Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Gabriel Martins Vitorino da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/30) SILVA, Gabriel Martins Vitorino da; GOMES, Paulo César; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; http://lattes.cnpq.br/8280529578254573; GOMES, Paulo César ; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; CORSO, Thiago Marinho Del ; http://lattes.cnpq.br/1415209956091383; ASALIN, Gilmar Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2130453352390987
    O ensino de geografia na educação básica abrange conceitos oriundos da ciência geográfica, em específico aos conceitos de paisagem e lugar. Esses temas apresentam-se implicitamente no currículo básico, sendo essencial que o docente tenha ciência da importância de explorar esses temas como bases para a ampliação do repertório conceitual no ensino de geografia. As fotografias apresentam-se com frequência no cotidiano dos estudantes, podendo ser utilizadas como recurso facilitador na compreensão desses assuntos por permitir a identificação de elementos físicos e visuais próprios da paisagem e estimular a análise de como esses espaços adquirem significados históricos, culturais e pessoais, transformando-os em lugares. Pensando nesses aspectos, o presente estudo partiu da seguinte indagação “Como desenvolver práticas pedagógicas abordando os conceitos de paisagem e lugar com o uso de fotografias para o ensino de geografia?”. Objetivamos em promover reflexões quanto as conceituações geográficas citadas e em utilizar as fotografias como recurso didático para o ensino de geografia. De natureza qualitativa, apresentamos uma sequência didática que foi utilizada para conceituar paisagem e lugar e investigamos o potencial do uso das fotografias como ferramenta pedagógica para o ensino desses conceitos. Os dados foram coletados a partir de atividades como visitas a campo, a aplicação de questionários e estudos teóricos com observação de fotografias por meio da análise semiótica. A interpretação dos resultados foi amparada nas referidas conceituações abordadas nessa ciência geográfica. Os resultados mostram que as fotografias podem enriquecer significativamente o ensino e a compreensão dos conceitos de paisagem e lugar. As imagens auxiliam na compreensão dos elementos que compõem e caracterizam a paisagem como também permitem uma reflexão quanto aos seus significados culturais, históricos e sociais.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão