Navegando por Autor "SILVA, Raquel Lima da"
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Item PLUTARCO E A FORMAÇÃO DO HOMEM: REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/19) SILVA, Raquel Lima da; PERIN, Conceição Solange Bution; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/3124747004373654; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Maria Eunice França Volsi; http://lattes.cnpq.br/8463153135595970; Nájela Tavares Ujiie; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; Silvana Malavasi Huszcz; http://lattes.cnpq.br/5959834378816015Esta pesquisa analisa teoricamente o tratado moral Da educação das crianças, escrito por Plutarco na Antiguidade, no século I d.C., tendo por intencionalidade discorrer sobre como se deve educar um indivíduo em seu aspecto físico, moral e intelectual, envolvendo a figura dos pais e os professores no processo de ensino e aprendizagem. Para descrever este trabalho, a visão plutarquiana, foi organizado um projeto educacional que perpassa as diferentes fases do ser humano: infância, adolescência e juventude, dentro dos preceitos da educação grega. O objetivo da pesquisa é analisar como Plutarco considerou a formação moral e educacional do homem, em suas diferentes fases de vida. Para o aporte teórico e metodológico utilizado para o desenvolvimento desta investigação, recorreu-se à História Social indicada por Marc Bloch (2001), que estuda o homem social no tempo histórico entre passado e presente. Esse conceito fornece base para compreender como se instaurou a formação educacional do homem nos conceitos de periodização da história. De natureza qualitativa e bibliográfica, para fundamentar esta pesquisa, autores historiográficos que abordam sobre antiguidade e formação humana foram utilizados, como Silva (2006), Funari (2002), Werner (1994), Marrou (1973), entre outros. Este estudo atentou-se em explicitar como ocorre a formação educacional do homem na Idade Antiga, elencando os aspectos históricos no período greco-romano. A transição do Período Clássico ao Período Helenístico foi marcada pelo domínio do Império Romano sobre a Grécia Antiga, o que ocasionou a incorporação, em âmbito cultural e educacional, dos gregos aos latinos. Essa incorporação tornou propício que as tradições da Grécia Antiga não se perdessem com o decorrer do tempo, por causa e efeito dos pensamentos de Plutarco, que sendo grego e fiel a seu país, induziu os romanos a adotarem os princípios da cultura grega. Partindo desse pressuposto teórico-metodológico, os resultados apresentados segmentam uma abordagem prescrita de como a educação na Antiguidade ocorria, por meio de uma formação contínua de caráter científico e ético-moral.