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Navegando por Autor "SILVA, Rodrigo Polo Calazan da"

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    APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES SOBRE CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/04/23) SILVA, Rodrigo Polo Calazan da; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning de; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/2666426786768219; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Caroline Oenning de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; Luiz Otávio Rodrigues Mendes; http://lattes.cnpq.br/8661805143319375; Etiane Ortiz Paiva; http://lattes.cnpq.br/0254124494971741
    O cenário educacional contemporâneo enfrenta o desafio de formar cidadãos críticos e atuantes frente às complexas questões socioambientais do século XXI. Neste contexto marcado por crises ecológicas e desigualdades estruturais, a Educação Ambiental Crítica emerge como abordagem essencial para superar visões reducionistas e promover uma compreensão sistêmica das relações sociedade natureza. Sob este enfoque, o objetivo deste estudo consistiu em evidenciar as percepções de estudantes do Ensino Médio ao participarem de aulas na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares sobre Consumo e Produção Sustentáveis. A metodologia adotada caracterizou-se como pesquisa aplicada de natureza qualitativa, desenvolvida em uma escola pública paranaense com 27 discentes do 2° ano do Ensino Médio. A intervenção consistiu na elaboração e aplicação de uma Sequência Didática Interdisciplinar de seis módulos, integrando a interdisciplinaridade. O processo investigativo utilizou como instrumentos: questionários diagnósticos e avaliativos, observação participante, análise documental das produções discentes e registros em diário de campo. Os dados obtidos foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa, com base na análise de conteúdo, permitindo identificar categorias emergentes, padrões de comportamento e recorrências nas falas e produções dos participantes, o que possibilitou uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos observados no contexto educacional estudado. Como principais resultados, destacam-se a significativa evolução conceitual dos estudantes, que passaram de uma compreensão fragmentada para uma visão mais alinhada com um perspectiva crítica e sistêmica das questões ambientais; o desenvolvimento de projetos práticos como horta comunitária sustentável e produção de papel artesanal, que demonstraram a capacidade dos alunos em articular teoria e prática; e a constatação de que a abordagem interdisciplinar potencializou a compreensão das múltiplas dimensões da sustentabilidade. Os dados revelaram que 78% dos participantes ampliaram sua capacidade de análise crítica sobre problemas socioambientais após a intervenção. O estudo conclui que a integração entre Aprendizagem Baseada em Projetos no contexto da Educação Ambiental Crítica constitui uma estratégia pedagógica proeminente para superar a fragmentação do conhecimento escolar; promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas reais; e desenvolver competências essenciais para atuação cidadã no século XXI. O elevado índice de engajamento (82%) e as produções dos estudantes comprovam o potencial transformador desta abordagem, que se mostra adequada para conectar a educação formal aos desafios da contemporaneidade.

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