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Navegando por Autor "SILVA, Ana Paula da"

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    Gamificação: aprimorando as habilidades de comunicação e interação de crianças com autismo
    (Universidade Estadual do Paraná, 27/08/24) SILVA, Ana Paula da; CIRINO, Roseneide Maria Batista; http://lattes.cnpq.br/4251118936692913; http://lattes.cnpq.br/4258445783216058; CIRINO, Roseneide Maria Batista; http://lattes.cnpq.br/4251118936692913; Kátia de Abreu Fonseca; http://lattes.cnpq.br/1500397314837210; Leociléa Aparecida Vieira; http://lattes.cnpq.br/0063909006157307
    A presente pesquisa relaciona-se à temática da interação e comunicação das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto de inclusão. Tem como aporte a utilização da gamificação como auxílio no desenvolvimento destas habilidades e consequentemente, a consolidação de práticas inclusivas. A problemática em foco emergiu da constatação de práticas educacionais que demonstraram uma lacuna no que tange ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de comunicação e interação de alguns estudantes com autismo. Teve como objetivo avaliar em que medida as práticas pedagógicas, com auxílio da gamificação, contribuíram no desenvolvimento da comunicação e interação da criança com Transtorno do Espectro Autista. Os fundamentos balizadores do estudo centram-se na Teoria Histórico Cultural em específico nos estudos de Vygostsky e autores que utilizaram o uso de metodologias ativas, especificamente a gamificação como, Busarello (2016), Baich e Moran (2018), Fardo (2013) dentre outros. A metodologia fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e de campo tendo como método e coleta de dados o experimento didático formativo, e a análise de dados foi realizada por meio da abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola do município de Umuarama-PR, que atende as etapas da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os sujeitos são 4- quatro estudantes com Transtorno do Espectro Autista da referida escola que estudavam no 4º e 5º ano e que apresentavam peculiaridades nas habilidades de comunicação e interação os quais responderam ao experimento didático formativo organizado em dois formatos: um com texto em prosa e o outro apresentado por meio da gamificação. A partir da análise dos dados, foi possível averiguar que a prática gamificada proporcionou uma maior participação e o aprimoramento das habilidades de comunicação e interação.

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