Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Alexandre Caparelli"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: um estudo de sua aplicabilidade no ensino superior
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-26) SILVA, Alexandre Caparelli; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/0402696836570936; ROESLER, Douglas André; ANDRADE, Aurea Andrade Viane de
    Esta pesquisa investigou se o uso de metodologias ativas no ensino superior é capaz de promover e atender às demandas de aprendizagem discente, na percepção de professores atuantes em universidades públicas e privadas da cidade de Campo Mourão – PR. A abordagem metodológica adotada foi mista, com natureza exploratório-descritiva, entre abril e novembro de 2024, envolvendo 50 docentes. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line, composto por questões objetivas e subjetivas, e analisados por meio de estatística descritiva e interpretação qualitativa. A fundamentação teórica partiu de uma perspectiva interdisciplinar, articulando os conceitos de aprendizagem significativa, pensamento crítico e inovação pedagógica. Os resultados indicaram que as metodologias ativas favorecem o engajamento, a autonomia e o protagonismo dos estudantes, além de contribuírem para o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho. Contudo, a implementação enfrenta desafios como resistência de docentes e discentes, sobrecarga de trabalho e limitações estruturais. Evidenciou-se a necessidade de políticas institucionais que garantam formação continuada, infraestrutura adequada e adaptação ao contexto local para assegurar a eficácia dessas práticas no ensino superior.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão