Navegando por Autor "SILVANE, Aparecida Maltaca"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item INSPIRAR, CRIAR, COMPARTILHAR: CONVERGÊNCIAS NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE AGNÈS VARDA(Universidade Estadual do Paraná, 2022/08/30) SILVANE, Aparecida Maltaca; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273; http://lattes.cnpq.br/7536310293613702; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; SILVA, Marcelo Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/8437920851828294A presente pesquisa se constitui em uma análise a partir das duas obras de caráter autobiográfico: Varda por Agnès (2019) e As Praias de Agnès (2008), à luz das teorias que norteiam o conceito de cinema expandido. Nas obras, a cineasta de origem belga deixa rastros que podem ser descritos e analisados, e sugerem pistas nas quais podemos refletir acerca do processo e do significado do trabalho pelo prisma do pensamento convergente. Deste modo, pretende-se refletir sobre os sentidos do “inspirar”, buscando as referências imagéticas, o de “criar”, analisando os processos de criação e o sentido de “compartilhar”, observando como se dá o processo de deslocamento das obras de Agnès Varda das convencionais salas de exibição para as videoinstalações, evidenciando os modos como a artista divide experiências com espectadores e as exibe em diferentes dispositivos e espaços. A partir dessa pesquisa, estima-se poder responder, pensando a partir do processo de criação da artista, como se dão esses deslocamentos, identificando sua obra como uma espécie de rede de criação. Para tal, recorre-se metodologicamente à proposta de estudo de Cecilia Sales (1998), analisando o processo de criação da artista por meio de rastros e vestígios deixados em depoimentos concedidos em seus filmes autobiográficos, e à proposta de estudo de Manuela Penafria, de uma análise a partir do que chama de teoria dos espectadores, para a qual o pesquisador se coloca também como observador e intérprete da obra.