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Navegando por Autor "SOUZA, Raphael Fernandes de"

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    BREAKING E ARTIFICAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DANÇA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/31) SOUZA, Raphael Fernandes de; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; http://lattes.cnpq.br/1669576013141497; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; SILVA, ANA CRISTINA RIBEIRO; http://lattes.cnpq.br/6063987339232481; FREITAS, Vanilto Alves de; http://lattes.cnpq.br/0481385796591965
    O Breaking é um estilo de dança da cultura Hip Hop, presente no contexto periférico Brasileiro, visto como atividade artística, desportiva ou ainda de entretenimento, contudo está presente também em festivais e mostras de danças competitivas por todo país, sendo aceita neste formato pela classes com maiores poderes aquisitivos, visto em publicidade de marcas de roupas internacionais, relógios, câmeras fotográficas, bebidas e grandes indústrias alimentícias. É uma dança, além de um atividade de expressão da cultura corporal, que dialoga com ambientes formais e informais de ensino. A dança Breaking no século XXI, toma destaque na mídia, é apropriada pela publicidade e meios de comunicação em massa, principalmente pelo fenômeno das redes sociais, favorecendo uma ampla visibilidade desse estilo de dança. Por conta desses indicativos, esta pesquisa se atenta especialmente, a observar as alterações em processos pedagógicos do Breaking neste novo cenário. Levando em consideração a hipótese de que, assim como a sociedade altera seus costumes com o passar das gerações, conforme discutidos por Heinich e Shapiro (2013) sobre processo de artificação e institucionalização estética, ou em decorrência do fenômeno natural da transformação social, percebida pelo sociólogo francês Bourdieu (1989), o sociólogo Jamaicano Hall (2011), discutida também pelo sociólogo e filósofo polonês Bauman (2011), percebemos que a cultura Hip Hop, bem como a filosofia da dança Breaking ao conquistar espaços pedagógicos, caminha em processo de institucionalização estética, que a levará também a uma possível regularização profissional. Levando em consideração que a dança, bem como seus métodos de ensino, também estão em processo de reconfiguração, nesta dissertação a metodologia utilizou além de revisão bibliográfica, se estruturou por um questionário como instrumento de pesquisa, direcionado a 20 professores/instrutores de Breaking, atuantes na cena Hip Hop nacional, a fim de compreender como percebem as alterações nos seus modos de ensinar, comparativamente ao modo como aprenderam em décadas anteriores. Ao compararmos os dados e informações oferecidas aos participantes em articulação com a revisão bibliográfica, é possível encontrar diferenças e semelhanças entre o aprendizado clássico de meados de 1980, e modos utilizados por quem ensina nos anos 2020. O questionário semiestruturado contém perguntas fechadas e abertas e de natureza investigativa relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem do Breaking. A leitura e interpretação dos dados se pautou em análise quantitativa e, posteriormente, qualitativa. Para substanciar o debate, concluímos a pesquisa, observando os sinais de alterações que esta dança sofreu, bem como, aspectos dos métodos de ensino atuais, justamente como previsto pela proposta de Shapiro (2004) e Heinich e Shapiro (2013) sobre artificação e institucionalização estética da dança, principalmente com o anúncio de entrada do Breaking nas Olimpíadas de Paris em 2024. Deste modo, a cultura Hip Hop por intermédio da dança Breaking, também demonstrou ser

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