Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Cleverson Cirino Coelho da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: O CASO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/12/11) SILVA, Cleverson Cirino Coelho da; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7478114533741111; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; COSTA, Maria Luisa Furlan ; http://lattes.cnpq.br/6836134905831335
    O presente trabalho foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí. O objetivo deste estudo foi compreender criticamente, a partir da análise de dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Seed-PR, da pesquisa bibliográfica e documental, como se desenvolveu o processo do uso da tecnologia na prática pedagógica nas escolas estaduais paranaenses e sua articulação com as principais políticas públicas estaduais e federais de inserção tecnológica nos estabelecimentos de ensino, com vistas a identificar e compreender os avanços e os retrocessos dessas políticas públicas. Na primeira seção, foi feita uma introdução à discussão a ser realizada no decorrer do trabalho. Na segunda seção, a partir da literatura existente, discorreu-se sobre o conceito de tecnologia e sua aplicação no processo educacional. Na terceira seção, abordou-se a concepção de formação dos professores frente ao uso das tecnologias dentro do processo educacional. Por fim, na quarta seção, analisou-se o histórico das políticas públicas de inserção tecnológica nas escolas estaduais e a relação entre os professores e o uso das tecnologias na prática docente. Assim sendo, foi feita uma análise das políticas públicas de formação tecnológica de professores para o uso da tecnologia na sala de aula, bem como o atual panorama das escolas estaduais paranaenses frente às políticas de capacitação de professores quanto ao uso de tecnologias além das condições e dos equipamentos ofertados aos professores para efetivação do uso das tecnologias no processo educativo. Para tal intento, apoiou-se em relatórios oficiais produzidos pela Seed-PR entre os períodos de 2003 e 2017, que tratam do número de formações aos professores para o uso de tecnologias como também o panorama atual dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas estaduais paranaenses. Nesse sentido, pretendeu-se analisar os principais fatores impeditivos à efetivação do uso das tecnologias na prática docente, mais precisamente as condições infraestruturais e formativas. Dessa forma, por meio da pesquisa, apreendeu-se criticamente as possibilidades e os limites, nas últimas duas décadas, para o uso das tecnologias na prática docente nas escolas estaduais paranaenses.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão