Navegando por Autor "SCALCO, Andressa dos Santos"
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Item AS RECOMENDAÇÕES DA UNESCO E AS PROPOSIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL(Universidade Estadual do Paraná, 2020/10/27) SCALCO, Andressa dos Santos; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/7441041396113334; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Vânia de Fátima Matias de Souza; http://lattes.cnpq.br/7642081335847897; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre “Educação, História e Formação de professores” do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí. A abordagem escolhida como tema para dissertação é um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil brasileira, no contexto das transformações sociais em curso no Brasil. Desde a década de 1990, o Brasil assumiu compromissos internacionais com a Organização das Nações Unidas – ONU – que desenvolveu uma agenda global para a economia, por intermédio do Banco Mundial e uma agenda educacional, por intermédio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Os estudos buscam responder aos seguintes questionamentos: Qual a relação das políticas para a Educação Infantil no Brasil com as propostas político ideológicas da UNESCO, para a educação do século XXI? Qual a contribuição das mudanças propostas pela BNCC para o ensino na Educação Infantil? O objetivo geral do estudo é analisar a proposta da BNCC para a Educação Infantil, com base nas propostas político-ideológicas da UNESCO, para a educação do século XXI, dentro de um contexto de transformações socioeconômicas e políticas e das políticas educacionais atuais para a infância brasileira. Destaca-se, sobretudo, a influência da UNESCO na proposição de políticas para a educação e a infância no novo milênio. O trabalho foi realizado por intermédio de estudos bibliográficos e de pesquisa documental, tendo como principais fontes os Documentos promulgados pelo Ministério da Educação (MEC), em especial a BNCC para a Educação Infantil (2017) além de documentos da UNESCO para a Educação do século XXI. O texto está organizado em três momentos, a saber: na seção dois apresenta-se uma discussão sobre as questões socioeconômicas e políticas no Brasil e as recentes orientações da UNESCO, para a educação do século XXI e das políticas para a educação da infância. A seção três discorre sobre as políticas educacionais atuais, para a Educação Infantil no Brasil, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2010 (BRASIL, 2010) e da Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica de 2012 (BRASIL, 2012). A seção quatro analisa a BNCC para a Educação Infantil (BRASIL, 2017) estabelecendo uma relação com as Diretrizes anteriores e com o ideário político-ideológico da UNESCO, para a Educação do século XXI, tomando por base aquilo que propõem os documentos da agência com os documentos da política nacional de educação, e com o enfoque nas categorias de habilidades e competências, cujo intento é priorizar na Educação Infantil o desenvolvimento dessas categorias nos educandos. Os resultados apontaram que a BNCC 9 mantém uma relação com as políticas de controle dos Organismos Internacionais e do Estado, sobre a educação nacional, por meio da avaliação das crianças, desde a Educação Infantil, assim como do trabalho dos professores, além de possuir um caráter pragmático e individualista, distanciando-se de uma concepção pedagógica e política renovadora.