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Navegando por Autor "SINGERSKI, Luana Sauthier"

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    FOUCAULT: UMA LEITURA FILOSÓFICA SOBRE A DELINQUÊNCIA.
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-15) SINGERSKI, Luana Sauthier; COSTA, Martha Gabrielly; http://lattes.cnpq.br/8821261578659682; http://lattes.cnpq.br/4758944780095321; ALMEIDA, Antônio Charles Santiago; http://lattes.cnpq.br/5446755649820726; SILVA, Anderson Aparecido Lima da; http://lattes.cnpq.br/3454580539322746
    A pesquisa em apreço trata do tema da delinquência sob a perspectiva de Michel Foucault e tem como objetivo a promoção de um estudo sobre as prisões enquanto forma de punição e a sobre a produção deliberada da delinquência dela decorrente. Ademais, buscou-se traçar uma discussão sobre a temática proposta junto aos estudantes do 1o ano Tecnológico, do Ensino Médio do Colégio São Cristóvão, a fim de fomentar uma análise crítica e de cunho filosófico sobre o problema da delinquência, a partir das contribuições do mencionado filósofo. Assim, partindo-se de uma revisão bibliográfica e adotando-se uma análise de pesquisa descritiva, buscou-se compreender as análises foucaultianas acerca da prisão enquanto forma punitiva, bem como a conclusão do filósofo sobre a delinquência enquanto produto prisional. Desta forma, o presente trabalho se divide em quatro momentos distintos. Primeiramente, buscou-se compreender o traço genealógico utilizado por Foucault em sua análise sobre a pena de prisão e o contexto social que o levou a se interessar pelo tema; ainda neste primeiro momento, deu-se início à compreensão das primeiras formas punitivas, executadas por meio dos suplícios. Em um segundo momento, a tratativa evoluiu para uma compreensão sobre o poder disciplinar e sobre a arte de punir implementada através da pena de prisão. No terceiro momento da pesquisa realizou-se uma depreensão sobre a delinquência como produto prisional e uma discussão sobre a possibilidade de penas alternativas à prisão. A pesquisa teórica serviu de base para a criação de material didático sobre os temas, anexado ao final de cada um dos três primeiros capítulos. Por fim, a partir das três primeiras etapas da pesquisa, foi realizada uma reflexão sobre a experiência pedagógica vivenciada no Colégio São Cristóvão e junto aos estudantes do 1o ano do Ensino Médio Tecnológico.

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