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Navegando por Autor "SILVA, Nilza Marcia Mulatti"

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    ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DA SUBTRAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
    (Universidade EStadual do Paraná, 2016/09/08) SILVA, Nilza Marcia Mulatti; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/3592371798569695; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; SFORNI, Marta Sueli de Faria ; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; GARCIA, Tânia Marli Rocha ; http://lattes.cnpq.br/0611075824535298
    Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o nível de consciência da ação de subtrair por intermédio da análise da manifestação da linguagem. O estudo foi realizado mediante pesquisa teórica, investigação documental e pesquisa de campo. Inicialmente, realizamos estudos a fim de compreender os aportes da Teoria Histórico-Cultural, vinculados ao desenvolvimento do pensamento por conceitos, à organização do ensino para o desenvolvimento psicointelectual e aos pressupostos psicológicos para a resolução de problemas matemáticos. Posteriormente, investigamos como o conceito da subtração se apresenta nos documentos oficiais que norteiam o ensino fundamental no estado do Paraná. Os estudos ofereceram subsídios para análise das intervenções matemáticas desenvolvidas em uma classe do quarto ano do ensino fundamental de uma escola municipal. Os dados coletados indicaram que a maioria dos alunos ao resolver as tarefas não ultrapassaram os procedimentos descritivos, limitando a tomada de consciência que se esbarrou na dificuldade da linguagem. No entanto, os alunos que conseguiram resolver os problemas conscientemente eram capazes de explicitar por meio de diferentes recursos as ações mentais que realizaram, transcendendo dos procedimentos descritivos para os explicativos, evidenciando um pensamento matemático. Nesse contexto, consideramos que as intervenções realizadas, envolvendo outras formas de linguagem, como a oralidade, o desenho, a manipulação de materiais aliadas à linguagem numérica contribuíram com o desenvolvimento psíquico dos alunos. Concluímos que a apreensão dos conceitos científicos é resultado de um processo longo e complexo de evolução do pensamento infantil que se efetiva com a mediação do professor. Por fim, é importante realçar a análise preliminar dos conceitos e das relações objetivas entre eles, além da previsão de momentos do uso de diferentes linguagens como instrumentos que possibilitam ao aluno a organização do pensamento e a tomada de consciência e, ao professor, a análise da dinâmica do processo de aprendizagem. São procedimentos capazes de potencializar alunos e professores na busca da superação da situação de não aprendizagem, como também elevar os níveis de humanização, não somente no período escolar, mas ao longo da vida.

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