Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "STENTZLER, Marcia Marlene"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE PANDEMIA SARS-COV-2 2020-2021: UM ESTADO DA ARTE
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/12/19) JUNIOR, Valdemar Arneiro; ROYER, Marcia Regina; BORILLE, Josi Mariano; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/3191869860642858; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; BORILLE, Josi Mariano ; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715; STENTZLER, Marcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; MOSQUERA, Jonathan Andrés; http://lattes.cnpq.br/5366052042545474
    A cada dia, ensinar tem-se mostrado um novo desafio e diante da paralização da educação formal pela Pandemia de Covid-19, retomaram-se as discussões acerca dos métodos e recursos educacionais e é nesse panorama em que as metodologias Ativas (MA) se mostraram com um grande potencial para esses tempos de insegurança. Neste trabalho objetiva-se identificar como as metodologias Ativas foram aplicadas, discutir o seu uso e compreender a utilização dessas metodologias no ensino fundamental e ensino médio da educação básica do Brasil, durante o ensino remoto das disciplinas de biologia, ciências, física e química, em um contexto de isolamento proveniente da pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, de acordo com os relatos de artigos, dissertações e teses. Assim, para o período entre 2020 a 2021, foram selecionados 15 trabalhos, dez artigos científicos e cinco dissertações a partir de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nas plataformas Google scholar, Scielo e no portal de periódicos da Capes. A pesquisa apresenta-se como sendo uma abordagem bibliográfica, com delineamento do tipo estado da arte, de natureza qualitativa. Por meio da análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2016), Francisco, Alexandrino e Queiroz (2015), Megid Neto (1999) e Moraes (1999), trabalhou-se as informações obtidas nas fontes selecionadas e na busca de analisar criticamente o conjunto de dados. O levantamento concentrou-se nos trabalhos que abordam o uso de metodologias ativas no ensino fundamental e médio na Educação básica do Brasil durante a Pandemia de Sars-Cov-2, nas disciplinas de Biologia, Ciências, Física e Química. Os termos utilizados na pesquisa ajudaram a interpretar os focos temáticos de maior incidência dentro da área de Ensino e separando-se, de acordo com o ano da publicação, disciplina, Metodologia aplicada e os principais recursos utilizados. Os resultados mostraram para a Disciplina de Ciências, em acordo com Nascimento, Benedetti e Santos (2020), Pereira, Gomes e Guedes (2021), Santos, Almeida e Leal (2021) e Silva, Souza e Morais (2021), que houve a prevalência da Gamificação e utilização de Vídeos, enquanto, segundo Fialho (2021), Schimdt (2021) e Souza et al. (2021), Debates e Pesquisas, Peer Instruction (PI) e o Aprendizado baseado em problemas (ABP), foram as Metodologias que se sobressaíram nas Disciplinas do ensino médio. Estes resultados sinalizam para necessidade de pesquisas voltadas para as metodologias ativas e a necessidade de olhar com atenção para as ferramentas adotadas e refletir como aprimora-las, bem como o desenvolvimento de soluções para o ensino-aprendizagem. As metodologias ativas mostraram-se efetivas para o ensino da disciplina de ciências no ensino fundamental e para o ensino das disciplinas de biologia, física e química no ensino médio da educação básica do Brasil. E com isso, a valorização e inserção das metodologias ativas nas ações pedagógicas da escola são imprescindíveis para realizar interlocuções com os saberes científicos, pois com as metodologias ativas têm-se uma possibilidade de caminho diferenciado aos docentes quanto à maior interação e participação dos discentes e podem ser as ferramentas que levem a um ensino mais autônomo, seja em tempos de isolamento ou presencialmente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    ENSINO E FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO EDITH EBINER ECKERT (EIEF), CHÁCARAS JARAGUÁ, PARANAVAÍ / PR (1974-2023)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/11/29) MATARUCO, Neiriane Aparecida Cattelan; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/6527434251942156; STENTZLER, Marcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; MACHADO, Maria Cristina Gomes ; http://lattes.cnpq.br/3874168724032825; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    Esta pesquisa objetiva compreender o impacto da Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert (EIEF) no ensino e formação sociocultural das crianças da comunidade Chácaras Jaraguá, em Paranavaí/Paraná. A história desta escola está vinculada à existência da comunidade. Ela foi criada pelo município como escola rural multisseriada em 1967. Resistiu ao desmantelamento das instituições isoladas pelos poderes públicos. Atualmente, existem somente duas escolas do campo em Paranavaí. Esta instituição tem centralidade na vida das pessoas, sendo lugar de aprendizagens, de formação de memórias, de manutenção de tradições e de integração sociocultural. Muitas histórias de vida foram conformadas nesse lugar e representações sociais foram constituídas sobre essa instituição. Atualmente ela funciona em tempo integral. Oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental, até o 5º ano. Portanto, o estudo histórico acerca de sua existência torna-se necessário, uma vez que instituições dessa natureza impactaram a vida de inúmeras famílias. Ao longo dos 57 anos de existência, ela ocupou um importante papel no ensino das crianças e, por conseguinte, na conformação sociocultural na comunidade local, por meio de diferentes atividades, em particular as festividades escolares e cívicas como parte do ensino. Trabalhamos na perspectiva da história socioeducacional e cultural, analisando aspectos do contexto macro e micro, considerando as inter-relações que a escola estabelece com o seu entorno. Esta pesquisa tem por base autores que pesquisam sobre as múltiplas relações que se estabelecem entre sociedade e instituições educacionais, bem como na cultura que se produz em seu interior. Entre eles destacamos Roger Chartier (1990), Marc Bloch (2001), Jacques Le Goff (2003), e Edward Palmer Thompson (1981). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, com questionário aplicado a um grupo-amostra composto por ex-alunos e um grupo focal composto por ex-professores e uma ex-cozinheira. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Unespar e foi aprovado pelo Parecer 6.499.668, em 10/11/2023. Os documentos estão localizados no arquivo da escola e na Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí. O movimento da sociedade em relação à organização da educação foi apreendido por meio de pesquisa no jornal Diário do Noroeste, onde buscamos por notícias sobre esta escola, considerando representações sociais sobre o papel da educação. Por meio desses procedimentos, construímos análises acerca do papel da escola na comunidade e no processo de ensino e aprendizagem das crianças das Chácaras Jaraguá, onde essa instituição foi muito valorizada e respeitada pela comunidade que lutou por sua permanência até o tempo presente. A escola pesquisada passou pelo processo de mudança de Escola Rural para Escola do Campo. Verificamos que a Cultura Escolar se manifesta no dia a dia da comunidade que está alicerçada na existência da própria escola que preserva as tradições e saberes locais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    O USO DE TDIC NOS CURSOS DE LETRAS DA UNESPAR NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/23) TESTA, Lilian Maia Borges; STENTZLER, Marcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/0651522701320389; STENTZLER, Marcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; DOMINSCHEK, Desiré Luciane ; http://lattes.cnpq.br/4213741176696528; SILVA, Marcelo José da ; http://lattes.cnpq.br/9636068504104534
    Esta pesquisa objetiva compreender como os cursos de Letras da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) formam os acadêmicos para o uso das tecnologias educacionais como recurso didático do processo de ensino e aprendizagem na educação contemporânea. Os documentos que permeiam a educação brasileira reiteram sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem, acentuado nos dois últimos anos, devido à pandemia da Covid-19. Mas, para que esta esteja presente na educação básica há a necessidade de que também faça parte da formação inicial dos professores no ensino superior. Assim esta pesquisa parte da seguinte problemática: Como os Cursos de Licenciatura em Letras da Unespar preveem em seu PPC o uso de TDIC e como essas tecnologias foram utilizadas para a formação dos futuros professores durante o período da pandemia de Covid-19? Para responder a esse questionamento, analisamos os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e a matriz curricular dos cinco Cursos de Letras dos campi da Unespar de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Soma-se a essa investigação uma pesquisa de campo realizada via formulário do google, em 2021, período de atividades remotas em decorrência da pandemia da Covid-19. Participaram estudantes do último ano dos referidos cursos e professores que ministravam disciplinas no Curso de Letras dos cinco campi observados. O estudo tem por base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (BRASIL, 2015b, 2019), bem como as Diretrizes Nacionais para o Curso de Letras (BRASIL, 2002). Analisamos o conjunto de documentos e as respostas aos questionários, tendo como base Bourdieu (2009), que aproxima nossas reflexões do que ele define como ‘capital cultural’ no processo de formação de professores e o conceito de ‘habitus’; trabalhamos também com Chartier (1990) e o conceito de representações; Kenski (2012), Litto (2010) e Mill (2018) embasam a discussão sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem; Saviani (1991) e Duarte (2008) permitem uma abordagem crítica relacionada à sociedade, educação e o uso das tecnologias em sala de aula. Com essa pesquisa foi possível conhecer especificidades do processo de formação desses professores nos diferentes campi da Unespar, bem como experiências que foram significativas para estudantes e professores quanto ao uso de tecnologias em sala de aula.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão