Navegando por Autor "SILVA, Aureci Santos Torres da"
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Item NICOLE ORESME (1323-1382): Pequeno tratado da primeira invenção das moedas e algumas reflexões sobre os seus ensinamentos(Universidade Estadual do Paraná, 2017/05/12) SILVA, Aureci Santos Torres da; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/2000568962620369; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Airton José Vinholi Junior; http://lattes.cnpq.br/2760856258795941; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060Neste estudo analisamos a importância dos ensinamentos realizados por Nicole Oresme no século XIV, mais especificamente na obra Pequeno tratado da primeira invenção das moedas, na qual o autor estabelece uma relação entre economia, matemática, poder e sociedade. Partindo dessa premissa, surgiu o questionamento sobre como a produção de Oresme, escrita há sete séculos, poderia contribuir para a reflexão sobre o processo de ensino. A pretensão não é a de fazer uma comparação entre passado e presente, mas sim pensar que Oresme, na sua época, representou um mestre para seus ouvintes, e, de modo geral, para a sociedade, e que, na atualidade, o professor pode ser considerado um dos maiores representantes do ensino formalizado, ou seja, aquele que tem a formação específica para ensinar conhecimentos básicos (português, matemática, história, geografia, ciências) e que contribui diretamente na educação do homem e na sua formação como homem. Desse modo, ao delimitar o tema, levamos em consideração a relevância que apresenta tal estudo, no conhecimento dos processos e estratégias de ensino, utilizados por teóricos de séculos passados, como é o caso do autor em destaque. Dessa forma, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói e desenvolve seu tempo. Seguindo tal reflexão, o estudo foi realizado, recorrendo à pesquisa qualitativa, com levantamentos, estudos e análises bibliográficas da literatura, livros, artigos científicos e documentos escolares. Para tanto, o trabalho foi fundamentado em autores como Marc Bloch, que direciona a história como um processo de longa duração, em que os acontecimentos não são analisados pelos fatos, mas pelas necessidades que os homens criam e transformam para o seu tempo. Teóricos como Kosminsky, Hodgett, Pirenne, Fourquin, Artigas, Loyn e Le Goff deram sustentação ao trabalho, dividido da seguinte forma: na primeira seção desenvolvemos, brevemente, considerações sobre as questões econômicas e educacionais, relacionadas ao período medieval, mais especificamente no século XIV. Na segunda, realizamos estudos e análise do Pequeno tratado da primeira invenção das moedas, levando em consideração a economia, o dinheiro, a ética e a didática. E, na terceira seção, buscamos associar a contribuição de Oresme à ética do ensino nos dias atuais, bem como o papel do ensino na formação de homens éticos. A exemplo de Nicole Oresme, que contribuiu para que as relações entre os homens medievais e as moedas acontecessem de forma mais éticas, outros clássicos ressaltam a importância de se formar o homem comprometido com as questões coletivas e éticas. Portanto, firma-se assim, a relevância do papel do professor no processo de ensino das novas gerações.