Navegando por Autor "SILVA, Eliane Giselle"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/02/16) SILVA, Eliane Giselle; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/6314665922203353; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; OLENKA, Laudileni ; http://lattes.cnpq.br/1264841666035776; CARVALHO, Hercilia Alves Pereira de ; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194Este trabalho investigou como o Mapa Conceitual (MC) tem sido utilizado pelos professores que ministram o componente curricular de Química no Ensino Médio. De acordo com Joseph D. Novak, o MC dá um caráter humanista à Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS), de Ausubel. Trata-se de um recurso metodológico que prioriza a hierarquização dos conceitos que compõem um tema ou uma área do conhecimento. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como fonte de busca de trabalhos acadêmicos que satisfazem o critério aqui estabelecido: utilização do MC no ensino de química para aluno do EM. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, quali- quantitativa. Os resultados indicam que os MC são produzidos individualmente e coletivamente durante todo processo de ensino e aprendizagem, principalmente nos anos iniciais do Ensino Médio, nos conteúdos de ligações químicas e soluções.