Navegando por Autor "SILVA, Bruna Ercoles da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ensino superior e metodologias ativas: percepções de docentes da Universidade Estadual do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2021/03/22) SILVA, Bruna Ercoles da; SILVA, Ricardo Desidério da; http://lattes.cnpq.br/0871407652290726; http://lattes.cnpq.br/8942297296598097; SILVA, Ricardo Desidério da; http://lattes.cnpq.br/0871407652290726; FRANÇA, Fabiane Freire; MILANÉS, Olga Alicia GallardoEssa pesquisa buscou analisar as percepções de docentes da Universidade Estadual do Paraná sobre o uso das metodologias ativas no Ensino Superior. Partimos de uma perspectiva de Interdisciplinaridade e Complexidade que propõem superar a fragmentação dos conhecimentos considerando a dupla missão da universidade, qual seja, conservar, mas também inovar, instruir, mas também formar eticamente. Destacamos o caráter interdisciplinar da pesquisa, que articula conhecimentos de diferentes áreas, tais como Educação, Filosofia e Sociologia. A pesquisa de campo foi realizada com 204 professores(as) de todos os campus da Unespar. Os(as) docentes responderam a um questionário online contendo 18 perguntas, entre abertas e fechadas. Foi possível perceber que as percepções dos(as) professores(as) envolvem algumas das características das metodologias ativas e que há um grande número que utiliza essas metodologias em suas aulas. Além disso, percebemos que a dimensão ética está presente com mais frequência nas aulas dos(as) docentes que usam métodos ativos, enquanto se ausentam das aulas dos(as) professores(as) que usam exclusivamente métodos de transmissão oral de conteúdos. Os resultados indicaram a necessidade de continuar investido em uma perspectiva complexa, que considere as relações entre os aspectos de instrução, formação ética e inovação presentes na atividade docente do Ensino Superior, além de cursos de capacitação e formação docente.