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Navegando por Autor "SILVA, Salete da"

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    A AQUISIÇÃO DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR E O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO COMPLEXO: DOIS CAMINHOS EM BUSCA DA TOTALIDADE PERDIDA E DA “CABEÇA BEM-FEITA”
    (Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/07) SILVA, Salete da; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/3282202486682906; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; Sani de Carvalho Rutz da Silva; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058
    A presente pesquisa busca investigar a interdisciplinaridade como uma das alternativas viáveis para confrontar a visão fragmentada e reducionista do conhecimento, em busca da totalidade perdida. Investigaremos, também, a teoria da complexidade de Morin, analisando os princípios que a fundamentam, verificando qual é a sua contribuição para a construção da proposta interdisciplinar. Será discutido, ainda, qual é o perfil necessário para o educador que deseja trabalhar nessa perspectiva, contextualizando este elemento a uma análise das bases filosóficas e teóricas que orientam o trabalho desenvolvido no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino- PPIFOR, voltado para a Formação Docente Interdisciplinar, desenvolvido pela UNESPAR, Campus de Paranavaí. As implicações desse novo paradigma na formação dos professores, rumo a uma sociedade do conhecimento, precisam ser consideradas, no sentido de se obter um novo redimensionamento da função destes profissionais. Fundamentados pelos estudos realizados, faremos a análise de três dissertações, produzidas por alunos da turma I, ano 2013, do referido Mestrado, buscando descobrir se a interdisciplinaridade foi abordada, qual foi a abordagem apresentada e a relevância que foi dada ao tema. Para o desenvolvimento de nosso trabalho, optamos pela pesquisa bibliográfica e documental, sendo que, para o referencial teórico, escolhemos nos fundamentar em Moraes (1997), que indica que o foco de nosso estudo é de natureza construtivista, interacionista, sócio-cultural e transcendente, considerando que o conhecimento deve ser compreendido como um processo que está sempre em construção, pela ação do indivíduo no mundo e do sujeito sobre o objeto, em um processo dialético, pelo qual o homem transforma a si mesmo e ao outro, por meio da interação com o mundo físico e social e com a sua própria realidade. Nesta trajetória humana, o sujeito deve sempre buscar superar-se, transcender-se, entrar em comunhão com a totalidade indivisível, compreendendo se como parte integrante do universo. Constatamos que professores e alunos do PPIFOR abraçaram este desafio, no sentido de empreenderem discussões e pesquisas (e por que não práticas?), que os conduzam pelos caminhos da interdisciplinaridade, no exercício do pensamento complexo sobre o conhecimento. Estas ações representam orientações a serem seguidas, na atualidade, na busca da formação integral do homem, do sujeito consciente da sua condição humana e identidade terrena. Em nossa visão, esta aí a essência da ―cabeça-bem-feita‖, apregoada por Morin.

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