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Navegando por Autor "SILVA, Sthefany Matheus"

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    O PAPEL DA ESCOLA NORMAL SECUNDÁRIA “LEONEL FRANCA” DE PARANAVAÍ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS (1956-1974)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/12/16) SILVA, Sthefany Matheus; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/4712598108420333 ID Lattes: 4712598108420333; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; MARTINIAK, Vera Lucia ; http://lattes.cnpq.br/2586663143728140; JACOMINI, Maria Simone ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; GONÇALVES, Elma Júlia ; http://lattes.cnpq.br/1153101691308425; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060
    As escolas normais ocuparam um papel central na formação de professores no Brasil, fizeram parte da formação de uma geração de educadores e educadoras, se nas primeiras décadas do século XX essas escolas eram situadas em cidades brasileiras mais importantes, na década de 1950 passaram a fazer parte da realidade de várias cidades interioranas com potencial de crescimento regional, como foi em Paranavaí (PR), onde que foi criada a Escola Normal Secundária “Leonel Franca” em 1956. Funcionou como tal até a publicação da Lei nº 5.692/71. (BRASIL, 1971). A última turma de normalistas formou-se em 1974. O objetivo dessa pesquisa é compreender o processo de formação e inserção socioeducacional de mulheres, promovido pela Escola Normal Secundária “Leonel Franca”, na cidade de Paranavaí entre 1956 e 1974. No âmbito teórico nos embasamos na história social e cultural, permitindo diálogos entre diferentes áreas do conhecimento, ampliando as possibilidades para a compreensão do objeto no contexto sócio-histórico, especialmente por meio de Thompson (1998), Bertucci, Faria Filho e Oliveira (2010). As representações construídas por ex estudantes da Escola Normal são analisadas com base em Chartier (1990), a partir de notícias e de respostas a um questionário preenchido por um grupo amostra composto por quatro mulheres, sendo três delas estudaram na instituição e uma foi professora, no período delimitado nesta pesquisa. A história e cultura produzidas e disseminadas no interior desses estabelecimentos de ensino no Brasil e no Paraná foram trabalhadas tendo como referenciais autores como Monarcha (1999) e Miguel (2006). Aspectos da história das mulheres e do seu ingresso na educação foram analisados com base em autoras como Almeida (2007); Priore (2018) e Perrot (2018), entre outros. O estudo teve como fontes documentos escolares localizados no arquivo da escola; em notícias publicadas no periódico Diário do Noroeste do ano 1971, bem como no livro escrito por Bana (2013), onde há fotografias de vários documentos da Escola Normal Secundária “Leonel Franca”. Localizamos, também, outros documentos e fotografias em acervos particulares. A pesquisa propiciou conhecer aspectos da organização da educação no âmbito nacional, estadual e regional. A análise das fontes e as entrevistas evidenciam que esta Escola Normal foi extremamente valorizada por quem nela estudou e pela comunidade em geral. Conforme mostram as notícias, atividades nela realizadas, não raro, eram colocadas lado a lado com as na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI). Seguramente, foi um espaço reconhecido e valorizado para escolarização das mulheres na região noroeste do Paraná.

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