Navegando por Autor "SANTOS, TANIA"
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Item FIGURINO EM OBRAS FÍLMICAS: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS DE CRIAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE FIGURINO NOS FILMES A TÍMIDA LUZ DE VELA DAS ÚLTIMAS ESPERANÇAS E CURITIBA ZERO GRAU(Universidade Estadual do Paraná, 2021-05-03) SANTOS, TANIA; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/4649491295311970; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563Neste trabalho, de caráter analítico e bibliográfico, objetiva-se investigar aspectos de criação e de produção de figurino em obras cinematográficas, mais especificamente, no contexto do cinema brasileiro, a partir da análise dos filmes A tímida luz de velas das últimas esperanças (2012), direção de Jackson Antunes, e Curitiba zero grau, (2010), direção de Elói Pires Ferreira. O primeiro foi realizado sem verbas provenientes de leis de incentivo à cultura, e o segundo, foi produzido com recursos oriundos do prêmio estadual de Cinema e Vídeo do Paraná. Destarte, pretende-se, também, refletir sobre a implicação da disponibilização de recursos para a produção de figurino no processo de criação das roupas e adereços necessários para as vivências ficcionais das personagens. Nesse diapasão, tornam-se relevantes estudos teóricos sobre cinema, com ênfase na direção de arte e figurino, dentre os quais, de André Bazin, Iafa Britz, Jane Barnwell, Marcel Martin, Pam Cook, Sidney Lumet e Vera Hamburger. Por fim, analisam-se os figurinos dos filmes A tímida luz de velas das últimas esperanças (2012) e Curitiba zero grau, (2010), cujas análises, em termos metodológicos, se constituem como estudo de caso, por abarcar entrevistas com os diretores e a reflexão sobre a experiência da figurinista – autora desta dissertação –, relativas ao processo de criação e de produção dos figurinos desses longasmetragens. Assim, no primeiro capítulo apresentam-se noções conceituais sobre o departamento da direção de arte no contexto da produção audiovisual; no segundo, articulam-se estudos teóricos e práticos inerentes aos processos de criação e produção de figurino em obras fílmicas; e, no terceiro capítulo, analisam-se os figurinos de dois filmes brasileiros, nos quais a autora atuou como figurinista.