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Navegando por Autor "SCHROH, Osmar Antonio"

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    O USO DAS CATEGORIAS GRAMSCIANAS NO ENSINO DE FILOSOFIA E A APROPRIAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO
    (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ, 2019-05-24) SCHROH, Osmar Antonio; LONGHI, Armindo José; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; http://lattes.cnpq.br/7950056884546566; HORN, Geraldo Balduino; http://lattes.cnpq.br/0374854245866516; SCHNORR, Giselle Moura; http://lattes.cnpq.br/7136004914851928
    O presente trabalho versa sobre o Ensino de Filosofia utilizando-se da Aplicação do Projeto “O uso das Categorias Gramscianas no ensino de filosofia e a apropriação do mundo do trabalho” em um colégio da rede pública de ensino no estado do Paraná. Investigamos se é possível a mudança do sujeito em suas práticas sociais por meio do Ensino de Filosofia e pela apropriação de conceitos filosóficos. Gramsci é apresentado como teórico desta pesquisa e as categorias educação e trabalho foram usadas para problematizar as práticas sociais iniciais dos sujeitos em vista da apropriação de novos conceitos filosóficos para a transformação da realidade. Em termos de metodologia da pesquisa, usamos a Pedagogia Histórico Crítica, na metodologia de ensino/processo didático metodológico, a teoria de uma didática para a pedagogia histórico-crítica que nos possibilitou cinco passos, que não são isolados em si mesmos, mas nos deram segurança para a realização da prática em sala de aula. Após a conclusão do processo realizado pelo docente e pelos sujeitos, evidenciamos a importância do Ensino de Filosofia em relação à evolução dos sujeitos, no que se refere à passagem do senso comum ao conhecimento complexo proposto pela Filosofia na problematização das Categorias Educação e Trabalho. Em relação às práticas docentes, que não são objeto de nossa pesquisa, no entanto aparecem de modo categórico, demonstramos como o papel do docente tem mudado na medida em que questiona suas próprias práticas e se expõe às críticas dos discentes, passando de um papel de subordinação às práticas pedagógicas tradicionais para um exercício da autonomia. Concluímos evidenciando como a prática social dos sujeitos alcança uma maturidade e uma mudança quando o Ensino de Filosofia se torna significativo na interpretação e no conhecimento da realidade.

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