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-05) Souza, Ilda Aparecida de; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/4801456960203880; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Souza, Angela Maria de; http://lattes.cnpq.br/4207025108497025Este estudo parte da problemática de se desenvolver uma educação crítica, especialmente em relação ao racismo, que traz tantos efeitos para indivíduos no ambiente escolar e na sociedade. O estudo compartilha da concepção de que o ser humano não pode ser classificado por raça, cor ou ascendência, entendendo que o ambiente escolar convive com o racismo epistêmico, reconhecendo predominantemente os conhecimentos ocidentais como únicos válidos e legítimos. Isto indica que a educação precisa propor uma reflexão sobre o ensino da história e analisar seus registros de conhecimentos como base para a interpretação da história do Brasil. Partindo dessas compreensões e motivações, investigamos de que forma a equipe multidisciplinar pode contribuir para uma educação decolonial antirracista. Para tanto, foi proposto desenvolver uma Sequência Didática (SD), promovendo os direitos humanos no âmbito escolar, com foco nos mecanismos apontados na Lei n. 10.639/03. A Sequência Didática serviu para organizar rodas de conversas envolvendo os professores da equipe multidisciplinar do Colégio Cívico-Militar Dr. Osvaldo Cruz, em Campo Mourão, Paraná, assim como os resultados da pesquisa apontados na avaliação realizada com os professores. A pesquisa contribui para o desenvolvimento de proposta antirracista na escola, procurando construir uma educação democrática.